O Google AdWords agora se chama Google Ads. O novo nome reflete todas as opções de publicidade que oferecemos na rede de pesquisa, na Rede de Display, no YouTube e muito mais. Saiba mais

Ads
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Novo anunciante do Google Ads? Pergunte sobre configurações de campanha, e gerenciamento de contas. Aprenda como começar a anunciar, saiba mais sobre estruturar suas campanhas, orçamento e muito mais
Guie-me
star_border
Responder

Segmentação de palavra chave

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭ ✭

Boa tarde,

 

Pesquisei na comunidade diversos tópicos sobre palavras chaves, assunto que ainda tem bastante dúvida. Gostaria de compreender melhor a segmentação e a ferramenta de palavras chaves. 

Por exemplo: 

 

Ao utilizar a palavra "smartphone", consequentemente a quantidade de cliques será maior. Mas palavras como a do exemplo citado poderão gerar menos conversões, correto? 

Se usar "smartphone com android" poderá ter menos cliques e mais conversões?

Há alguma regra sobre isso? Ou tudo depende de usar corretamente a ferramenta Planejador de Palavras Chaves? 

Percebi que algumas palavras do meu segmento geram muitos cliques e menos conversões, mesmo com preço abaixo ou igual a da concorrência. Digo palavras mais soltas como celular, fogão elétrico, tablet, etc. Parece que elas geram muitos cliques e menos conversões. Lembrando que não trabalho no segmento de informática. 

Vale a pena segmentar cada vez mais as palavras chaves? 


Especialistas responderamverified_user

Re: Segmentação de palavra chave

[ Editado ]
Principal Colaborador

Oi Tiago

 

É isso mesmo, as pessoas costumam pesquisar no google com frases e não apenas palavras soltas. Você mesmo deve pesquisar utilizando frases, acho difícil você querer comprar um smartphone e "só" digitar smartphone. Geralmente você colocaria mais alguma característica ou "onde comprar smartphones" etc.

 

A correspondência ampla 'pegará' qualquer palavra-chave (desde que qualificada para tanto) que contenha smartphones, desde "comprar smartphone barato" até "smartphones lindos". E aí você concorda comigo que o consumidor que procura "comprar smartphone barato", tem muito mais chances de converter que o outro? Por isso as pesquisas mais segmentadas costumam converter mais.

 

As campanhas de adwords são segmentadas, lembre-se disso. É o consumidor que busca o seu produto e não o contrário. Se seu produto for relevante para a busca, a chance dele ser clicado, frente a seus concorrentes é muito maior. Isso é bem diferente de um anúncio na TV, por exemplo, que atinge diferentes camadas de público com diferentes interesses.

 

Dica: Faça buscas pelo termo "cauda longa" no google que você encontrará, além do livro (recomendo), gráficos e outros textos e teorias a respeito do assunto.

 

PS: Isso não é tema para um café após o almoço e sim, para váaarios dias de conversa e debates. Hahaha

 

Edit: Não respondi sua pergunta, mas você já deve ter chegado a conclusão antes mesmo de fazê-la, copio uma parte do seu texto: "tudo depende de saber usar corretamente a ferramenta Planejador de Palavras Chaves" (e acrescento: e também de conhecer o público-alvo que você quer alcançar)

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Segmentação de palavra chave

Mestre ✭ ✭
Tiago, boa tarde!

Complementando nosso amigo Interset...

Sai um pouco da Ferramenta, acredito que ficará um tanto mais fácil de entender, seguindo a lógica, se você vende smartphones e coloca apenas essa palavra acaba sendo muito ampla, pessoas estão pesquisando dezenas de coisas, como formatar um smartphone, qual o melhor smartphone, meu smartphone cai na privada, o que faço? dentre dezenas de centenas de outras situações, mas, não estão procurando comprar um smartphone.

Entendeu a situação, não é a ferramenta que diz isso, é tendência, quanto mais aberta e simples a palavra, menor a chance de uma conversão, não pela ferramenta fazer isso ou aquilo, mas, a pessoa não está necessariamente procurando a compra do aparelho.

Já a questão do android filtra um pouco, mas, ainda não diz que a pessoa quer comprar um aparelho com android, mas, está começando a afunilar.

Quando você usa expressões compostas e diretas você acaba atingindo um público mais preciso e interessando o que realmente que vender, então expressões do tipo "Compra de smartphone" ou "Empresa que vende smartphone" ou qualquer outra expressão que consiga agregar à venda terá um resultado melhor.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Segmentação de palavra chave

Calouro ✭ ✭ ✭
Eae Yuri,

Já li algo sobre cauda longa, mas foi um artigo em um blog de marketing. Vou dar olhada para ver se encontro a versão digital do livro na Amazon.

Realmente é muito melhor segmentar as campanhas. Esqueci de mencionar que o meu exemplo com "smartphone" pode ser medido facilmente nos detalhes do termo de pesquisa. Excluir palavras é muito importante para evitar que os anúncios recebem cliques alheios.

Meus anúncios já recebem cliques de pesquisas absurdas envolvendo uma palavra chave que utilizei na campanha. Algo que o Danilo Peres mencionou aqui no post.

No mais, agradeço pela atenção e ajuda.



Re: Segmentação de palavra chave

Calouro ✭ ✭ ✭
Danilo, boa tarde!

Estou entendendo melhor como funciona o uso das palavras chaves. Trabalhando bastante também com a exclusão de palavras que não convertem e analisando todas as campanhas para deixar tudo mais segmentado.

Como a aproximação do Black Friday preciso estar mais consciente na escolha das palavras chaves para aumentar as vendas nessa data.

Preciso entender melhor o uso do sinal "+ " na composição de uma palavra chave. Você conhece algum artigo ou post para me indicar sobre isso?

Obrigado pela ajuda!

Re: Segmentação de palavra chave

Mestre ✭ ✭
Tiago, vamos lá:

A ampla modificada que seria sua palavra ampla com o sinal de + é uma forma de você filtrar mais a busca, vamos a um exemplo prático.

Palavra-Chave: Smartphone com Android

Nessa palavra de forma Ampla, se alguém buscar Smartphone com sistema do Google provavelmente você irá aparecer, agora se você usar a palavra-chave "+Smartphone com +Android" ela já não irá aparecer, isso ajuda a filtrar situações bem próximas, mas, atrapalham a sua situação.

Quando você insere o sinal de + você diz ao Google que àquela palavra você aceita variações próximas, porém, você não aceita sinônimos.

Segue link com informações mais detalhadas:
https://support.google.com/adwords/answer/2497836?hl=pt-BR
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Segmentação de palavra chave

Calouro ✭ ✭ ✭
Danilo, bom dia.

Entendi como funciona o esquema das palavras chaves. Obrigado mais uma vez.

Tem muito conteúdo no suporte do Google. Estou olhando no geral.

Abraço,