O Google AdWords agora se chama Google Ads. O novo nome reflete todas as opções de publicidade que oferecemos na rede de pesquisa, na Rede de Display, no YouTube e muito mais. Saiba mais

Ads
416 Usuários online agora
416 Usuários online agora
Novo anunciante do Google Ads? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Definição do seu público-alvo

[ Editado ]
Funcionário do Google

Olá a todos!

 

   A definição do público-alvo deve ser o sua primeira ação antes de montar sua campanha do AdWords. Sem esse trabalho, qualquer esforço que você fizer na configuração da sua conta pode ser em vão. Pense que seu produto e/ou serviço não poderá satisfazer os desejos ou necessidades de todos os públicos. Ele deve ser direcionado a um público específico, para o qual você poderá fazer uma oferta de valor única.

 

   Provavelmente você já deve ter ouvido o seguinte comentário: "Você não pode agradar todo mundo!". Ele é muito verdadeiro. Por mais que você tente, você não conseguirá agradar a todos, mesmo que se esforce muito. Entrentanto, se escolher alguém (ou um grupo) para "agradar", você direciona suas energias e, muito provavelmente, conseguirá o que está buscando. A metáfora de você tentando agradar alguém cabe perfeitamente no seu desejo de atender bem a um público específico de clientes potenciais. Você não pode agradar a todos os clientes do mundo, mas ao escolher um determinado público você terá probabilidade muito maior de agradá-lo e, assim, comquistar um público fiel de clientes.

 

   Depois da clara identificação de seu público-alvo, você deve direcionar sua oferta a ele. Pense que, ao montar sua campanha, agora você não está direcionando a todos os clientes, mas apenas ao grupo que escolheu. Seja em uma campanha de Rede de Pesquisa, Rede de Display ou híbrida, a definição do público-alvo vai lhe trazer economia de recursos e um uso mais eficiente de seu orçamento. Em uma campanha de Rede de Pesquisa, pense que suas palavras-chave serão mais direcionadas, e por meio das palavras-chave negativas você pode "proteger" sua campanha dos outros públicos, removidos do escopo de sua atuação. O texto do anúncio, da mesma maneira, deve refletir essa oferta direcionada, "falando" com um público específico, e moldado para atender suas necessidades. Já em uma campanha de Rede de Display, a definição do público-alvo se torna ainda mais importante. Por meio dos métodos de segmentação (canais, tópicos, interesse e palavras-chave) você pode se posicionar nos locais onde estão os seus clientes, e sedimentar sua marca nesse contexto. O AdWords lhe proporciona todas as ferramentas necessárias no sentido da adequação de sua oferta ao seu público-alvo.

 

   Essa definição, que pode parecer trabalhosa à primeira vista, certamente lhe trará bons resultados na performance de sua campanha. Ao ter um público em mente, todos os passos que tomar na construção de sua conta serão mais simples e objetivos, e dessa maneira você pode alavancar seu retorno de maneira embasada.

 

  Antes de montar sua campanha, por favor, não deixe de pensar na definição do seu público-alvo! Esse passo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio. Tomando essa decisão, o AdWords possui todas as ferramentas necessárias para direcionar sua oferta e lhe trazer bons resultados!

 

Até a próxima!

 


Erick

Especialistas responderamverified_user

Re: Definição do seu público-alvo

Calouro ✭ ✭ ✭
concordo.

Essa é uma boa dica para os pequenos negócios que estão começando no Adwords.

Ter uma loja ou site online significa que você pode vender para todo Brasil, ou até para outros países, mas a realidade é que muitos negócios no Adwords funcionam melhor se você segmenta a campanha para um público menor, mais específico e muitas vezes o que está mais perto de você.

Interessante essa sua abordagem sobre Público Alvo.   Sab...

Top Contributor Alumni

Interessante essa sua abordagem sobre Público Alvo.

 

Sabe que é tema muito pouco explorado por nós aqui da Comunidade e me fez pensar mais sobre o assunto.

 

Em quais são as etapas de definição do público de uma campanha.

 

Tem um momento antes - papel caneta e pensamento, um no meio, que é aplicação das ideias obtidas no papel e caneta, dentro da plataforma e um depois que é encontrar os dados exatos que nos ajude a identificar se o alvo esta sendo atingido.

 

É legal ver que quando temos a exata idéia de que estamos conseguindo atingir nosso publico, muitas análises ficam mais fáceis e menors complexas.

 

O acerto do publico-alvo, envolve uma escala de informações dentro plataforma, que envolve por exemplo, a forma da escrita dos anúncios, combinação de palavras-chaves, agrupamento de anúncios, reagrupamentos de anúncios, relatórios como os que conseguimos em Dimensões - horários, dias da semanas, local geográfico, dispositivos e outros como o tão valioso consulta de termos de pesquisa e mais e mais..

 

Porque percebo que identificar o publico alvo antes da campanha pode ser muito mais simples do que entender quais são os processos dentro da plataforma (caminhos) que nos faça enxergar com precisão se estamos conseguindo o que antes foi traçado/pensado.

 

Podemos pensar quais dados precisam ser conectados e interpretados para chegarmos a uma opinão sobre nosso público alvo.

 

 

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Re: Definição do seu público-alvo

Calouro ✭ ✭
Galera estou ficando super empolgado com as dicas da comunidade. Não sabia que era tão recheado de informações assim. Obrigado por compartilhar conosco!!!!

Um grande abraço a todos.

Re: Definição do seu público-alvo

Mestre ✭ ✭ ✭
Oi, Hiro, que bom que está curtindo! Fique à vontade para trazer suas dúvidas e compartilhar conhecimento Smiley feliz

Abraços!
___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Re: Definição do seu público-alvo

Calouro ✭

Pessoal, acabei de fazer o curso de capacitação ministrado pelo Vince Veider, Isabel Furtado e Jovens Nerds e estou estudando para a certificação. Já estou treinando a estruturação de uma campanha, pois, atuo no ramo de educação à distância e vendo plataforma de ensino (Video Aulas, material didático etc) e lendo um pouco as orientações no fórum já sinto muito mais segurança no que estou fazendo. É bom demais ter um local para tirar dúvidas e aprender com as dúvidas dos demais. 

Muito obrigado pelo ambiente sadio e feliz que encontrei aqui!

Re: Definição do seu público-alvo

Principal Colaborador
Que bom que gostou Aender, o fórum é para que todos se ajudem da melhor forma possível : )
Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Re: Definição do seu público-alvo

Graduado ✭ ✭

Muito oportuno essa abordagem sobre a definição do público alvo. 

 

Só acresento que para que a campanha tenho o resultado esperado, e de fundamental importancia descobrir como o seu publico alvo pesquisa as informações na internet de acordo com seus interesses. Definidas as palavras chaves como cosntruir o seu anucio de maneira a impactar mais o seu público, ai entra também os testes A/B, pouco esplorados em Adwords.

Edson Rodrigues

Re: Definição do seu público-alvo

Calouro ✭

 

Olá! Achei em interessante a publicação mas ainda tenho dúvidas em como definir o meu publico-alvo. Por exemplo: Quais os tipos de caracteristicas do publico eu posso utilizar para definir o publico-alvo? Como idade, orientação sexual e nicho social.