AdWords
719 Usuários online agora
719 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Como resolver lance muito alto ?

Calouro ✭

Estou tentando configurar umas palavras chaves aqui, mas todas estao pedindo lance muito alto, coisa de 10, 12 reais !!

 

Aí fica aparecendo em todas elas "Abaixo do lance de primeira página".

 

Isso significa que o anuncio vai aparecer lá pela décima página? Ou que vai aparecer muito raramente? Ou as duas coisas? Quando eu tento no simulador para buscar o anuncio pelas palavras, sempre diz que nenhum anuncio nao está sendo exibido.

 

Eu fiz um anuncio e um grupo para cada instrumento, todos dentro de uma mesma campanha.

 

Eu não tenho como especificar mais, são aulas de música, então eu coloquei "aulas de violão", "curso de guitarra". Não dá pra detalhar mais do que isso, pelo menos nao consigo imaginar como.

 

Alguma sugestão para melhorar isso? 

 

obrigada

Especialistas responderamverified_user

Re: Como resolver lance muito alto ?

Principal Colaborador

Oi Luciana, como vai?

 

No Adwords, você faz diversas pequenas coisas que vão servir para atuar em conjunto. Nada trabalha sozinho, então pra você poder melhorar o valor do seu lance, vai precisar trabalhar algumas coisas e também seguir algumas boas práticas.

 

Antes da gente ver algumas coisas, vamos tirar as principais dúvidas:

 

O Lance de Primeira página é o valor mínimo que você precisa pagar para o seu anúncio ter uma chance (não é obrigação) de aparecer na página de resultado. Se o seu lance não possui esse valor mínimo, seu anúncio simplesmente não aparece (não existe segunda, terceira ou demais páginas de anúncio). Este artigo pode te ajudar a entender melhor:

https://support.google.com/adwords/answer/2472742

 

Agora, pra gente poder melhorar esse valores absurdos, você vai precisar seguir algumas boas práticas, e também entender e usar o que vou falar abaixo.

 

Práticas Recomendadas

https://support.google.com/adwords/answer/6154846?hl=pt-BR

 

Nesse link tem um guia do próprio Google com algumas práticas recomendadas. Vale a pena a leitura.

 

-----

 

Agora vamos ver as coisas mais importantes que você precisa fazer

 

Índice de Qualidade

https://support.google.com/adwords/answer/2454010?hl=pt-BR

 

O índice de Qualidade é uma nota de 1 a 10 que o Google dá pra suas palavras, para medir o quanto você está sendo relevante para a busca do usuário ou não. Quanto maior o seu índice, melhor, pois você TENDE (não é obrigatório) a pagar menos por cada clique, e aparecer melhor posicionado. Sempre fique de olho nessa métrica. Uma das principais coisas que influenciam o seu IQ, é o seu CTR%, e para ter CTR% mais altos, você precisa ter bons anúncios, então abuse dos seus textos e seja chamativa para o usuário.

 

Correspondência de Palavras

https://support.google.com/adwords/answer/2497836?hl=pt-BR

 

As correspondências de palavras-chave são formas de você controlar como e quanto os seus anúncios vão aparecer. Se você está começando, possui pouca experiência ou se possui pouco investimento neste momento, evite a todo custo a correspondência Ampla. Ela tende a gerar muito muito tráfego, mas sem qualidade. Procure usar e abusar das outras correspondências: Ampla MODIFICADA, Frase e Exata. No link tem todas as informações pra te ajudar.

 

Palavras negativas

https://support.google.com/adwords/answer/2453972?hl=pt-BR

 

Dá mesma forma que você cria uma lista de palavras que deseja MOSTRAR seu anúncio, as palavras negativas servem pra você criar uma lista onde você NÃO DESEJA MOSTRAR seus anúncios. Elas são tão, se não mais importantes do que as palavras "positivas". Veja, se você vende carros, não vai querer que o seu anúncio de "Comprar carro 0km" apareça para a pesquisa "acidentes de carro", não é mesmo? Nesse caso, você colocaria a palavra "acidentes" na sua lista negativa.

 

No seu caso de cursos de música, não vai querer que o seu anúncio de "curso de GUITARRA" apareça para quem buscou por "curso de VIOLÃO". Então é legal você negativar as palavras de cada curso em cada grupo.

 

Veja se cabe negativar palavras como "grátis" e "de graça", para o seu anúncio não aparecer para quem procura por "curso de violão grátis".

 

Termos de Pesquisa

https://support.google.com/adwords/answer/2472708

 

Este relatório é ótimo pra você identificar novas palavras, tanto as positivas, quanto as negativas. É um relatório que te mostra os termos buscados pelos usuários, que ativaram os seus anúncios, mas que não são necessariamente termos que você tem na sua campanha. Aqui você vai descobrir variações e coisas interessantes. Sugiro olhar esse relatório semanalmente e fazer otimizações a partir dele.

 

Aqui, se você já anuncia com palavras em correspondência AMPLA, provavelmente vai ver nesse relatório a busca por cursos que podem não ter nada a ver com música, como "curso de culinária", por isso a importância das correspondências e das palavras negativas. Negative tudo o que for curso que você conseguir imaginar, para não atrapalhar sua campanha: culinária, gastronomia, artes, desenho, informática, etc....

