AdWords
794 Usuários online agora
794 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Como conversar o AdWords com o seu site?

Gerente da Comunidade

Bom dia a todos!

Conforme a Pri enviou um post ontem, agora é a hora de conversarmos melhor sobre como melhorar as conversões e como a estrutura do seu site pode ser algo crucial para o sucesso das vendas online.

Gostei muito de todos os posts comentando justamente sobre as melhores práticas de otimização dos sites, como por exemplo:

  • Tempo de carregamento das páginas pequeno

  • Formulários simples e com somente informações obrigatórias para a compra

  • Chamadas de ação nas páginas do site como Compre! Confira! Descontos e Promoções!

  • Navegação fácil de acordo com as pesquisas realizadas

Entre outras ótimas dicas..

Além dessas dicas gerais sobre como otimizar a estrutura do site, gostaria de comentar um pouco mais de como entender e fazer com que as páginas do seu site conversem com as campanhas do AdWords.

Toda a estruturação da conta do AdWords será consequência da estruturação do seu website. Se você tem poucas páginas no seu site se comparado com a relação de conteúdo que você está promovendo, é hora de você reestruturar o seu site. Também pare e pense se você está entendendo como os usuários navegam no seu site e como eles podem realizar uma ação dentro do seu site. Se todas essas questões ainda são nuvens escuras para você, é hora também de repensar em uma restruturação do seu site.

E quais são as minhas dicas para restruturar o seu site? Se você já anunciou alguma vez no AdWords, essas dicas ficam ainda mais claras.

1) Pense e liste cada produto/serviço que você oferece. Cada produto ou serviço deve possuir um página específica (URL diferentes) para o seu site. Quanto mais conteúdo você tiver nas suas páginas, mais relevância você vai ter não somente para o AdWords considerar um boa experiência de página de destino como também o usuário vai poder encontrar todas as informações necessárias sobre um produto/serviço.
Um exemplo, se você tem uma loja de camisetas por exemplo criar páginas específicas para:
Camisetas esportivas de futebol: www.lojadorafael.com.br/camisetasesportivas/futebol
Camiseta sociais para trabalho: www.lojadorafael.com.br/camisetassociais/trabalho
...

2) Crie formulários ou alguma interface em que um usuário possa registrar um interação com a sua empresa sobre cada produto/serviço. Desta forma, você começa a entender cada vez mais como é aceitação e qual o trafégo sobre as suas páginas.

3) Crie também página específicas com Descontos, Promoções, Queimas de estoques.

Os usuários que adquirem produtos na internet são objetivos e querem encontrar o melhor preço no menor tempo possível de navegação. Criar páginas com descontos podem destacar os olhos dos usuários e te gerarem mais conversões.

4) Se você tem uma empresa de serviços, invista o máximo possível no seu histórico e trabalhos realizados. Serviços requerem uma confiança maior dos usuários, principalmente quando anunciado na internet, e então sempre invista em trabalhos passados, indicações e fatos que relatem a integridade da sua empresa.

5) Sempre mostre clareza de como você vai utilizar as informações do usuário e sempre coloque nas suas páginas de destino certificação de segurança.

6) Crie páginas específicas para cada tipo de dispositivos. Todos nós sabemos o quanto é chato entrar numa página que é feita para desktop nos celulares né? Raramente você consegue encontrar o que você quer e então ter uma página específica para celulares já é uma ótima forma de atrair usuários frustados por uma navegação insatisfatória de concorrentes, por exemplo.

Podemos gastar horas discutindo mais pontos, mas acredito que essas são as minhas dicas para otimização do seu site.

Mas Rafa, como isso se relaciona com o AdWords? Abaixo listarei como cada ponto acima conversa com o AdWords

1) Criar várias página pode te ajudar com um incremento no índice de qualidade das suas campanhas do AdWords, já que quando um usuário pesquisar por camisetas esportivas futebol ele será levado diretamente para a sua página deste produto. Assim o usuário evita de ter que navegar muito e verá que ele já estará de cara com o seu objetivo. Ou seja, crie diferentes grupos de anúncios para cada produto/serviço.

Confira aqui na nossa central de ajuda o passo-a-passo de como criar vários grupos de anúncios. Para ir diretamente a sua conta e já começar a implementá-los, acesse o botão abaixo:

 

 

2) Através da criação de formulários e interfaces que possibilitem um usuário registrar uma ação na sua página, você poderá acompanhar as conversões através do acompanhamento de conversões. Com esse acompanhamento você pode acompanhar exatamente quais são as palavras essenciais e que realmente estão te gerando um retorno ou possíveis vendas.

Veja neste artigo da nossa central de ajuda sobre os acompanhamentos de conversões. E melhor do que isso como começar a implementar:

 

3) Com essas campanhas de queimas de estoques e descontos você pode criar campanhas separadas no Google AdWords com um investimento separado para impulsionar essas vendas. Basicamente isso é muito útil para produtos sazonais e então realizar a queima de estoque dos mesmo após esse período de aquecimento.

Para entender melhor sobre essas campanhas sazonais, dê uma olhada aqui neste link.

E para já começar a criar campanhas sazonais use as dicas lidas no link acima na sua conta aqui:

 

 

4) Utilize os Sitelinks para você incluir essas divulgações, indicações e trabalhos realizados já no seu anúncio. Desta forma você já passa uma credibilidade para os usuário no seu primeiro contato com você que é por meio dos anúncios.

Para mais informações sobre os Sitelinks, sugiro darem uma olhada aqui. E para começar a criar essa extensão na sua conta, acesse esse botão aqui abaixo:

 

5) Ter certificado de segurança e mostrar um credibilidade sobre as informações do seu usuário ajudam a te trazer mais conversões, e então te ajudar ainda mais no retorno de investimento feito sobre o AdWords.

6) Ter páginas específicas para celulares permite com que você tenha um índice de qualidade melhor em campanhas para celular, visto que o tempo de carregamento dela será melhor e também a estrutura do site será mais relevante para os usuários.
Veja neste artigo da nossa centra de ajuda dicas para a criação de um site eficaz para celular.
Criar um site eficaz para celular: http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=2549057

E uma iniciativa muito legal, e um site que você podem criar sites prontos para mobiles em questões de minutos aqui ó:
http://www.dudamobile.com/ (Sugiro conferirem, é genial)

Espero ter dado algumas dicas legais e alertar sobre a importância do seu website conversar com o AdWords. Uma conta de AdWords bem estruturada é a chave de sucesso para ter lances de CPC baixo devido ao alto índice de relevância que a sua conta terá.

Por fim, gostaria de deixar uma última dica que é utilizar o Website Optimizer para realizar experiências e buscar sempre melhorias para suas páginas do seu site. Atualmente o website optimizer foi migrado para ser utilizado juntamente com o Google Analytics e mais informações aqui.

Uma boa tarde a todos.

Um abraço,

Rafa

Especialistas responderamverified_user

Rafa show de bola as dicas. Os anunciantes precisam demai...

Principal Colaborador
Rafa show de bola as dicas.

Os anunciantes precisam demais ler este artigo...
--

Google+ | LinkedIn | Twitter


"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, ninguém ensina." (Stephen Kanitz)