Analytics
549 Usuários online agora
549 Usuários online agora
Aprenda a criar metas e configurar o acompanhamento de comércio eletrônico (e-commerce tracking), verificar a precisão da atribuição de origens de tráfego e a visualização de funil
Guie-me
star_border
Responder

Identificar usuários do funil

Calouro ✭

Olá, tudo bem?

Primeiro gostaria de pedir desculpas se já existe algum tópico sobre isso, mas dei uma lida em alguns e não encontrei exatamente o que estou procurando. Também sou bem iniciante no Analytics, mas vamos lá!

 

Existe a possibilidade de identificar o usuário que realiza uma compra no e-commerce através do Analytics? Ou então identificar o usuário que fez uma compra através de um anúncio/compartilhamento no Facebook?

Exemplo: Joãozinho compartilhou uma blusa no Facebook e Carlinhos acessou essa blusa pelo compartilhamento e realizou a compra. Gostaria de identificar o Joãozinho e o Carlinhos.

 

Obrigado.

Especialistas responderamverified_user

Identificar usuários do funil

Principal Colaborador

Olá Ricardo

 

O Google não identifica o usuário devido à sua política de privacidade, todos os usuários navegam anônimos. Não tem como saber quem compartilhou no Facebook e quem comprou desse compartilhamento, mas sim quantos compraram vindos do Facebook (sem saber se foi compartilhado, curtido, patrocinado etc).

 

Ou seja, você só consegue os números totais e os sites que participaram desse processo de compra, mas sem saber o nome dos usuários ou o que foi feito dentro desses sites.

 

Existe uma forma indireta de ter essas informações colocando parâmetros na URL ou usando um data layer com informações do comprador. É um processo inverso em que você dá informações ao GA. Assim quando alguém compra no seu site você informa para o Google Analytics o nome do comprador e a origem do tráfego (dá para escrever num cookie a origem do usuário para ter essa informação, requer programação). Enfim, quanto mais quiser detalhar mais complexo vai ser esse trabalho, particularmente não acho que vale a pena, mas estou comentando como alguém  que não conhece seu negócio. 

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Identificar usuários do funil

Calouro ✭

Olá Henrique, tudo bem?

Certo, entendo essa política de privacidade.

 

 

Eu pensei em utilizar as tags UTM para tentar mapear e identificar a pessoa. No nosso sistema cada usuário tem um ID, então esse ID é atribuido em alguma tag na URL, assim dá pra ter alguma noção de quem é essa pessoa. Estou certo? hehehe.

 

Vou dar mais uma pesquisa, muito obrigado pela resposta Smiley muito feliz