AdWords
1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Baixa Taxa de Conversão

Calouro ✭ ✭ ✭

Pessoal,


Estou quebrando a cabeça com algumas campanhas de um ecommerce que estou trabalhando.

 

Estamos começando os primeiros passos de novas campanhas e os resultados estão baixíssimos. Taxa de conversão de google cpc 0,19%. E estou fazendo toda a lição de casa.

Vou pegar exemplo de duas campanhas. Uma são de almofadas diferentes e criativas.

 

Coloquei todos os termos principais 'almofadas criativas" "almofadas diferentes" e tudo mais. Segmentei para a região com o nosso melhor índice de conversão, além de negativar todos os termos irrelevantes.

 

O único porém seria a landing page, como não tenho uma página exclusiva para almofadas, estou usando o resultado da busca interna do site do termo "almofada" para usar na campanha.

 

Essa é a url: http://www.ibacana.com.br/catalogsearch/result/?q=almofadas

 

O site está todo automatizado, com one page checkout e tudo mais. E essa por exemplo está com uma taxa de rejeição de  76% !!!

 

Montei listas de remarketing especificas para a sessão do site e também o índice de conversão está péssimo. Com banners bem feitos e indo exatamente para a página correta do site.

Será que estou deixando de avaliar algum ponto crucial? Porque não estou conseguindo bater 1% de conversão, que é a média do nosso mercado.

 

Alguém poderia me sugerir algumas dicas?

 

 

 

 

Especialistas responderamverified_user

Olá Tiago Não existe uma média de mercado, você precisa...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá Tiago

 

Não existe uma média de mercado, você precisa estabelecer o padrão com base no próprio histórico do Adwords da empresa.

 

Recomendo fazer as campanhas mais específicas para cada produto, por exemplo, usar a palavra "almofada de tigre", colocar um argumento no anúncio "Almofada de tigre por R$ 59,90" e levar para a página do produto. Repita isso pra toda a variedade de produtos que possui, isso aumenta muito a relevância para o usuário.

 

Revise também os termos negativados, para isso faça a busca do usuário.

 

Gostei bastante dos produtos do seu site, vale a pena procurar pelas estratégias de marketing da Camiseteria, que tem um perfil público semelhante. Usar campanhas GDN com anúncios gráficos mostrando os produtos acho que vai ter um bom resultado também.

 

Abraços

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Olá, Tiago. Blz?   O ideial seria uma categoria específic...

Antigo Principal Colaborador

Olá, Tiago. Blz?

 

O ideial seria uma categoria específica para as almofadas, mas sua solução é perfeita.

 

A campanha está segmentada para qual/quais rede(s)?


Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Oi Pessoal,   Então, está segmentada somente para rede de...

Calouro ✭ ✭ ✭

Oi Pessoal,

 

Então, está segmentada somente para rede de pesquisa e para o sudeste. Que representa nosso maior mercado.

 

Mas ainda não entendo o por que de uma taxa de rejeição tão alta.

Tiago bem vindo,   Como o Henrique falou, segmentos diver...

Principal Colaborador

Tiago bem vindo,

 

Como o Henrique falou, segmentos diversificados levam a resultados de conversão diferente, fica um tanto difícil falar que 0,19% esta ruim.

 

Por isso é importante estar acompanhando o desempenho e ver se este aumentou, diminuiu ou se manteve estável, vale lembrar que você tem um produto que não é de alta rotatividade, por exemplo uma pessoa que compra uma almofada hoje, tão cedo não vai comprar outra, por isso fica ainda mais difícil de saber se as suas conversões estão ruins.

 

SEU SITE

 

É importante lembrarmos que o Adwords não vende, o Adwords divulga, quem vende é a loja por isso de uma analisada nos seguintes itens:

 

Seu site está muito bonito e até foi fácil manuseá-lo até chegar na hora de apertar o botão COMPRAR, em vez de ser direcionado para a página que exibe a lista de produtos que tenho interesse, me deparei com uma tela de login. Em um primeiro instante isso pode assustar o consumir que ainda não verificou o frete o valor total de sua compra e também não teve a oportunidade de tentar adquirir mais produtos.

