AdWords
687 Usuários online agora
687 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

Calouro ✭

É possível que alguém use, de foma mal intencionada, aplicativos como TOR ou Orbot (android), que permitem em uma mesma máquina simular diversos IP's diferentes, saindo portanto dos padrões de "filtro" e "defesa" contra cliques inválidos que o Google possui, para sabotar campanhas?

 

Como poderia uma campanha ser defendida de tais "ataques"?

Especialistas responderamverified_user

Re: Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

Principal Colaborador
Leandro, boa tarde. Tudo bom?

Na minha visão, não teria mesmo como o sistema do Google prever novas formas de ataque. Mas creio que "aplicações robôs" são facilmente detectadas pelo atual e eficiente sistema de detecção de cliques inválidos do AdWords.

O que você pode fazer é analisar um período grande em seu histórico e procurar alguma evidência que suas campanhas estão com um tráfego fora dos padrões e contatar o suporte do Google https://support.google.com/adwords/answer/8206?hl=pt-BR&hlrm=pt_BR.

Em alguns casos, se o sistema não identificar os cliques inválidos e você ainda sim suspeitar de atividade inválida na sua conta, poderá fazer uma análise e entrar em contato com o Google. Se comprovado o erro na contabilização, o Google geralmente ressarce os usuários como nesse caso:
https://www.pt.adwords-community.com/t5/Otimiza%C3%A7%C3%A3o-de-campanhas/Perdi-a-confian%C3%A7a-no-...

Smiley feliz
G+

Re: Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

Principal Colaborador

Leandro S escreveu:

uma mesma máquina simular diversos IP's diferentes


hmm, Tipo alguém sob um IP russo interessado em uma pizzaria na consolação? 

 

A Google possui vários engenheiros combatendo técnicas como essa tanto no AdWords quanto AdSense faz uns 10 anos  existem técnicas muito mais sofisticadas do que isto e tenho certeza que já pensaram nesta possibilidade já faz algum tempo.

 

TOR pode ser algo inovador, mas o que você cita é apenas uma tentativa de IP Spoofing, que é umas das técnicas mais antigas de gerar cliques fraudulentos.

 

Não digo que a tecnologia da Google é perfeita, atualmente vejo muitas reclamações aqui no Brasil, que para falar a verdade eu não entendo ainda. 

 

Mas não vejo nada demais nestes métodos - ainda mais de uma rede no qual o objetivo é deixar o usuário anônimo - mesmo para esta aplicação a rede TOR não é tão confiável assim, dê uma olhada na história de Ross William Ulbricht, que mantinha uma espécie de mercado livre de drogas na TOR, acabou pego pelo FBI.

 

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

[ Editado ]
Principal Colaborador

Leandro .... muito se pode especular nesse campo. Vivemos em um mundo tecnológico, e o Google investe muito em tecnologia e é top em prevenção de fraudes.

Existem outras possibilidades de se tentar fraude nesse campo, como acesso por traz de um proxi, além do TOR entre outros. Mas se pensar em 100% de eficiência nesse campo é ilusão.

Fraude existe em todos os cantos, é uma falha do caráter humano, existirá sempre, mas em sentido inverso as técnicas de defesa também se aprimoram, o IP não é o único dado tansacionado em uma conexão, existem cookies e outros dados .

Se vc entender como se estabelece uma conexão , as relações das camadas vc verá que o IP é apenas um protocolo, mas muitos dados podem ser lidos pelo servidor no momento em que uma conexão se estabelece.

Mas nós que lidamos com o adwords sabemos como a ferramenta é eficiente, e esses resultados positivos, os quais acompanho no meu dia a dia, são mais importantes e bem mais reais do que as supostas fraudes.

Deyson Thomé - Principal Colaborador
Minha resposta foi útil ? Se sim, marque a opção abaixo " ACEITAR COMO SOLUÇÃO " .

Re: Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

[ Editado ]
Principal Colaborador

Realmente a actividade invalida é uma realidade, muita e filtrada pelo sistema, mas este e mt difícil conseguir filtrar a 100% .

 

Acredito que está em constante melhoramento, mas o "lado negro" também procura sempre soluções!

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

Calouro ✭
Senhores,

Muito obrigado pela presteza das respostas.

Na verdade eu trouxe a tona esta hipótese pois parecia ser uma das mais plausíveis para a explicação do que vem ocorrendo numa das campanhas da empresa para qual trabalho. Confesso que sou leigo no assunto e acredito que TOR e outros do gênero já estejam mais do que "manjados" pelo Google para a defesa das campanhas, mas isso não impede que algo parecido, ainda desconhecido, seja feito no intuito de sabotá-las.

Entrando em maiores detalhes, posso dizer que o que vem ocorrendo é que para um site cuja campanha abranja apenas o estado de São Paulo, e que tem geralmente uma média de 5/6 acessos simultâneos, tem acontecido constantemente, sempre que a campanha é ativada (e um pouco menos com a campanha inativa) 50/60 acessos simultâneos originados em outros países (Luxemburgo, Arábia, Espanha, entre muitos outros... sendo 25 dentro dos Estados Unidos).

Temos verificado esse tráfego incomum através do LiveZilla e, até onde eu sei, os históricos deste aplicativos não são aceitos pelo Google como comprovação de uma análise própria.

Com qual ferramenta devemos analisar e registrar essas ocorrências para que possamos repassar ao suporte do Google com a finalidade não só de ressarcimento, mas também de colaboração para melhoria nas técnicas de defesa utilizadas atualmente, uma vez que estes cliques vêm sendo validados e faturados?

Obrigado!
Leandro


Re: Cliques inválidos via TOR ou ORBOT

Principal Colaborador
Acho que você deveria usar dados mais adequados para conseguir tirar alguma conclusão aqui.

Você deve observar o tráfego do AdWords para um dia inteiro por exemplo vamos supor que você teve 10.000 cliques ao longo de um dia registrado em sua campanha AdWords - some aos cliques inválidos registrados no mesmo período - por exemplo 1.500 cliques - assim você tem 11.500 cliques via AdWords no dia.

Em seguida solicite ao Webmaster o "Log de Acessos do servidor" que é um arquivo que contém registro completo de IP, referer, hora, url de destino, etc.. de cada acesso.

vai ser uma boa massa de dados.. nesta bagunça voce vai ter todos acessos, incluindo bots e resultados de outras origens que você deve descartar até chegar aos 11.500 acessos de entrada.

Com este log de acesso que você tira alguma conclusão - não com Filezilla ou qualquer outro método que esteja usando.

Isto que você narra, eu olharia mais as configurações da campanha - se você está recebendo acessos de outros países, tente no Analytics filtrar somente tráfego do AdWords, de outros países e que campanha gera isto - não tem nada a ver com cliques inválidos até então.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page