Partners
364 Usuários online agora
364 Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

Gmail passa a suportar metadados em Templates de Email Marketing

Mestre ✭

schema1.gif

 

O que é isso?

 

Essa nova funcionalidade do Gmail permitirá incluir botões de ação ao lado do Subject da mensagem, ainda na listagem de emails, para que o usuário clique e execute a ação sem nem precisar abrir a mensagem.

 

Confuso ainda?

 

Imagine poder confirmar a reserva de um hotel no Booking.com sem precisar abrir a mensagem do email. É isso!

 

schema2.gif

 

O que são metadados?

 

Basicamente, são dados que definem outros dados. Filosófico, não?

Na web, os metadados ou dados estruturados são formatações em HTML que “explicam” para buscadores e outras aplicações web que tipo de texto é aquele que está sendo exibido, se um endereço, um número de telefone, o nome de uma pessoa, um CEP etc. Além dos dados pessoais de alguém, também é possível “mapear” outras informações, como eventos, reviews de produtos, receitas, currículos, posts de blogs e muitos outros.

 

Ao buscar no Google por “Lord of the Rings”, o buscador sabe que o segundo resultado, demonstrado na imagem a seguir, trata de uma informação de filme. Nesse segundo resultado, perceba que o Google traz, além da descrição da página, também a avaliação dos usuários sobre o filme (ranking de estrelas). Essas informações estão presentes no site do IMDB com a devida classificação de metadados, de forma que eles sejam compreensíveis para aplicações como o Google.

 

Quem pode usar os metadados no Gmail?

 

Para que os metadados funcionem adequadamente no Gmail, é necessário que o designer insira as formatações em HTML adequadas no template de email marketing, mas também é preciso que o remetente tenha configurados o DKIM ou o SPF para que o Gmail reconheça que as ações serão seguras para os usuários, já que o remetente é mesmo quem afirma ser.

 

Por enquanto, é possível testar o funcionamento desses metadados enviando um email para você mesmo, a partir de sua conta Gmail. Para começar a utilizar os Schemas em produção, efetivamente, é preciso preencher e enviar à equipe do Gmail um formulário explicando melhor o que sua empresa faz, como você pretende usar os Schemas em seus emails e até mesmo enviar a eles um exemplo do email que você pretende usar já com as formatações de metadados.

 

O que isso representa para o Email Marketing?

 

Muita coisa! Todo um novo universo, praticamente.

 

Com os Schemas em Email Marketing, os emails transacionais e de lifecycle permitirão um engajamento muito maior com os destinatários, uma vez que será possível que eles avaliem produtos, confirmem cadastros, confirmem reservas, chequem vôos, guardem cupons e muitas outras coisas direto de seu ambiente de email, sem precisar nem mesmo abrir a mensagem ou visitar o site do remetente.

Cada dia mais, o email marketing torna-se personalista, comunicando-se com um indivíduo em específico e perdendo seu caráter massificado.

 

É isso que nos mostram as novas tecnologias utilizadas por webmails e clients desktop, que não surgem sem propósito, mas com base no comportamento das pessoas.

 

Em breve, vamos preparar um tutorial sobre como usar os Schemas em templates de Email Marketing para diferentes situações de comunicação com o destinatário. Fique atento!

 

----------------------------------------------

 

Link para o Google Developers:

https://developers.google.com/gmail/actions/overview

 

----------------------------------------------

 

Créditos:

http://blog.templateria.com/templates/gmail-passa-suportar-metadados-em-templates-de-email-marketing...

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: Gmail passa a suportar metadados em Templates de Email Marketing

Mestre ✭ ✭
Bacana Ricardo, recebi a semana passada um E-mail me convidando para participar de um Webnar e ao lado tinha o botão para aceitar o convite sem nem abrir a mensagem, achei estranho e não tinha tipo tempo de pesquisar ainda... Muito bom...
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins