Analytics
514 Usuários online agora
514 Usuários online agora
Aprenda a criar metas e configurar o acompanhamento de comércio eletrônico (e-commerce tracking), verificar a precisão da atribuição de origens de tráfego e a visualização de funil
Guie-me
star_border
Responder

Tenho um botão onde ao clicar ele redireciona para o whatsapp, como faço para monitorar o click neste botão?

Calouro ✭ ✭

Tenho um botão onde ao clicar ele redireciona para o whatsapp, como faço para monitorar o click neste botão?

Re: Tenho um botão onde ao clicar ele redireciona para o whatsapp, como faço para monitorar o click neste botão?

Graduado ✭

Você tem que colocar no link o disparo de um evento, você tem que verificar qual a versão do GA que você está utilizando e aplicar o formato especifico para ela, por exemplo:

ga classico

<a href="" onclick="_gaq.push(['_trackEvent', 'social', 'click','whatsapp'])">

ga universal

<a href="" onclick="ga('send', 'event', 'social', 'click', 'whatsapp')" >

https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/events

http://www.torriani.com.br/metricas/eventos-do-google-analytics-uma-forma-simples-para-entender-o-co...

Se você está usando GTM você terá que configurar o disparo de outra forma

https://support.google.com/analytics/answer/6164470?hl=pt-BR

https://pt.linkedin.com/pulse/como-adicionar-evento-via-google-tag-manager-gtm-pablo-cabral

Calouro ✭ ✭

GTM e google tag manager, caso sim como faz neste caso?

Re: Tenho um botão onde ao clicar ele redireciona para o whatsapp, como faço para monitorar o click neste botão?

Graduado ✭

Se a tag do GA estiver sendo disparada pelo GTM, você pode seguir esses passos:

Defina um ID (caso só exista um botão que você queira taguear na página) ou uma classe especifica para esse botão (caso ele apareça em mais de um lugar)

Exemplo: <a href="" class="algumaClasse" id="algumId">

No GTM, primeiro vá até o item "Variáveis", clique no botão "Configurar" e habilite os itens "Click ID" e "Click Classes"

screen01.png

Crie um novo acionador. Se o elemento que você quer mensurar é uma tag html "a" (<a href=) escolha como Tipo de acionador "Clique" >> "Apenas links" se for outro, escolha "Todos os elementos"

screen02.png

Configure a opção "Este acionador é disparado em" para "Alguns cliques em links"

No campo abaixo, escolha, se você definiu um ID no teu link, escolha "Click ID" se foi uma classe, escolha "Click Classes"

No último campo escreva o nome do ID/classe que você escolheu

screen03.png

Depois, crie uma nova tag de Google Analytics

Escolha o Tipo de acompanhamento como Evento

screen04.png

Nos campos Categoria, Ação e Rótulo, coloque os valores escolhidos por você

Na opção Configurações do Google Analytics, escolha a variável que possui as configurações do Google Analytics.

Caso não apareça nenhum, provavelmente a tua tag do Google Analytics foi criada antes desta configuração, neste caso, você tem duas opções:

- Recomendado: Voltar no menu "Variáveis", criar uma variável do tipo "Configurações do Google Analytics" e configurar com os mesmos valores que aparecem na tag do Google Analytics já existente. Depois de criado, voltar na tag do evento e selecionar essa variável no seu respectivo campo

- Não recomendado mas tambem funciona: Na tag, selecionar a opção "Ativar configurações de modificação nessa tag" e colocar os valores de configuração do Google Analytics assim como está na tag de Pageview que já deve existir no teu GTM

Por fim, no final da tag, na sessão de "Acionamento", selecionar o acionador que você criou anteriormente. Feito isso o ideal é sempre testar (Utilizando o botão "Visualizar" do GTM) e ver se está funcionando corretamente

Calouro ✭ ✭

Muito obrigado, muito bom.