AdWords
224 Usuários online agora
224 Usuários online agora
Novo anunciante do AdWords? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Marketing Político

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Pode se dizer que começa uma nova era para campanhas políticas no Brasil.

Nos Estados Unidos, as campanhas on line já são decisivas. O próprio presidente Barack Obama foi eleito com a colaboração fundamental da internet. Sua equipe conseguiu identificar pessoas que, na rede, faziam um grande trabalho, gratuitamente, pensando na causa, de ter um país melhor com o candidato que acreditavam. Escolheram os melhores estrategistas e influenciadores de redes sociais, integraram efetivamente na campanha e, o que estavam fazendo gratuitamente, passaram a fazer bem remunerados. E o resultado todos já sabem.

No Brasil, o Marketing Digital começou na última campanha presidencial, modestamente. O destaque foi a campanha de Marina Silva, que ganhou grande popularidade , sendo acolhida pelas redes sociais como uma pessoa de boas propostas e verdadeira vontade de mudar o país. Uma terceira via, que , em eleições majoritárias, é um marco inicial.

Não pode se dizer que a equipe de Marina Silva fez uma grande campanha digital. Mas pode se dizer que ela fortaleceu muito sua imagem política, que foi um despertar para uma nova realidade. Uma nova era, uma nova força relevante, que já foi importante em 2012, e decisiva à partir de 2014.

Já nas eleições de 2012, algumas agências de marketing digital começaram a estruturar campanhas com profissionalismo. Utilizando diversas ferramentas de rastreamento, redes sociais, blogs, publicidade e pessoas influentes no meio digital. E já se percebe números diferentes, campanhas não mais centralizadas em dois partidos, pessoas debatendo sobre política, influenciando, protestando, sugerindo, enfim, o brasileiro começa definitivamente a se politizar. Não se resume mais a 4 ou 5 portais que influenciam, ou emissoras de tv e rádio que determinam os vencedores. Existe já um percentual significativo de pessoas que estudam mais seu voto. Uma notícia, que não era evidenciada pela mídia televisiva, pode trazer grande influência  com uma estratégia bem elaborada, ou mesmo, começar como uma marola, e se transformar em um tsunami. A foto do Lula, com Maluf e Haddad foi viral. Uma pessoa postou essa foto na rede,e ,em poucas horas,já estava em quase todos os canais de TV e ràdio do Brasil. Ou seja, em um futuro próximo,uma notícia, pode decidir uma eleição em poucas horas.

Quem está no meio digital, não imagina uma campanha política sem ferramentas de rastreamento, sem redes sociais como Facebook com suas Fanpages, Twitter, Google+, sem o Google Adwords na pré-candidatura, sem estratégias de SEO, sem blogs de temas relevantes, sem Marketing Digital. Quem não entrou na politiweb, voltou a pré-história.

A força do povo já está na internet. E na próxima eleição, quase totalmente. Quantos celulares ,notebooks e computadores foram vendidos ? 255 milhões de celulares até maio (segundo a Anatel). 99 milhões de computadores, 51% dos habitantes, mais do que os 42% da média mundial( segundo a FGV).

 

A liberdade da internet, talvez seja a maior revolução da história humana. Uma nova era nasce, com livre acesso a informação.Muitas máscaram irão cair. A mentira ficará muito mais difícil de ser sustentada. Qualquer câmera de celular ou gravador, poderá destronar corruptos, tiranos, falsos profetas. Uma pessoa, um simples mortal, poderá ter o poder de construir ou destruir, o mesmo poder de uma grande emissora de tv, que se vê obrigada depois a publicar o que a opinião pública está debatendo.

Bem vindos a Nova Cultura. Uma nova era em que os políticos voltarão a cumprir o propósito da sua essência profissional- Servidores Públicos.

Iguana Ag
agenciaiguana.com.br
Especialistas responderamverified_user

Interessante esta discussão, Luis Galofaro J!   Acho que,...

Gerente da Comunidade

Interessante esta discussão, Luis Galofaro J!

 

Acho que, cada vez mais, podemos ver que a internet é uma influência determinante nas questões políticas não apenas do Brasil, mas do mundo. 

 

Excelente seu texto!

Grato Silvia! Um abraço!

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Grato Silvia! Um abraço!
Iguana Ag
agenciaiguana.com.br