Partners
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

No e-commerce, nem tudo é ROI

Estrela em Ascensão

Pessoal li uma matéria interessante e gostaria de compartilhar com todos. Derepente podemos discutir se o autor está certo.

 

Parte do texto vai de: "Vamos simplificar um pouco o raciocínio. Comecemos por dividir as ações de marketing em três grandes pilares: Awareness, Aquisição e Retenção. Vamos também partir do princípio de que as mídias de cada um dos  pilares possuem diferentes preços, apesar de muitas vezes serem iguais. Ou seja, link patrocinado é uma mídia de aquisição e também de retenção. Em aquisição, seu custo deve ser maior do que em retenção.

 

Aí entra o segundo elemento:  o quanto que essas mídias se tornam mais baratas ou caras se adicionarmos o tal do “awareness”? Mas o que é awareness?

 

 

Texto original em: http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/no-e-commerce-nem-tudo-e-roi

Fazendo a Web Trabalhar para Você
Especialistas responderamverified_user

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Principal Colaborador
Algum termo que o autor quando acordou resolveu inventar (sempre tem um zé que inventa termos), mas eu também.

Sinceramente não conheço esse termo, o povo tem uma mania de querer falar bonito para parecer que entende alguma coisa, colocar termos em inglês, mas no final é só o famoso embromation

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Estrela em Ascensão
KKKK...o cara ta dizendo assim ( pelo que eu interpretei): o cliente investe uma bala em um anúncio impresso de revista e não consegue ou não quer mensurar este retorno ( dá muito trabalho). Mas quando o negócio é on-line, tudo tem que ser positivo no ROI. Se o cara investe absurdo em uma revista e não mede seu resultado, porque no online a pressão é grande para mensurar estes retornos? Marketing é marketing seja no OFF ou no ON.

?
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Principal Colaborador
legal emmm reflexões no meio do artigo kkkkk

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Principal Colaborador

Pessoal,

Também não sou fã da adoção de termos em inglês, mas awareness é a primeira fase do funil de compra, numa tradução livre, é o conhecimento da marca/site.Tem um imagem que ilustra bem isso:

 

funnel1.jpg

 

Para analisarmos esse artigo, temos que voltar no tempo e avaliarmos como foi a inserção das mídias digitais no marketing. 

 

Assim, as agências digitais sempre defenderam o "marketing digital" pelo fato de ser plenamente mensurável, além de proporcionar um excelente ROI.

 

Ocorre que os resultados do passado não se repetem mais por N motivos (concorrência, investimento, etc.), e agora precisamos continuar vendendo nosso peixe e mostrando resultados, mas que muitas vezes não atingem o ROI desejado pelo cliente.

 

Apesar disso, é justo falar que um campanha fracassou porque seu ROI não foi satisfatório? E as outras métricas do marketing, como o conhecimento e fixação da marca, alcance, etc.?

 

Portanto, vejo que o autor quer mostrar os outros benefícios do "marketing digital", sem ficar obcecado pelo resultado direto.

 

 

__
Alex Pelati

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Estrela em Ascensão
Esse termo é usado faz tempo...

Eu acredito e sempre bato o martelo na questão de que o resultado que você colhe hoje em uma determina mídia, não é 100% resultado do que você fez ontem, semana passada ou mês passado...

As vezes a marca possui 10, 20, 50 de história anos e há muitos fatores que influenciam uma compra (conversão)... Muitos deles podem ser orgânicos, ou seja, não estão ligados diretamente a recente movimento de marketing gerado pela empresa...

Como o Pelati disse, fixação de marca, presença no dia-a-dia, são itens (ainda) imensuráveis (eu acho) Rsrsrsrsrs
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Estrela em Ascensão
Vejo muitas metas de ROI que não são condizentes com a realidade da organização. Algumas empresas estão contratando consultores que fazem contas mirabolantes de verba e taxas de conversão absurdas e que exigem que sejam implementadas e conquistadas a qualquer custo. Nós da linha de frente do gerenciamento sabemos que as coisas não são assim tão mecanicas. O comportamento é variável. E quer saber? Ainda bem. Se fosse assim preto no branco perdia graça.

Espero que o mercado amadureça e foque mais na valorização da marca a médio e longo prazo. Medir resultados positivos não é somente o ato da monetização imediata via 1 clique.
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

[ Editado ]
Principal Colaborador

A realidade é que conversão é algo que só da para ter uma certeza real quando você já esta ou esteve com uma campanha rodando para o mercado.

Na minha opinião chega a ser ridículo essas agências que prometem Conversões é uma  jogada para conquistar o anunciante, você promete para o cara tantos porcentos de conversão no mês, para agência tanto faz chegar ou não, se não chegar ele já segurou o cara por alguns meses e se chegar ótimo o cara continua.

Ma isso não reflete resultado nenhum principalmente para pequenas empresas. Concordo com os demais o trabalho de Publicidade não se resume a apenas Vender, na verdade a Publicidade nunca teve o objetivo de vender e sim de convencer a opinião do consumidor.

Realmente não conhecia esse termo, sempre conheci essa etapa como trabalho de Branding , mas é uma excelente discussão