AdWords
774 Usuários online agora
774 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

CPA e CPC - Opiniões...

Graduado ✭ ✭

Pessoal,

 

gostaria da opinião de vocês quanto a um caso específico:

 

gerencio uma conta onde temos diversas campanhas acontecendo... Todas elas estão habilitadas para CPA e tenho utilizado esse método de "cobrança", por todos os benefícios que ele propicia. Agora, algumas campanhas estão a conversão baixa (neste caso, é um e-commerce). Em outras campanhas quando tive situações parecidas, voltei alguns grupos de anúncios para CPC e percebi que o valor de CPC pago diminuiu.

 

A opinião que gostaria de ouvir de vocês (ou mesmo uma troca de experiências) é se alguém já passou pela mesma situação e mesmo se essa estratégia tem algum fundamento (campanahs que convertem pouco quando cobradas por CPA podem ter um CPC pago maior do que se a campanha fosse cobrada direto por CPC) ou se o meu caso foi apenas uma coincidência!?

Especialistas responderamverified_user

Pode acontecer sim: a opção de CPA é muito boa, funciona...

Principal Colaborador

Pode acontecer sim: a opção de CPA é muito boa, funciona muito bem e é muito recomendada.

 

Porém ela possui um problema: Ela é automática demais, quando você ativa o CPA você perde muito do controle sobre a campanha - para fazer ajustes de cpc, você tem que diminuir o CPA e na grande maioria dos casos, somente faz sentido diminuir por igual o CPA de todos os grupos de anúncios da campanha. (valor de cpa idêntico para todos os grupos da campanha)

 

Quando você diminui o CPA de todos os grupos da campanha, com o intuito de diminuir o cpc, você corre o risco do novo CPA ser irreal para o sistema e ele vai responder diminuindo muito a distribuição dos anúncios. (exemplo, orçamento da campanha=R$ 30 e o sistema gasta R$ 3 ao final do dia) 

 

Geralmente o CPA funciona muito bem e é recomendado ativar ele, mas você deve saber estipular o valor correto.

 

A grande vantagem de usar o CPA é que ao automatizar a campanha toda você pode ter foco em coisas mais importantes como melhorar o CTR e o índice de qualidade e não perde tanto tempo ajustando cpcs - mas o valor do cpa tem que estar correto: se estiver baixo demais o sistema não distribui os anúncios, se estiver muito elevado o cpc pode ser elevado também.

 

No caso de campanhas de Display, é recomendado que você use o Otimizador de campanhas da Rede de Display

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Oi Felipe, eu prefiro os lances de CPC manuais. Uma outra...

Antigo Principal Colaborador
Oi Felipe, eu prefiro os lances de CPC manuais.

Uma outra sugestão é colocar o CPC manual e usar regras a nível palavra com o foco em aumentar cpc de palavras que tem bons números de conversão e posicionamento ruim.

Dá para fazer muitas coisas..