AdWords
692 Usuários online agora
692 Usuários online agora
Novo anunciante do AdWords? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Posicionamento dos Anúncios e Leilão do AdWords

Funcionário do Google

Tudo bem pessoal?

 

Depois de um bom tempo trabalhando com o AdWords, tenho notado que muita gente ainda tem dúvidas sobre um dos principais conceitos da ferramenta: o posicionamento dos anúncios na página de pesquisa e o leilão.

 

Quanto ao posicionamento dos anúncios nos resultados, ele é inteiramente determinado com base em um leilão entre todos os anunciantes. E esse leilão leva em conta dois fatores principais: lance de CPC e índice de qualidade. Portanto, para um anúncio ser posicionado em posições superiores, ele deve possuir uma média mais alta de CPC e índice de qualidade que os demais concorrentes. Assim, é perfeitamente possível que anunciantes com valores de CPC menores apareçam acima de outros se tiverem um nível de qualidade mais alto.

Em relação às estimativas que o sistema fornece, elas se baseiam no comportamento da concorrência em determinados momentos, porém ela não é o único ponto que deve ser levado em conta. Mesmo que seu lance esteja abaixo da estimativa, sugiro que analisem sempre a coluna de "pós. méd." (posição média), pois ela mostra os resultados reais alcançados por seus anúncios/campanhas/palavras-chave. E quanto mais baixo esse número, melhor foi sua posição em todas as impressões obtidas no período.

Caso alguns concorrentes elevem seus lances e também seus índices de qualidade, a própria dinâmica do sistema desse leilão fará com que você veja estimativas de lances de CPC mais altas. Mas lembre-se que ao aumentar seu índice de qualidade você pode compensar no leilão e assim não precisa alterar muito o lance de CPC e encarecer seus cliques. 

Pouca gente sabe, mas temos dentro da conta uma ferramenta extremamente útil para você analisar sua participação nos leilões dentro de cada palavra-chave ou então para múltiplas palavras de uma vez (esse segundo recurso é super novo, entrou há algumas semanas). Trata-se do nosso relatório de "informações sobre leilões". Ele compara o seu site com os demais concorrentes e mostra quem está com mais impressões e melhor posicionamento. De verdade, é um relatório fenomenal. Vejam mais sobre ele e como interpretar os resultados em http://support.google.com/adwords/answer/2579754?hl=pt-BR.

Concluindo, com base nesse sistema de leilão, faz sentido que existam mudanças nas estimativas de lances de CPC, tanto para cima como para baixo, dependendo do comportamento da concorrência. Mas lembrem-se também que apenas aumentar os lances de CPC pode sim melhorar a posição dos anúncios, só que por outro lado pode encarecer muito os valores pagos nos cliques, diminuir a parcela de impressões e até esgotar mais rápido o orçamento diário.

 

Abraços e fui!

Especialistas responderamverified_user

Na minha opinião, uma das melhores ferramentas esse relat...

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Na minha opinião, uma das melhores ferramentas esse relatório de informações sobre leilões!!
Estou maravilhado com os resultados obtidos aqui, sem contar que podemos dar um feedback muito mais detalhado aos nossos clientes sobre o andamento de suas campanhas. PERFEITO!


"Existem três classes de pessoas infelizes: as que não sabem e não perguntam, as que sabem e não ensinam e as que ensinam e não fazem!"
(Siddhartha Gautam Buddha)