AdWords
527 Usuários online agora
527 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

As conversões simplesmente despencaram, o que fazer?

Calouro ✭

Olá Pessoal!

Estou gerenciando uma campanha de um curso online de Excel, basicamente é uma Landing Page que apresenta o curso para o cliente então, efetuar a compra. 

No primeiro mês de campanha, (07) a campanha simplesmente converteu bem acima do esperado, com excelentes métricas, as principais palavras-chaves com indice 10/10, CTR girando em torno dos 4% e conversão lá em cima...

No mês 08, decidi aumentar o orçamento de R$35 dia para R$50 dia... 

E o que era para melhorar, só piorou.. 

O Mês 08 converteu em torno de 30% a menos do que o mês 07 (Sendo que o orçamento era maior) 

Já neste mês, até o dia de hoje (21) converteu 60% a menos do que o mês passado...

Desde quando observei a queda de desempenho no mês 08, venho realizado diversas alterações, mudanças e testes, porém o resultado é o mesmo ou pior, e ai sempre acabo voltando pra primeira "configuração" do mês 07, que foi a que mais converteu, mas não consigo nem 20% do resultado que tinha antes....

Pessoal, é normal este tipo de coisa acontecer? Existe algo que os senhores possam me ajudar para reverter esta situação? O que antes possuía um ROI acima de 100%, hoje já está próximo de ser negativo...

Alguma sugestão?

Desde já agradeço muito!

Atenciosamente;

Re: As conversões simplesmente despencaram, o que fazer?

Estudante ✭ ✭ ✭
Leandro,

Sabemos que o objetivo das campanhas e levar o Trafego Qualificado até ele, e quem, faz converter e sua Landing Page, como inicio vc colheu bons resultados e com o passar do tempo foi perdendo performance sugiro que você responda as perguntas e reflita sobre suas respostas:

1 Houve alteração dessa Landing Page ao longo desse tempo?

2 Existe alguma versão dessa Landing Page própria para mobile?

3 As palavras Chaves de hoje são as mesmas que iniciaram a campanha?

4 Os Anúncios de hoje São os mesmos que iniciaram a campanha?

5 O tipo de lance continua o mesmo?

6 Teve mudança na Hospedagem? como esta a Velocidade de carregamento da Pagina?

Então tive muitos casos de campanhas que eram ótimas em um dia e devido o site que eu gerenciava não ter versão mobile, ouve a Explosão dos Smartfones e perderam performance, depois fizemos a versão mobile e os anúncios comiam todo o orçamento somente mostrando para celular e não sobrando para Computador, A solução que eu fiz foi aplicar redução -75% no lance para celulares.

Estava rodando muito bem eu usava cpc manual nesta campanha e decidi Mudar a Estrategia Pelo ROAS no inicio foi mil maravilhas configurava ROAS de 550% como meta e a Estrategia me entregava 850/900/1100% dependendo do dia.

Beleza to bem tranquilo e colhendo frutos e de repente Pah !!a campanha Acorda revoltada com TPM, Dor de dente entregando resultados bem diferentes do que tinha aprendido ai longo do tempo, fui ver como o ROAS obdece somente 100% de redução para mobile tive que fazer duas campanhas divindindo Mobile de Computador.

Então o que digo e que muitas vezes nos aumentamos orçamentos achando que os resultados antigos serão replicados , mas antes o Google mostrava apenas para as palavras mais relevantes e com o aumento do orçamento passa a imprimir para outras palavras caso esteja amplas.

Sou a Favor da tática dividir para conquistar.

Outro consideração, se o objetivo e ROI, porque não tenta deixar o google trabalhar com os dados e tentar te entregar o ROI desejado testanto o ROAS como estrategia, outra alternativa mais conservadora seria CPA.

Eu particularmente estou utilizando CPC manual somente no inicio de uma campanha depois tento mudar para alguma estratégia mais automatizada deixando o algorítimo pensar.

Abraços

Calouro ✭
Jefferson Martins;

Muito Obrigado pela sua resposta e vontade de me ajudar.

Cara, o mais desesperador é que na Landing Page, está tudo exatamente igual, fizemos questão de analisar este detalhe e colocar ativo um backup da página que tínhamos dentro os dias que mais converteram no mês 07.

Resumidamente o que aconteceu foi: Landing Page da mesma forma, Campanha perfomava excelentemente bem, aumentei o orçamento de R$35,00 para R$50,00 esperando uma melhora e o resultado foi simplesmente o inverso, foi só piorando e não consigo mais retornar a um resultado nem próximo do que eu tinha.

Se puderem me ajudar, agradeço demais!

Aprendiz ✭

Bom dia amigos,

@Jefferson M (adorei a dor de dentes da sua campanha hahahaha)

Mas indo pro assunto do amigo @Leonardo Junio.

Bom a pergunta é, nesse primeiro mês você fez algo mais que ajudasse essa campanha. Por exemplo esse curso estava oferecendo desconto, ou vocês estavam avisando algum pessoal de inicio?

Por que estou fazendo essa pergunta: Talvez esse pessoal que veio ja era um pessoal que estava esperando o curso então era um pessoal qualificado esperando a landing Page para se inscrever.

Não sei, foi uma ideia que veio na minha cabeça agora. ahahahah

Eu digo uma coisa, depois do primeiro mês nunca é bom fazer mudanças na campanha, pois você não sabe se foi a sazonalidade do mercado ou outro afins.

Gosto de mudar depois do 2 mês e meio, assim já tenho mais o menos o que posso fazer. Quando aumentamos o valor nunca quer dizer que é o maior caminho, pois talvez estamos aumentando muito o numero de visitas e tem coisas pra se acertar. Aumentando o valor estamos trazendo mais gente pra visitar mas isso nao quer dizer que a conversão vai aumentar.

Prefiro aumentar depois que tenho as palavras-chave qualificadas que convertem, para eu saber o que vale a pena ou não.

Minha opinião. Smiley feliz

"A dedicação de hoje é o resultado de amanhã"
https://www.linkedin.com/in/pedro-muniz-799b5b91?trk=nav_responsive_tab_profile_pic