AdWords
923 Usuários online agora
923 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Campanhas desorganizadas, por onde começar?

Calouro ✭

Pessoal, boa tarde,

 

Estou fazendo uma análise das campanhas de uma empresa, e reparei que existem muitas palavras-chaves duplicadas, em diversos anúncios também duplicados, e muitas campanhas também relacionadas ao mesmo assunto.

 

Gostaria de saber duas coisas:

 

1. Existem formas de agrupar campanhas muito semelhantes?

2. Posso pausar ou excluir palavras-chave sem medo, procurando deixar as de melhor qualidade?

 

Porque como foram cadastradas várias palavras-chave repetidas, ocasionalmente uma ou outra foi ativada por uma busca, então vamos supor que uma possui um CTR de 1,98%, enquanto outra, escrita da mesma forma mas com acento, possui 0,37%. Quero organizar isso de forma a manter a melhor palavra, mas quero saber se excluir a outra é uma prática válida.

 

Muito obrigada,

Especialistas responderamverified_user

Re: Campanhas desorganizadas, por onde começar?

Principal Colaborador

Oi Cecília,

 

Não recomendo excluir palavras-chave, porque você perde dados de pesquisa e estudo. Sugiro apenas pausá-las. Quando as palavras-chave estão duplicadas em campanhas diferentes, o Google escolhe a que tiver melhor Índice de Qualidade para deixar ativo.

 

Recomendo que você crie novas campanhas e com uma pinça vá reestruturando as campanhas, reunindo grupos de anúncio e palavras-chave semelhantes. Uma coisa legal, é que, caso você agrupe dois grupos de anúncio distintos numa mesma campanha, o Google não duplica as palavras-chave. Então se há grupos de anúncio similares, você pode ir reunindo eles num mesmo grupo de anúncios. 

 

Enfim, quando tiver feito esse processo todo, pause as campanhas antigas e fique apenas com as que você estruturou. Futuramente, você vai desfragmentando os grupos de anúncio para alcansar mais relevância, mas isso é outro passo.

 

PS: Esse é o jeito que eu faria, o pessoal aqui vai te ajudar também e você pode ir verificando o que melhor te atende.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Campanhas desorganizadas, por onde começar?

Principal Colaborador
Olá Cecilia, a sua estratégia esta correta você deve seguir exatamente este caminho.

Quanto a primeira pergunta você deve agrupar manualmente. Quanto a segunda, sim você pode excluir, quanto a pausar, cuidado palavras com baixo desempenho ainda podem continuar prejudicando sua campanha mesmo pausadas

Re: Campanhas desorganizadas, por onde começar?

Antigo Principal Colaborador
Olá Cecilia,

Me deparo diariamente com campanhas assim. Desorganizadas.
A melhor coisa a se fazer é reestruturar, montar os Grupos de anúncios específicos para cada produto ou categoria/serviço para melhorar a qualidade das palavras-chave.

Quanto a pausar as palavras, tome cuidado, assim como o Antonio disse, palavras com baixo desempenho e qualidade mesmo pausadas continuam prejudicando sua campanha. O ideal é excluir.

Eu costumo fazer a criação dos novos grupos, e tentar utilizar o existente ainda. Caso realmente esteja péssimo, eu excluo ele e deixo somente os novos. Sempre prestando atenção no Índice de Qualidade das palavras-chave.

Espero ter ajudado,

Att,

Cezar Hokamura Siriani
"Compartilhe seu conhecimento!"