Partners
516 Usuários online agora
516 Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

Troca de Agência - Curso para ONGs

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭

Olá. Boa tarde.

 

Estou desenvolvendo uma parceria com uma Fundação e auxiliando em um projeto específico para ONGs. 

Trabalho há 2 anos e meio com o Google Grants e tenho visto que existe mercado para essa área. É uma ótima forma do Google fazer seu trabalho de responsabilidade social para organizações que a princípio têm muita dificuldade de visibilidade na web. Se tiver alguém aqui na comunidade que está no mesmo barco que o meu, seria legal fazer contato. 


No entanto, meu post se refere a outro ponto. Foi acordado nesse projeto que eu pudesse ter acesso as contas dessas organizações sociais do terceiro setor, através do convite pelo ID do cliente, mas estou me deparando com um problema. Existe uma agência de publicidade que tem a conta de uma dessas ONGs e está criando muitos embargos para meu acesso.

Mesmo que eu já tenha a devida autorização protocolada por essa organização por e-mail, a agência está afirmando ao cliente que não tem como me passar, já que suas contas de todos seus clientes são uma só.

 

Eu estou achando isso muito estranho, porque a estrutura de MCC não é organizada assim. Já enviei o link para esse cliente e para a agência "Como vincular ou desvincular uma conta MCC?", https://support.google.com/adwords/agency/answer/7732?hl=pt-BR , mas só percebo enrolação. Já liguei para a agência e eles se recusam a me passar. 

Acho que se eu postar esse assunto aqui, convenço o cliente de que existe alguma errada e a situação possa se reverter.

 

Aguardo o comentário de vocês.

Obrigado.

 

Especialistas responderamverified_user

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Principal Colaborador
Eu não entendi qual o motivo que você quer acesso à uma conta AdWords gerenciado por outra agência - Eu também ofereceria resistência neste caso, caso eu não entenda direito qual seu objetivo.

Poderia dar mais detalhes de qual seu objetivo em acessar a conta?

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Principal Colaborador
Bom Tânio,

Cada agência tem uma forma de trabalhar, é meio estranho que um agência administre as contas de seus clientes diretamente em um conta normal de AdWords, mas cabe a eles definirem como trabalham.

Também dependo do acordo que eles fizeram com a ONG eles realmente não tem necessidade nenhuma em passar o acesso a conta para você ou até mesmo para a ONG.

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Estudante ✭ ✭
Foi o que falei acima sobre o curso para as ONGs.

Em um dos pontos de um módulo, o professor da matéria me solicitou que eu avaliasse como essas ONGs (que estão matriculadas nesse curso) estão operando suas estratégias em relação á área de marketing digital.

Outras ONGs que já tem agência me passaram o ID sem problema, no entanto, uma está criando resistência. Entenderam o ponto? É uma questão repassada pelo professor.

E outro detalhe, a partir do momento que eu já tenho a autorização do cliente documentada, entendo que tenho o direito do acesso à conta da organização.
Entenderam os pontos?

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Principal Colaborador

@Tânios A escreveu:

E outro detalhe, a partir do momento que eu já tenho a autorização do cliente documentada, entendo que tenho o direito do acesso à conta da organização.
Entenderam os pontos?


Isso não muda a forma que foi feito o contrato entre a agência e a ONG, mesmo que você tenha a autorização, mas se o contrato diz que somente a agência acessa a conta, foi falha da ONG de te dar esta autorização

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

[ Editado ]
Principal Colaborador

Tânios,

Acho que você não deveria insistir - é uma questão didática e a Agência tem direito de pelo menos impor resistência - meu conselho é que você desista desta conta e use os dados que tem das outras.

Eu acho que um professor não deveria sair interferindo na relação entre clientes e Agências assim - eu pelo menos não entendo qual o objetivo de um professor fuçar na conta AdWords dos alunos.

Eu acho que uma solicitação didática não deveria ser intrusiva assim - se a agência não quer dar acesso, você pode criar um conflito desnecessário entre a ONG e a agência.

Você deve entender que dentro da conta, existem estratégias que agência tenta proteger para o bem do cliente e não quer mesmo abrir para terceiros.

Se eu fosse a agência, eu  também ofereceria resistência.

