AdWords
176 Usuários online agora
176 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

A CTR geral de um grupo de anúncios altera na relevância?

Graduado ✭

Tenho várias palavras-chave em minha conta, umas com uma CTR de 30%, por exemplo, e outras com 0,4%. Na última linha da tabela, minha CTR geral então, fazendo o calculo aritmético, fica com 1%. Este 1% altera a relevância de meu anúncio como um tomo? 

É sugerido eu excluir as palavras com baixa CTR para eu não ser prejudicada? Ou o Google analisa palavra por palavra?

Maria Eduarda Paschoal
Especialistas responderamverified_user

Re: A CTR geral de um grupo de anúncios altera na relevância?

Principal Colaborador

Oi Eduarda, como vai?

 

O primeiro e mais importante, é ter a certeza de que você não está calculando o seu CTR% geral a partir de uma média dos CTR%. Isso estaria errado, já que o CTR% é um índice, e fazendo a média dele, é como se você estivesse fazendo "a média, da média". Para calcular o CTR% geral, é preciso somar todas as Impressões e cliques, e calcular o CTR% normalmente em cima desses números. Tome cuidado.

 

O CTR% geral do seu grupo de anúncios vai ter influência direta sobre o histórico desse grupo, e eu diria (opinião pessoal), que vai ter INDIRETAMENTE um pequeno impacto sobre a relevância das palavras.

Digo isso, pois um dos fatores do IQ é a CTR% esperada da palavra, mas sabemos que o histórico da conta também ajuda. Então se a sua conta tem um resultado histórico bom, suas palavras novas e até as que são otimizadas, tendem a ter uma ajudinha extra, enquanto uma conta toda mal estruturada e com resultados ruins, é bem difícil de otimizar, muitas vezes até tendo que começar uma conta totalmente nova.

 

Mas isso é um pouco relativo. Se você trabalha com e-commerce, pode ter palavras com um CTR% muito baixo, mas te dá alta taxa de conversão. Nesse caso você não removeria essas palavras da sua conta Piscadela do Smiley

 

Geralmente é preciso analisar o contexto geral das palavras e o quanto ela está agregando de valor para o seu negócio e seu planejamento. Não exclua uma palavra com baixo cTR% para influenciar na relevância, mas sim, por ela não estar sendo útil e dando os resultados esperados. Se não, você vai virar a maníaca da qualidade e relevância, e não precisa hahaha Smiley Gargalhando

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: A CTR geral de um grupo de anúncios altera na relevância?

[ Editado ]
Principal Colaborador

O Google analisa palavra por palavra. Cada palavra-chave é associada a um anúncio (dentro do grupo de anúncios) e a página de destino.  O CTR é a combinação dos cliques por impressão, ou seja, se uma pessoa fazer uma pesquisa e acionar uma palavra-chave sua, ela verá um anúncio seu. Se esse anúncio a atrair de alguma forma, ela vai clicar nele e entrará em seu site. 

 

Hoje mesmo vi um dado de que diz que: Anúncios com as palavras-chave na primeira linha de descrição atraem 68% mais cliques. Ou seja, é tudo um fluxo contínuo, onde um fator depende do outro. Por isso que eu bato bastante na tecla de ter vários grupos de anúncios para que os anúncios sejam cada vez mais específicos as palavras-chave. Aqui cabe muito o ditado inglês: Dividir para Conquistar.

 

Se você tem um CTR baixo em alguma palavra-chave, você pode analisar dois fatores:

1. O anúncio tem uma boa relação com a palavra-chave? (e em seguida: Seu site oferece o prometido?)

2. Qual a correspondência da palavra-chave? Você está pegando "tráfego sujo"? Aqui vale a pena dar uma olhada na guia de palavras-chave em Detalhes>Palavras-Chave (e adicionar palavras negativas quando for o caso e adicionar palavras, caso tenha alguma coisa que remete a seu produto e que você ainda não havia adicionado).

 

Agora respondendo sua pergunta: É normal normal ter palavras-chave que convertem mais e menos em um grupo de anúncios e não atrapalha, você não deve sair deletando elas. Existem palavras-chave que tem baixo CTR e que convertem mais que as que tem alto, inclusive. Quando se está começando no Adwords é muito comum (eu passei por isso) se apegar ao CTR como métrica. Você tem que analisar os objetivos do seu cliente, construir metas e ver se elas estão sendo cumpridas. Uma palavra-chave nao costuma afetar a outra (Pelo menos não diretamente, já que algumas "sugam" o trafego das outras).

 

Então pode ficar tranquila e manter as palavras. Só tome o cuidado de sempre responder as duas questões acima que vai dar tudo certo.

 

EDIT: Aproveitando o gancho do @leandrofm, o histórico da conta entra nos "outros fatores" que interferem o Índice de Qualidade. Esses "outros fatores" ainda não estão totalmente claros, mas existem suposições (que eu acredito) que dizem que taxa de rejeição e tempo no site também influenciam.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: A CTR geral de um grupo de anúncios altera na relevância?

Principal Colaborador
Ola Maria

Na minha opiniao, voce nao deve excluir nenhuma palavra chave tendo por base o baixo CTR dela. Em relaçao ao peso que o desempenho de uma palavra vs outra palavra chave tem é o historico de CTR do dominio que tem algum peso no indice de qualidade geral da conta.

Caso considere que as palavras chave em causa segmentam estritamente o seu publico alvo, pense em desenvolver estrategias que possam contribuir para melhorar o seu CTR delas como por exemplo mudar o tipo de correspondencia delas para exacta e/ou testar alguns anuncios bem especificos e relevantes que chamem a atençao do utilizador (talvez aqui exista necessidade de dividir para grupos de anuncios).
A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google