O Google AdWords agora se chama Google Ads. O novo nome reflete todas as opções de publicidade que oferecemos na rede de pesquisa, na Rede de Display, no YouTube e muito mais. Saiba mais

Ads
175 Usuários online agora
175 Usuários online agora
Novo anunciante do Google Ads? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Campanha para um único serviço, de nicho bem estrito

Estudante ✭

Gente,

fiz minha estréia  fazendo campanha para um serviço tipo Saas (software como serviço), B2B (de empresa para empresa), e num nicho. Ou seja, não á a mesma coisa que vender máquina fotográfica, livro, perfume, flores.

As principais palavras chaves tem baixo volume de procura... mas vejo que empresas concorrentes estão anunciado e imprimindo seus anúncios.

Mas, minha campanha foi um fracasso total. Vejam:

275 clique

142.030 impressões

CTR de 0,19%  - esse CTR baixíssimo foi devido a uma experiência que fiz no meio da campanha com rede de display. O CTR das 2 campanhas de rede de pesquisa ficaram em 0,53% (com 86 cliques) e 1,19% (com 153 cliques).

De qualquer forma, tivemos apenas 2 conversões...e acho que isso foi porque nem sabia desse negócio de palavra chave ampla....então quando vi, tinha um monte de palavras chaves que não tinha nada a ver na campanha.

Eu agora estou estruturando uma campanha assim:

- campanhas segmentadas geograficamente, por regiões, porque desconfio que o nosso serviço será melhor aceito em regiões mais avançadas economicamente. Quero testar isso;

- grupos de anúncios bem segmentados > com palavras chaves específicas

- repetição de anúncios em outros grupos > mas com outras palavras chaves.

- uso se rótulos para apurar resultados

- uso somente das melhores palavras chaves das campanhas anteriores

- vou usar inicialmente palavras exatas, mas acho que isso vai limitar bastante o fluxo de tráfego

- nada de rede de display. É um quantidade exortitande de impressões com resultados pífios.

Vocês acham que estou no caminho certo? Aguardo sugestões e comentários.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Gravity (Principal Colaborador)
Setembro 2015

Oi, vallef.   Complementando as respostas do pessoal: no...

Mestre ✭ ✭ ✭

Oi, vallef.

Complementando as respostas do pessoal: no seu caso, eu não descartaria a Rede de Display, especialmente se você ainda não configurou o acompanhamento de conversões (tomo como base seu outro tópico) e não tem como afirmar que os resultados são realmente ruins. Alguns pontos:

• A CTR da Rede de Display não influencia os resultados da Rede de Pesquisa, então não se preocupe com isso.
  • Esta CTR é normalmente baixa, abaixo de 1%, mas isso não significa que sua campanha de Display tenha tido um desempenho ruim. Pelo contrário, geralmente consideramos a média de 0,20% como uma boa CTR em Display.
  • Você não está buscando vendas imediatas, e sim leads, já que seu produto não é algo que se compra por impulso. Então, ter muitas impressões é bom, pois você quer que as pessoas conheçam sua marca e lembrem dela quando precisarem de uma solução como a sua.
  • Se as suas palavras-chave têm baixo volume de busca e não podem te dar essas impressões, a Rede de Display pode ser sua maior aliada para encontrar os consumidores do seu nicho. Eles podem não estar buscando muito, mas com certeza estão lendo a respeito.

Espero ter ajudado. Abraços!

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Exibir solução no post original

As palavras-chaves com melhores resultados na campanha an...

Aprendiz ✭ ✭

@vallef escreveu:

- vou usar inicialmente palavras exatas, mas acho que isso vai limitar bastante o fluxo de tráfego

Vallef, muito bom dia!

Eu acredito que talvez vc deva começar com palavras-chaves de Frase para poder capturar as intenções de busca usando a ferramenta "ver termos de pesquisa" na guia de palavras-chaves e depois passar para Exata. 

Sempre começo uma campanha onde o nicho do cliente não me é familiar sigo por este caminho. 

@vallef escreveu:

- uso somente das melhores palavras chaves das campanhas anteriores

As palavras-chaves com melhores resultados na campanha anterior você já pode coloca-las como Exata.

Acredito que este video pode te ajudar com as palavras chaves. 

Boa sorte!

"Encontre um trabalho que goste, e não trabalhará nenhum dia em sua vida" Confucio

Olá vallef, Você está entendendo o espírito da coisa. Seg...