 

Outra coisa senti muito a falta das opções de pagamento junto aos detalhes do produto, só fui notar elas quando olhei para o rodapé do seu site, que também deixou camuflado os certificados de segurança o que prejudica ainda mais a questão de  um login tão precipitado.

 

Espero ter ajudado

Tiago X, Sabe me dizer onde você está inserindo o seu có...

Aprendiz ✭ ✭

 

Tiago X,

Sabe me dizer onde você está inserindo o seu código de conversão?
Leydiane Lima
"Conhecimento é como moeda: para ter valor, precisa circular" - Louis L' Amour.

Olá Antonio

Calouro ✭ ✭ ✭

Sim,

 

Entendemos sobre esse pré cadastro e na influência na taxa de conversão mas a ideia é aumentar nossa base de email's e a  pessoa pode se cadastrar de forma automática através da sua conta no facebook.

 

Nosso checkout está totalmente otimizado mas nenhuma campanha que realizo, nem remakerting está me apresentando uma taxa de 1% de conversão ou até mesmo um ROI satisfatório.

 

Tentei campanhas de vários segmentos já, almofadas, canecas e outros diversos produtos com um ticket médio mais baixo. Porém não me sinto satisfeito com os resultados. Nem search, nem display estão funcionando e me sinto um tanto frustrado.

 

Vou providenciar essas alterações da forma de pagamento e também dar mais destaques em nossos selos de segurança, mas ainda não acredito que isso influência de forma tão poderosa a taxa de conversão. Na semana passada montei um funil de conversão para acompanhar o passo a passo e não senti nada estranho.

Eu tenho a sensação de que exista um buraco no processo de compra do qual não estou visualizando, algo quebrado, porque estou seguindo todas as boas práticas e o retorno não aparece.

Olá Leydiane

Calouro ✭ ✭ ✭

Colocamos na tela de pedido finalizado, uma etapa após o one page checkout.

Eu entendo que seja legal ter uma boa base de mailing, ma...

Principal Colaborador

@tiago x escreveu:

Entendemos sobre esse pré cadastro e na influência na taxa de conversão mas a ideia é aumentar nossa base de email's e a  pessoa pode se cadastrar de forma automática através da sua conta no facebook.


Eu entendo que seja legal ter uma boa base de mailing, mas o cliente não coloca seus dados pessoais ou mesmo que seja a conta no facebook sem ter certeza absoluta de que esta comprando em uma loja segura (salvo exceções).

 

A forma que você esta colocando o cadastro, da a impressão ao consumidor de que ao clicar no botão comprar ele já está indo para o processo de fechamento de compra, mesmo que isso não ocorra, é o processo pelo qual os usuários estão acostumados e pode não parecer mas faz muita diferença na hora de ele decidir se prossegue ou se desisti.

 

O consumidor em geral, principalmente de algumas faixas de público precisa passar por etapas tradicionais para ter certeza que esta em um ambiente seguro e pular alguma delas pode dar um choque na cabeça dele.

 

Não vou lhe garantir que todos os seus problemas de conversão vão se resolver com isso, mas é um fator que pode te ajudar a melhorar suas taxas de conversões.

 

E não se esqueça de avaliar seu produto, acredito que seja fundamental para você fazer um estudo de mercado e ver como é o comportamento do seu produto. Talvez essa dica seja mais importante que qualquer mudança no site ou nas estratégias do Adwords

Você está perfeito!

Calouro ✭ ✭ ✭

Concordo com tudo o que disse. Preciso me aprofundar nos estudos de mercado para entender melhor o comportamento e se estou ofertando um produto que realmente o cliente sinta valor e desejo em adquirir.

 

Mas a minha preocupação é que nem as campanhas de remarketing, que todos sabemos que possui um excelente desempenho, parece não funcionar, com taxas de conversões bem baixas. Até porque muitos desses mesmos clientes podem já ter um pré cadastro no site ou conhecerem a nossa marca, o que diminui a Influência negativa desse pré cadastro.

 

Quanto a questão de credibilidade também não tenho muitas dúvidas ou preocupações porque muitos clientes pesquisam sobre a empresa que não conhecem e só temos boas referências, nenhuma reclamação na web e uma fan page com mais de 240 mil fãs.

 

Está complicado mesmo galera.