AdWords
504 Usuários online agora
504 Usuários online agora
Novo anunciante do AdWords? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Como trabalhar Branding ?

Funcionário do Google
Olá, 
 
Para iniciarmos a semana com o pé direito quero falar um pouco sobre Branding e como podemos usar o AdWords a nosso favor nesse tema. 
 
Uma Marca hoje em dia não se limita a um símbolo, logotipo ou um produto. Ela é a mistura da identidade da empresa, do lado de quem a criou e de uma experiência do lado de consumidor. Tendo isso em mente o marketing digital dos dias atuais tenta se preparar e fornecer informações em tempo real, com formatos e produtos distintos, com intuito de gerar a experiência mais adequada para cada publico-alvo. 
 
Olhando o Google AdWords, temos diversos tipos de campanhas e indicadores para nos ajudar com divulgação de marca e engajamento dos consumidores. Vale lembrar que todo tipo de investimento online, especialmente em Branding, sem planejamento e metas devidamente estabelecidas não vai ajudar e pode até prejudicar. Metrificação e associação são termos fundamentais para entendermos o relacionamento da marca com seus consumidores. 
 
Independentemente do tipo de campanha que os anunciantes escolherem; o aumento de visibilidade dos anúncios via geração de tráfego ou do formato e rede escolhida; deve ser uma das principais metas. Apresentar uma novidade ou reforçar um produto existente não significa preocupar-se unicamente com a venda do mesmo; e sim em apresentar uma nova necessidade ou criar uma nova demanda com base nas informações apresentadas nessa campanha. 
 
Vamos colocar isso com vocabulário do AdWords:
 
- Acompanhar conversões com Visitas/Page Views, preocupar-se com impressões ou estabelecer uma meta de CTR nesse tipo de campanha é o que ajuda na metrificação. 
 
- Por outro lado, o quesito de cima só é relevante se para cada público-alvo é usado a segmentação adequada com os formatos mais atrativos. (Texto, Gráfico, Video, Dinâmico, Shopping, Google + e outros)
 
- Na Rede de Display, trabalhar por Interesse e com remarketing institucional certamente pode ajudar. Tópicos também permitem públicos-alvos mais amplos. 
 
- Na Rede de Pesquisa, cadastre conversões como "Visualização de página importante", tenha em mente que é possível segmentar os grupos de anúncios por idéias ou atributos menos tangíveis que produtos. ex: ao vender pacotes de viagens, trabalhar a experiência em si ou a cultura do lugar que se está olhando pode ajudar mais do que informar o preço. (separa este atributos em outros campanhas, não de branding).
 
- Por último, analisar Branding se faz muito através do Analytics, portanto leve em consideração novos visitantes x recorrentes, taxa de rejeição de suas páginas e caminho do consumidor pelo seu conteúdo. Lembre-se: a maneira com a qual a idéia é exposta é grande parte do sucesso dela.
 
 
Imagine um lançamento de um novo energético e compare isso com o lançamento de uma nova aula de bateria no bairro do Itaim em São Paulo.
Existe similaridade entre ambos públicos-alvos? Provavelmente! Porém do ponto de vista de quem criou a marca, as ambições e experiências que querem ser apresentadas são bem distintas. As associações dos consumidores com a mesma também. Então, cada uma será metrificada de um jeito distinto porém ambas tem a mesma particularidade de querer gerar um "buzz" ou interesse nunca antes apresentado ou pelo menos não com essa forma ou diferencial. 
 
Nessas condições, comparar-se ao mercado ou querer estabelecer um resultado já conhecido não é o objetivo. Lembre-se que existe demanda e oferta para tudo! Basta apresentar do jeito certo para que o interesse seja gerado. 
 
Afinal, "A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho" Peter Drucker 
 
 
PS: Não percam os Hangouts dessa semana! 
 
11/03/2014- Estratégias para obter mais impressões (Básico)

13/03/2014- Remarketing para YouTube (Avançado)
 
 
É isso gente, boa semana a todos! 
 
Abraços, 
Alex M.

O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR
Especialistas responderamverified_user

Re: Como trabalhar Branding ?

Funcionário do Google
Muito obrigado Alex Smiley feliz

Re: Como trabalhar Branding ?

Principal Colaborador
Muito bom Alex. Obrigado por compartilhar!

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Como trabalhar Branding ?

Calouro ✭
obrigada

Re: Como trabalhar Branding ?

Estudante ✭ ✭
Muito Obrigado, essas dicas vão ajudar bastante