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Olá vallef,

Você está entendendo o espírito da coisa. Segmentar é sempre uma boa opção, principalmente neste caso, onde seu público alvo é bem específico.
Se puder fazer algumas observações, sugiro que não repita anúncios. Se o grupo de palavras é diferente, tente desenvolver o anúncio de maneira coerente com este determinado grupo. Pense como o cliente e imagine o que lhe agradaria ver no anúncio caso pesquisasse alguma destas palavras.
Evite julgar palavras por boas ou ruins baseando-se em resultados curtos. Limite palavras pela relevância com o conteúdo se seu website e com o seu produto. Mesmo que ela ainda não tenha dado nenhuma conversão, busque analisar alguns outros resultados. O índice de qualidade é uma boa dica (palavras acima de 6/10 são as mais recomendáveis).
Procure dividir suas campanhas em "Alto desempenho" e "Geral". Para as palavras do primeiro grupo, escolha estas que você já obteve um bom resultado e as que tiverem um índice de qualidade bem elevado (9/10 no mínimo) e direcione um investimento maior tanto no orçamento diário, quanto nos lances individuais, (sempre dando uma atenção especial a este grupo). No segundo grupo, escolha as outras palavras e mantenha uma administração normal delas (como você fazia normalmente).
O baixo desempenho da sua Rede de Display pode estar ligado a diversos fatores, mas neste caso você deve se atentar principalmente a SEGMENTAÇÃO. Pelo que você disse você obteve diversas impressões com poucos resultados. Não seria por falta de segmentação? Procure escolher bem os sites onde seu anúncio será exibido. Pense onde seu público alvo costuma visitar e adicione estes sites à lista. Outra dica também é a elaboração do anúncio gráfico a ser exibido. Evite colocar informações específicas e use da linguagem conativa para atrair seu público.

Estas foram as minhas opiniões. Espero ter colaborado!

"Existem três classes de pessoas infelizes: as que não sabem e não perguntam, as que sabem e não ensinam e as que ensinam e não fazem!"
(Siddhartha Gautam Buddha)

Muito bom esse vídeo

Estudante ✭

Rafael,

muito obrigado pela resposta, e principalmente pelo vídeo. Nunca assisti um vídeo tutorial (em quaquer assunto que seja) com tanta objetividade, foco, conteúdo subtancial e que vai além do óbvio. Apesar de ser um vídeo longo, vou assisti-lo outra vez, oportunamente.

Indice de qualidade e segmentação

Estudante ✭

Empório escreveu:

Se puder fazer algumas observações, sugiro que não repita anúncios. Se o grupo de palavras é diferente, tente desenvolver o anúncio de maneira coerente com este determinado grupo. Pense como o cliente e imagine o que lhe agradaria ver no anúncio caso pesquisasse alguma destas palavras.

<>

OK. Sugestão acatada. Inclusive, assistindo ao video sugerido pelo Rafael descobri como trabalhar com palavras chaves e criação de grupos de anúncios, com base na tal cauda longa... que conhecia de ouvir falar mas não sabia exatamente do que se tratava Smiley Gargalhando

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Gravity (Principal Colaborador)
Setembro 2015

Oi, vallef.   Complementando as respostas do pessoal: no...

Mestre ✭ ✭ ✭

Oi, vallef.

Complementando as respostas do pessoal: no seu caso, eu não descartaria a Rede de Display, especialmente se você ainda não configurou o acompanhamento de conversões (tomo como base seu outro tópico) e não tem como afirmar que os resultados são realmente ruins. Alguns pontos:

• A CTR da Rede de Display não influencia os resultados da Rede de Pesquisa, então não se preocupe com isso.
  • Esta CTR é normalmente baixa, abaixo de 1%, mas isso não significa que sua campanha de Display tenha tido um desempenho ruim. Pelo contrário, geralmente consideramos a média de 0,20% como uma boa CTR em Display.
  • Você não está buscando vendas imediatas, e sim leads, já que seu produto não é algo que se compra por impulso. Então, ter muitas impressões é bom, pois você quer que as pessoas conheçam sua marca e lembrem dela quando precisarem de uma solução como a sua.
  • Se as suas palavras-chave têm baixo volume de busca e não podem te dar essas impressões, a Rede de Display pode ser sua maior aliada para encontrar os consumidores do seu nicho. Eles podem não estar buscando muito, mas com certeza estão lendo a respeito.

Espero ter ajudado. Abraços!

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Re: Campanha para um único serviço, de nicho bem estrito

Calouro ✭ ✭

Re: Campanha para um único serviço, de nicho bem estrito

Graduado ✭ ✭ ✭

Olá Vallef,

Aproveite sua primeira campanha e levente o máximo de informações para sua Campanha, assim essa nova terá um sucesso maior, veja as palavras chaves que foram pesquisadas e receberam clicks, procura palavras negativas, (Nivel da Campanha> Palavras Chaves > Detales > Termo de pesquisa), para de display veja os sites onde seu anuncio apareceu e caso não tenham nada a ver com seu negócio ou sejam Fazenda de links deixo os como negativos.

Att.

Tudo de Bom!

Rodolfo Vieira dos Santos