Partners
223 Usuários online agora
223 Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

No e-commerce, nem tudo é ROI

Mestre ✭

Pessoal li uma matéria interessante e gostaria de compartilhar com todos. Derepente podemos discutir se o autor está certo.

 

Parte do texto vai de: "Vamos simplificar um pouco o raciocínio. Comecemos por dividir as ações de marketing em três grandes pilares: Awareness, Aquisição e Retenção. Vamos também partir do princípio de que as mídias de cada um dos  pilares possuem diferentes preços, apesar de muitas vezes serem iguais. Ou seja, link patrocinado é uma mídia de aquisição e também de retenção. Em aquisição, seu custo deve ser maior do que em retenção.

 

Aí entra o segundo elemento:  o quanto que essas mídias se tornam mais baratas ou caras se adicionarmos o tal do “awareness”? Mas o que é awareness?

 

 

Texto original em: http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/no-e-commerce-nem-tudo-e-roi

Fazendo a Web Trabalhar para Você
Especialistas responderamverified_user

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Principal Colaborador
Algum termo que o autor quando acordou resolveu inventar (sempre tem um zé que inventa termos), mas eu também.

Sinceramente não conheço esse termo, o povo tem uma mania de querer falar bonito para parecer que entende alguma coisa, colocar termos em inglês, mas no final é só o famoso embromation

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Mestre ✭
KKKK...o cara ta dizendo assim ( pelo que eu interpretei): o cliente investe uma bala em um anúncio impresso de revista e não consegue ou não quer mensurar este retorno ( dá muito trabalho). Mas quando o negócio é on-line, tudo tem que ser positivo no ROI. Se o cara investe absurdo em uma revista e não mede seu resultado, porque no online a pressão é grande para mensurar estes retornos? Marketing é marketing seja no OFF ou no ON.

?
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Principal Colaborador
legal emmm reflexões no meio do artigo kkkkk

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Principal Colaborador

Pessoal,

Também não sou fã da adoção de termos em inglês, mas awareness é a primeira fase do funil de compra, numa tradução livre, é o conhecimento da marca/site.Tem um imagem que ilustra bem isso:

 

funnel1.jpg

 

Para analisarmos esse artigo, temos que voltar no tempo e avaliarmos como foi a inserção das mídias digitais no marketing. 

 

Assim, as agências digitais sempre defenderam o "marketing digital" pelo fato de ser plenamente mensurável, além de proporcionar um excelente ROI.

 

Ocorre que os resultados do passado não se repetem mais por N motivos (concorrência, investimento, etc.), e agora precisamos continuar vendendo nosso peixe e mostrando resultados, mas que muitas vezes não atingem o ROI desejado pelo cliente.

 

Apesar disso, é justo falar que um campanha fracassou porque seu ROI não foi satisfatório? E as outras métricas do marketing, como o conhecimento e fixação da marca, alcance, etc.?

 

Portanto, vejo que o autor quer mostrar os outros benefícios do "marketing digital", sem ficar obcecado pelo resultado direto.

 

 

Alex Pelati, AdWords Principal Colaborador
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta". Saiba como aqui.

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Mestre ✭
Esse termo é usado faz tempo...

Eu acredito e sempre bato o martelo na questão de que o resultado que você colhe hoje em uma determina mídia, não é 100% resultado do que você fez ontem, semana passada ou mês passado...

As vezes a marca possui 10, 20, 50 de história anos e há muitos fatores que influenciam uma compra (conversão)... Muitos deles podem ser orgânicos, ou seja, não estão ligados diretamente a recente movimento de marketing gerado pela empresa...

Como o Pelati disse, fixação de marca, presença no dia-a-dia, são itens (ainda) imensuráveis (eu acho) Rsrsrsrsrs
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

Mestre ✭
Vejo muitas metas de ROI que não são condizentes com a realidade da organização. Algumas empresas estão contratando consultores que fazem contas mirabolantes de verba e taxas de conversão absurdas e que exigem que sejam implementadas e conquistadas a qualquer custo. Nós da linha de frente do gerenciamento sabemos que as coisas não são assim tão mecanicas. O comportamento é variável. E quer saber? Ainda bem. Se fosse assim preto no branco perdia graça.

Espero que o mercado amadureça e foque mais na valorização da marca a médio e longo prazo. Medir resultados positivos não é somente o ato da monetização imediata via 1 clique.
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: No e-commerce, nem tudo é ROI

[ Editado ]
Principal Colaborador

A realidade é que conversão é algo que só da para ter uma certeza real quando você já esta ou esteve com uma campanha rodando para o mercado.

Na minha opinião chega a ser ridículo essas agências que prometem Conversões é uma  jogada para conquistar o anunciante, você promete para o cara tantos porcentos de conversão no mês, para agência tanto faz chegar ou não, se não chegar ele já segurou o cara por alguns meses e se chegar ótimo o cara continua.

Ma isso não reflete resultado nenhum principalmente para pequenas empresas. Concordo com os demais o trabalho de Publicidade não se resume a apenas Vender, na verdade a Publicidade nunca teve o objetivo de vender e sim de convencer a opinião do consumidor.

Realmente não conhecia esse termo, sempre conheci essa etapa como trabalho de Branding , mas é uma excelente discussão