AdWords
666 Usuários online agora
666 Usuários online agora
Novo anunciante do AdWords? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Se eu quiser anunciar para todo o Brasil é melhor criar uma campanha para cada estado ou uma única campanha para todo país?

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭ ✭

Quais as vantagens e desvantagens de cada opção?

Especialistas responderamverified_user

Re: Se eu quiser anunciar para todo o Brasil é melhor criar uma campanha para cada estado ou uma única campanha para todo país?

Principal Colaborador
Camila, tudo bem?

Depende da sua estratégia.

Mesmo em uma campanha em nível nacional, é possível dar lances diferentes para cada estado segmentando Locais para isso. A meu ver a desvantagem esta na comunicação do anúncio mesmo.

Por exemplo, já atendi um varejista com campanhas em nível nacional, onde um dos produtos que ele vendia era Guarda-Roupas, mas em algumas regiões do Brasil o termo Guarda-Roupas não era tão utilizado como outras. Um exemplo é que para algumas regiões o termo Roupeiro é utilizado enquanto Guarda-Roupas não! Nesse caso, fizemos campanhas separadas com segmentação, lances, palavras-chaves e principalmente anúncios diferentes para essas regiões. Por isso pode variar de acordo com cada caso.

Minha recomendação é que sempre que possível trabalhe de uma forma mais segmentada, mas não somente com lances e sim em nível de comunicação também, como o exemplo que passei acima. Além obter melhores resultados, criamos anúncios mais relevantes para nossos clientes.

Não quer dizer que seja a forma correta para todos os casos e clientes, e por isso recomendo que faça uma avaliação do caso do seu cliente e avalie todas as possibilidades.

Espero que ajude.

Abraço.

Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.

Re: Se eu quiser anunciar para todo o Brasil é melhor criar uma campanha para cada estado ou uma única campanha para todo país?

Principal Colaborador
Oi Camila, como vai?

Eu concordo muito com o Ricardo aqui, principalmente onde ele cita a palavra DEPENDE.

Você vai ver com o tempo que no Adwords existem as boas práticas a serem seguidas, mas que em relação a sua estratégia, pode não necessariamente existir um certo ou errado. O que pode funcionar pra você pode não funcionar para outro e vice-versa.

Adicionando ao que o Ricardo já falou, eu tento sempre ter em mente também o investimento e o que seria o meu orçamento diário para as campanhas.

Campanhas a nível Nacional vão gerar um tráfego imenso e muito rápido. Com isso, se você tem um orçamento diário baixo, digamos, R$ 20,00 na campanha que pega todo o Brasil, esse investimento vai embora em muito pouco tempo, mesmo quando configurado para entrega mais lenta. Aqui, prefira atuar diretamente sobre as cidades e estados principais do seu público e depois com o tempo, quando tiver mais resultados e naturalmente mais dinheiro para investir, ai você vai abrindo até chegar no país todo.

Agora se você tem uma boa grana pra colocar lá, você pode começar do jeito contrário, segmentando o país todo, e ir excluindo as regiões que você for vendo que não te dão resultado.

Uma recomendação muito boa dada pelo Ricardo é a de separar campanhas por região, principalmente pela particularidade em como você pode escrever o seu anúncio para cada uma delas (o exemplo dele de Guarda-roupa e Roupeiro), e isso é muito importante, pois é a preocupação da sua marca em atingir o público da maneira correta.

Espero que ajude.

Abraços,
_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Se eu quiser anunciar para todo o Brasil é melhor criar uma campanha para cada estado ou uma única campanha para todo país?

Mestre ✭

Amigo, isso é bem complexo... A configuração de Local pode enganar as vezes... 

 

Olha isso abaixo:

 

Captura de Tela 2016-04-12 às 16.39.35.png

 

Por exemplo, se você vende imóveis em PORTO ALEGRE e sua campanha esta configurada para Locais de Interesse - uma pessoa no Rio de Janeiro, por ter digitado porto alegre na busca, pode receber seu anuncio - Mesmo você tendo segmentado sua campanha Porto Alegre. Entendeu?


Se você marcar para exibir anúncios somente na região de segmentação, você diz que o Google deverá ativar seus anúncios somente na área física determinada.

 

Por padrão, o Google mantém selecionado o interesse junto - O que faz sentido para algumas estratégias, mas para outras, não muito...

 

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes