AdWords
919 Usuários online agora
919 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Anúncios para celulares

Gerente da Comunidade

Oi, pessoal!

 

Em sequência ao evento Mobilize, que ocorreu na semana passada e que apresentou dicas sobre como aproveitar a atual tendência de crescimento do uso de celulares com internet, vim aqui hoje compartilhar algumas dicas sobre anúncios para celulares com vocês.

 

Algum de vocês utiliza ou já utilizou anúncios voltados para celulares? Alguém já criou a versão para celulares de seu website? Gostaria muito de saber mais sobre as experiências de vocês, então compartilhem suas histórias aqui! Smiley feliz

 

Os anúncios para celulares podem ser exibidos tanto nos resultados de pesquisa do Google, quanto em websites da Rede de Display e em aplicativos.

 

Ao criar anúncios para celulares, é importante ter em conta as peculiaridades relacionadas ao formato dos celulares. É fundamental, por exemplo, pensar que, para caberem na tela pequena dos aparelhos celulares, tais anúncios - que podem ser tanto de texto, quanto de imagem ou de vídeo - têm que ser, em geral, menores dos que os anúncios que são exibidos em computadores, além de estarem vinculados a palavras-chave mais curtas, dado que os usuários de celulares tendem a digitar termos de pesquisa mais curtos.

 

Além disso, uma dica interessante é a de que os anúncios para celular direcionem os usuários para uma versão para celulares de seu website. Uma pesquisa do Google mostra que 75% das pessoas preferem um website otimizado para celular, e 61% optam por visitar outro website quando não encontram rapidamente o que procuram.

 

Sendo assim, é importante se perguntar: é fácil navegar em seu site sem precisar aplicar zoom? Os links são facilmente clicáveis? O texto pode ser lido com facilidade à distância? Se você respondeu "não" a alguma das perguntas acima, então você pode não estar oferecendo aos usuários de celulares uma boa experiência.

 

Aqui, tenho uma sugestão muito legal: conheçam o GoMo, uma iniciativa do Google para que você teste seu site em um smartphone, receba um relatório gratuito com recomendações personalizadas e crie seu próprio site para celular. Saiba mais em www.gomobrasil.com.br.

 

As Campanhas Avançadas do AdWords oferecem algumas oportunidades muito legais para anúncios para celulares também. Nelas, você pode determinar um ajuste de lance específico para aparelhos celulares, determinando lances que vão desde -100% (o que significa que seus anúncios praticamente não rodarão em celulares) até +300%.

 

Também nas campanhas avançadas, os anúncios de texto e as extensões podem ser marcados com a opção "Celular", o que determina que a preferência é a de que eles sejam exibidos em dispositivos móveis. Os anúncios que não forem marcados com esta opção terão preferência para serem exibidos em computadores/laptops ou tablets.

 

Para criar anúncios específicos para celulares, clique no botão abaixo:

 

 

 

Bem, pessoal, por hoje é isso. Não se esqueçam de compartilhar suas histórias sobre anúncios para celulares conosco! E, caso tenha ficado alguma dúvida, entrem em contato!

 

Um grande abraço,

 

Sílvia

 

Especialistas responderamverified_user

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por JujuH (Funcionário do Google)
Setembro 2015

Já criei algumas campanhas para celular, todas com anúnci...

Principal Colaborador

Já criei algumas campanhas para celular, todas com anúncios próprios e site adaptável ou aplicativo para download.

Para e-commerce apps geralmente funcionam melhor, pois dão mais segurança para o usuário. Já sites de conteúdo ficam melhor adaptáveis, porque facilita o compartilhamento da informação.

 

Ótimas dicas, obrigado.

Henrique Giacomitti
Linkedin

Exibir solução no post original


Todas as respostas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por JujuH (Funcionário do Google)
Setembro 2015

Já criei algumas campanhas para celular, todas com anúnci...

Principal Colaborador

Já criei algumas campanhas para celular, todas com anúncios próprios e site adaptável ou aplicativo para download.

Para e-commerce apps geralmente funcionam melhor, pois dão mais segurança para o usuário. Já sites de conteúdo ficam melhor adaptáveis, porque facilita o compartilhamento da informação.

 

Ótimas dicas, obrigado.

Henrique Giacomitti
Linkedin

Legal, Silvia. Tenho algumas campanhas rodando para celul...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Legal, Silvia.

Tenho algumas campanhas rodando para celulares com um volume legal de cliques nas extensões de chamada.

Faz alguns meses que criei um site em mobile para um cliente via How to GoMo. Ele tem gerado boas conversões para o negócio do cliente, mas em volume muito pequeno ainda. É uma tendência, mesmo, mas não sei ainda se justifica um investimento muito alto.

--

Google+ | LinkedIn | Twitter


"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, ninguém ensina." (Stephen Kanitz)

Silvia, Engraçada essa pergunta, tendo em vista que nos p...

Principal Colaborador

Silvia,


silviasebben escreveu:

 

Algum de vocês utiliza ou já utilizou anúncios voltados para celulares?  

 


Engraçada essa pergunta, tendo em vista que nos perdemos o direito de escolher se queremos ou não fazer anúncios para celular.

 

Como publicitário eu até entendo a estratégia de vocês de fazer com que a gente se acostume com as mudanças do Adwords. Inclusive em um outro post já falei que acho fundamental os sites serem múlti plataforma (inclusive o meu é).

 

Mas em um pais em que a Internet 3G mal funciona direito a implantação da tecnologia 4G ainda está engatinhando, vamos parar e pensar, OBRIGAR como está sendo feito é lastimável, causara mal estar tanto para consumidores como para empreendedores, estamos pulando etapas fundamentais e a principal delas é a conscientização.

 

Ao meu ver, primeiramente deveríamos nos preocupar com a evolução tecnológica e a estabilidade do 3G e do 4G para que a navegação seja agradável e fácil para o consumidor evitando assim reclamações que acabaram afetando única e exclusivamente os sites (que não vão carregar direito, que vão ter problema de velocidade, etc).

 

Vamos lembrar também que estamos em um pais que a tecnologia custa caro, smartphones e tablets ainda custam um valor elevado para uma grande parcela da população, além dos planos de dados.

 

E se analisarmos como loja virtual, teremos ainda o fator insegurança que na versão desktop já é alto, na mobile é 2x pior.

 

Somando todos estes fatores e conhecendo bem o público de meus clientes afinal Marketing Digital é Planejamento ainda estou muito reticente no uso dos anúncios mobiles em todas as campanhas, 80% das campanhas que eu administro não tem perfil para este tipo de anúncio, utilizar essa opção hoje ainda é gastar dinheiro.

 

Só para concluir mesmo com tantas criticas da minha parte acredito que em um futuro bem próximo os anúncios mobile vão ser muito mais importantes e funcionais que os para desktop, mas se continuarmos pulando etapas como está sendo feito hoje o processo vai levar mais tempo ainda.

 

A internet já deu vários exemplos que impor alguma coisa não funciona.