AdWords
931 Usuários online agora
931 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Ad Rank vs Índice de Qualidade

Calouro ✭

Vocês podem me dar um auxílio sobre a diferença entre Ad Rank e o Índice de qualidade e como eles se relacionam?

Estou lendo que a experiência da landing page não influencia no Índice de qualidade mas no Ad Rank. Fiquei completamente confusa. Podem me ajudar?

Re: Ad Rank vs Índice de Qualidade

Graduado ✭ ✭ ✭
La G, tudo bem?

O Ad Rank vai ser determinado com base no valor do seu lance e nos componentes do Índice de qualidade. Necessariamente ele é consequência do IQ. Mesmo se você tiver um lance alto e um péssimo IQ pode aparecer em posições inferiores, mas se tiver lances baixos e um ótimo IQ pode aparecer em posições superiores.

A landing page influencia sim o IQ, pois se o anúncio não tiver relação direta com a landing page vai influenciar uma baixo IQ por avaliação da página de destino.

Espero que ajude! Smiley muito feliz

Thauan Goes

Antigo Principal Colaborador

Oi La G,

A landing page e o índice de qualidade são fatores que influênciam no ad rank. Realmente as vezes pode ficar meio confuso, mas acredito que vendo esse vídeo que coloquei abaixo vai ficar mais claro.

Abs.

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭ ✭

@La G boa tarde tudo bem?

Índice de Qualidade

Índice de qualidade é um conjunto de elementos que estão no algoritmo que o define. Sabemos que alguns deles são a taxa de cliques esperada, relevância do anúncio, experiência com a página de destino, lance de cpc, impacto esperado em outros formatos de anúncio, orçamento, configurações da conta e comportamento do usuário e anunciante.

Classificação do Anúncio

Classificação do anúncio é o termo usado para definir a posição em que seu anúncio vai ser exibido.

Classificação do Anúncio = Lance Máximo X Índice de Qualidade

Lances no leilão do Google

Quanto menor o índice de qualidade, maior terá que ser o lance ofertado pelo anunciante para que fique bem posicionado. Quanto maior o índice de qualidade menor terá que ser o lance ofertado pelo anunciante para que fique bem posicionado.

Anunciante

Lance CPC

Índice de Qualidade

Ad Rank

Posição

CPC Real

João

3,00

10

30

1,50

Maria

3,00

5

15

2,40

José

3,00

4

12

2,30

Pedro

3,00

3

9

0,50

Veja conforme no exemplo acima João está pagando menos por clique para se manter na primeira posição, sinal que está se preocupando com seu índice de qualidade. Enquanto que Maria sua concorrente direta está tendo que fazer um maior esforço financeiro para manter sua a segunda posição no leilão do Google.

CPC Real (Assistente de Descontos)

Apesar de você poder definir um lance máximo para suas palavras chaves/grupos de anúncio o Google irá lhe cobrar o valor real de CPC. O CPC Real nada mais é do que o valor mínimo necessário para manter sua posição até o limite definido.

CPC Real = Classificação do anúncio superado/Seu índice de Qualidade

Vamos calcular o CPC Real do “João” que está no nosso exemplo acima:

CPC Real = 15 (Classificação do anúncio da Maria)  / 10

CPC Real = 1,50

Abraços espero que ajude...