Você pode até tentar pressionar a ONG para obrigar a Agência a dar acesso - mas acho uma questão sensível. Se a ONG entrar em contato com a Google, provavelmente a Google dará acesso - mas, como eu disse vai criar um conflito que pode até interferir nas relações das empresas.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Estudante ✭ ✭
AntonoMuniz e Gravity, agradeço as considerações que estão sendo feitas e sublinho que é sempre bom ler posicionamentos divergentes dos meus, no entanto, ainda acredito que estou procedendo da melhor forma. Gostaria de destacar 4 pontos principalmente:

1) Participei anos atrás de um planejamento que foi entregue a Fundação Internacional da Juventude (IYF) em que uma outra ONG que era minha cliente se comprometeu com a inserção de 50.000 jovens no mercado de trabalho. A meta mundial era de 1 milhão de jovens e para sermos aprovados nesse desafio global, essa Fundação que estou representando teve que levantar muitos dados, inclusive aqueles que a princípio não eram tão bons. O projeto foi estruturado e felizmente fomos aprovados apenas porque a ONG entendeu que o melhor a fazer era revelar TODOS os dados para essa Fundação.

2) O cliente me confessou que a agência não explica o que significam: IQ, CTR, landing page e outras nomenclaturas que sabemos que são importantes. Não acho que isso seja ético.

3) O cliente também me falou que a agência também nunca buscou o Google Grants. Para qualquer pessoa que trabalha nesse universo do terceiro setor sabe que a tentativa da inscrição nesse programa é um ponto fundamental no trabalho de marketing digital. Por que a agência ignorou isso?

4) A conta é do cliente ou da agência? Como bem destacou o AntonioMuniz, a empresa tem o direito de trabalhar da forma como bem entender, mas é uma forma estritamente desaconselhada pelo Google. Se ela é uma agência que trabalha com links patrocinados, porque ela se estrutura assim? É uma forma bagunçada de se trabalhar. Meu entendimento e falando de maneira bem franca, isso levanta as dúvidas se é uma informação verdadeira.
Bem, é isso. Eu me coloco no lugar do presidente dessa ONG e percebo que me sentiria frustrado em me matricular em um curso com objetivo de melhorar minhas estratégias e ver que minha agência cria tantos obstáculos para levantas os dados que são da minha organização.

Obrigado. Abs.

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Principal Colaborador
Eu entendo seu ponto.

Acho que se você quer acesso á conta, você deve se concentrar na ONG, eu deixaria o seu contato direto com a Agência para lá... você deve se concentrar em convencer a ONG a solicitar o acesso para a agência.

Se a agência recusar o acesso, entendo que a ONG tem o poder de encerrar o contrato com a agência - assim este é o caminho que você deve adotar.

Em um ultimo caso, como eu disse - se a agência recusar dar acesso, a ONG pode entrar em contato com a Google e solicitar o acesso a conta.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

[ Editado ]
Principal Colaborador

então Tânios na verdade a resposta para todas a estas perguntas podem se resumir a uma única coisa.

Se a ONG esta descontente com a Agência que esta atuando com ela, ele pode a qualquer momento procurar outra agência, existem várias que fazem trabalhos sérios e trabalhos bem diferentes dos citados por vocês.

Se a politica desta agência é esta e a ONG continua a trabalhar com ela, aparentemente este descontentamento não é tão grande assim.

E eu concordo com Érico que a agência não deve fornecer dados de seus clientes nestas situações, principalmente quando você fala que ira trabalhar também com outros possíveis concorrentes, na verdade por questões de ética você mesmo não deveria trabalhar com várias ONGS ao mesmo tempo.

Não estou defendendo o lado da agência, não concordo com metade das atitudes que você cita, mas eu também não liberaria os dados sem antes dar uma boa explicação e aconselhamento a meu cliente dos males que a exposição dos dados podem fazer, se mesmo assim ele acharem que devem expor os dados, fica a critério deles, pois a conta é deles.

Para concluir, particularmente acho que as justificativas que você apresenta, não servem como argumento para você solicitar os dados para agência, mas sevem para a ONG definir se devem manter o trabalho com ela.

Re: Troca de Agência - Curso para ONGs

Mestre ✭
Este é o tipo de assunto onde todos os representantes, de todas as partes, devem sentar-se em uma mesa redonda e rever seus operadores, gestores, compromissos e competências... Me parece um tanto quanto delicado...
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes