O Google AdWords agora se chama Google Ads. O novo nome reflete todas as opções de publicidade que oferecemos na rede de pesquisa, na Rede de Display, no YouTube e muito mais. Saiba mais

Ads
529 Usuários online agora
529 Usuários online agora
Novo anunciante do Google Ads? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Dispositivos Móveis e Negócios Locais

Funcionário do Google

Olá Pessoal,

 

Estou de volta dessa vez como dados sobre o celular e seu impacto para os negócios locais. Todos sabemos que o uso das múltiplas tarefas e telas está cada vez maior e que já é realidade para muitos usuários; porém o quão este este interliga negócio, social e consumidor ainda não está 100% claro.

 

Os dispositivos móveis não são armas para os grandes anunciantes e sim para os consumidores que cada vez mais tem informações relevantes para a tomada de decisão; fazendo com que o os lojistas se reinventem para agradar o público-alvo.

Somente em 2012, as pesquisas feitas nesse dispositivo aumentaram em 400%, sendo que 1/3 destas tem intenções locais. Esses números reforçam a a importância de trabalhar as extensões de local, chamada e claro Google Places e Plus.

Vocês sabiam que 59% dos consumidores visitam um local após efetuar a busca do mesmo no dispositivo móvel?  

 

Tendo esses números em mente deixo algumas dicas para reforçar o dispositivo móvel na estratégia de marketing online:

 

1 - Reserve um orçamento só para o celular no Google Adwords ou trabalhe o ajuste de lance na sua campanha.

2 - Crie anúncios direcionados ao público "móvel"; textos mais diretos com extensões de local e chamada. 

3 - Use o Google Places e Google + para tornar a pesquisa mais relevante e integrada. 

4 - Trabalhe a marca, local e promoções nesses canais também.

5 - Inclua o dispositivo móvel na seu planejamento de marketing. 

 

Para concluir o post gostaria de deixar o gráfico do link: Ações Realizadas após Pesquisa Local

Este exemplifica bem o momento pelo qual estamos passando. Vale lembrar que o ano ainda não acabou! 

 

Não percam o Hangout de amanhã às 16h sobre o Varejo Offline aqui: Hangout - Varejo Offline

 

Um forte abraço, 

 

Alex M. 

 

Alex M.

O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR
Especialistas responderamverified_user

Ola Alex M, muito oportuna os seus dados. Acrescentaria m...

Graduado ✭ ✭

Ola Alex M, muito oportuna os seus dados. Acrescentaria mais duas situações especifica. a primeira e que no investimento para dispositivos moveis uma fatia fosse reservada ao investimento em publicidade nos aplicativos moveis, alem de ter um anuncio otimizado para pesquisas nos dispositivos moveis. E a segunda, eu particularmente gosto de ver o anuncio adwords de forma integrada a outras ações/instrumentos de comunicação da empresa. Ou seja para que o cliente possa ter uma experiência perfeita o ideal também é que o site da empresa também estivesse otimizado para os dispositivos moveis. 

Edson Rodrigues

Olá Edson, Agradeço pelas dicas! Concordo contigo, ter o...

Funcionário do Google
Olá Edson,

Agradeço pelas dicas!
Concordo contigo, ter o site otimizado para os dispositivos moveis com certeza agrega muito valor para a experiência do consumidor.

Alex M.

O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR

Re: Dispositivos Móveis e Negócios Locais

Funcionário do Google

 

Oi gente, tudo bem?

 

Alex, genial esse seu post! Falando um pouco mais sobre o uso de dispositivos móveis, queria falar um pouco sobre um conceito chamado ZMOT, vocês já ouviram falar? ZMOT (do inglês Zero Moment of Truth), ou Momento Zero da Verdade, são momentos em que você interage com o usuário antes mesmo da compra. Antes de efetuar uma compra (seja ela online ou em uma loja física), cada vez mais os usuários pesquisam sobre o produto desejado.

 

Você sabia que 7 entre cada 10 pessoas que entram em contato com a sua empresa já pesquisaram sobre ela antes? Isso indica que o processo de tomada de decisão de compra mudou. O usuário primeiro é estimulado, seja numa conversa com amigos, navegando na internet ou fazendo uma busca. Esse período é o que chamamos de ZMOT. Apenas depois de pesquisar mais sobre o seu produto ou serviço é que o usuário irá passar pelo Primeiro Momento da Verdade, que é o primeiro contato de fato com o produto ou serviço. Você não vai querer ficar de fora do ciclo de tomada de decisão do seu cliente, não é mesmo?

 

E dando continuidade ao assunto que o Alex começou, os dispositivos móveis são ótimos aliados para quem quer estar sempre presente. 79% dos consumidores usam smartphones para ajudar no processo de tomada de decisão. Isso mostra que cada vez mais precisamos investir em plataformas móveis. E isso não se aplica apenas para negócios locais, mas para todos segmentos! A ideia principal é trabalhar a visibilidade da sua marca e estar sempre presente pro seu consumidor. No caso de dispositivos móveis, faça anúncios e até campanhas próprias para celular. Lembre-se de verificar se seu site funciona bem em smartphones e tablets, e em caso negativo, converse com seu webmaster! A internet está diariamente se transformando e ficando a cada dia mais móvel e acessível. Não fique fora dessa!

 

Quem quiser saber mais sobre o ZMOT, e como explorar outras possibilidade além dos dispositivos móveis, pode assistir a esse hangout incrível!

 

Um abraço!

Cassiana

Re: Dispositivos Móveis e Negócios Locais

Funcionário do Google
Nossa, muito bom os posts do Alex e da Cassiana! Parabéns!

Todos já entenderam a importância do anúncio voltado para os dispositivos móveis, correto?

Gostaria de dar mais 2 dicas:

1 - O Alex levantou uma bola muito importante sobre os anúncios mobile: 60% das pessoas voltam depois de efetuarem uma busca!!! Além desse fato impressionante, acho legal compartilhar que 90% dos cliques em anúncios em dispositivos móveis são realizados nas duas primeiras posições. Ou seja, em resumo, anuncie e invista em mobilidade!

2 - Existem outros links que falam sobre questões parecidas, inclusive uma video-aula de Hangout falando sobre negócios locais. Confira!:

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Treinamentos/Hangout-Solu%C3%A7%C3%B5es-do-Google-para-o-seu...

https://www.pt.adwords-community.com/t5/%C3%81rea-da-Comunidade/No-caso-de-neg%C3%B3cios-locais/m-p/...

Um abraço!

Alan!
------------------------------------------------------------------------------------------------
O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR

Olá Pessoal!!   Gostei muito dessa conversa. Fui pesquisa...

Top Contributor Alumni

Olá Pessoal!!

 

Gostei muito dessa conversa. Fui pesquisar os links passados aqui para podermos trocar idéias e dar continuidade nesta assunto tão importante.

 

No gráfico que o Alex postou notei uma diminuição em 2013 da penetração dos smarphones. Acredito que isso ocorra pelo crescente uso dos Tablets, não?

 

Os dados desse gráfico são fantásticos. Para quem não viu, aproveite.

 

A Cassiana falou sobre o ZMOT - eu não conhecia. Isso é o mesmo que fazemos como compradores. Vou assistir o hangout e volto para podermos compartilhar mais infos.

 

O Alan postou dois links um sobre um interessante hangout que vou assistir.

 

Vejo que para nós que gerenciamos campanhas, estar por dentro deste universo mobile e suas possibilidades é valioso pois ajuda muito a incrementar àquelas campanhas de Rede de Pesquisa que ja´atingiram um ponto de equilíbrio.

 

 

 

 

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me