 

Anúncios de texto

Utilize pelo menos de 2 à 3 anúncios de texto em CADA grupo de anúncio. Isso serve pra você testar diferentes linhas de abordagem, e também ter um parâmetro para comparação. Um anúncio você pode ofertar um desconto de 20% e no outro 1 aula grátis de avaliação, por exemplo, e ver qual funciona melhor.

 

Estrutura da Conta

A meta aqui é você ter grupos de anúncios pequenos, sobre um tema específico. Vamos pegar o tema: Curso de Violão.

 

No seu grupo de "Curso de Violão", no cenário totalmente perfeito, você vai ter:

 

  • Somente palavras-chave e variações ligadas à "curso de violão"
  • 2 ou 3 anúncios que falem e citem a palavra "curso de violão"
  • Levar o usuário para uma página que vale sobre o curso de violão

O mesmo conceito se aplica à outros cursos, como guitarra.

 

Segmentação Geográfica

https://support.google.com/adwords/answer/1722043?hl=pt-BR

Se você ainda fez, provavelmente suas aulas devem ter um local físico em algum lugar. Se for este o caso, procure rodar anúncio somente na cidade onde você está e atende.

 

-----

 

Trabalhando todas essas coisas em conjunto devem ter ajudar a melhorar o seu Índice de Qualidade, e consequentemente o seu lance de CPC.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

 

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

CuRe: Como resolver lance muito alto ?

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Boa noite @luciana h

Tenho algumas sugestões para melhorar seus resultados. 

Melhorar o Índice de Qualidade
O Custo por Clique (CPC) é calculado a partir do Lance e do Índice de Qualidade. Se seus concorrentes estão inflacionando o mercado, uma forma de fugir desse alto CPC é melhorando seu índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino)

Custo por clique real
https://support.google.com/adwords/answer/6297?hl=pt-BR

Direcionar o máximo possível
Para aumentar a relevância do seu anúncio, e consequentemente a taxa de cliques, é necessário exibir o anúncio certo, para a pessoa certa, na hora certa. E isso é possível direcionando corretamente. Por exemplo, se suas são presenciais (você não deixa isso claro, por isso estou supondo), você deve restringir sua campanha para pessoas próximas ao local onde você dá aula. Outra opção é utilizar palavras-chave mais específicas, como "aprender a tocar a nova música do Luan Santana" ou coisas do tipo. Conheça seu público e faça sua campanha para ele. 

 

Segmentar anúncios por locais geográficos
https://support.google.com/adwords/answer/1722043?hl=pt-BR


Ser diferente

Tem algum diferencial? Coloque-o no texto do seu anúncio. Mostre ao seu público que você tem o que ele procura. Uma boa forma de fazer isso é com as extensões de frase de destaque.

Dicas para criar anúncios de texto bem-sucedidos
https://support.google.com/adwords/answer/1704392?hl=pt-BR


Extensões de frase de destaque
https://support.google.com/adwordspolicy/answer/6084196?hl=pt-BR

Otimizar
Otimizar hoje, otimizar amanhã, otimizar sempre. Utilize os dados da sua campanha para otimizá-la; alterando anúncios, adicionando palavras-chave negativas, alterando locais de exibição, etc. Uma dica importante é criar pelo menos 3 anúncios diferentes por grupo de anúncios e testar qual está dando mais resultado. 

Relatório de Termos de Pesquisa
https://support.google.com/adwords/answer/2684537?hl=pt-BR

Inserir Palavras-Chave Negativas
https://support.google.com/adwords/answer/2453972?hl=pt-BR

Abs,

Re: Como resolver lance muito alto ?

Calouro ✭
Bem interessante esse tópico.
@leandrofm, surgiu uma dúvida aqui: no seu post você diz que quando um lance não atinge o mínimo para aparecer na primeira página, o anúncio simplesmente não aparece. E que segunda e terceira páginas de anúncio e subsequentes não existem.

No entanto, nesse artigo do Google que você postou (https://support.google.com/adwords/answer/2472742) fica implícito que estas segundas e terceiras páginas de anúncios existem sim.

Fiz um experimento aqui e pesquisei por "instrumentos musicais" e obtive uns resultados de lojas da minha região. Ao passar para as próximas páginas percebi que aquele anúncio acima dos resultados orgânicos sumiu a partir da 2ª página - mas que esse anúncio que havia vencido o lance em 1º lugar passou para o topo daqueles anúncios laterais. Os demais anúncios apareceram também nessa 2ª página, alternando posições.

Agora, o que mais me chamou a atenção é que na 3ª página apareceu anunciante novo!

Por isso fiquei ainda mais na dúvida. E, caso essas páginas subsequentes de anúncios realmente existem, me pergunto como sua ordenação acontece: se ela se baseia no leilão que o Google havia feito para a 1ª página; ou se a cada vez que o usuário passa para a página seguinte acontece um novo leilão?

Desculpe se ficou confuso ou se estou desviando do tópico (não é minha intenção), mas é que fiquei realmente intrigado Smiley feliz

Abraços!

Re: Como resolver lance muito alto ?

[ Editado ]
Principal Colaborador

Oi Carlos,

 

Antigamente o Adwords tinha uma segunda página de anúncios para os anunciantes que não cumpriam com o lance mínimo. Veja, não era uma segunda página de resultados da busca, mas sim de anúncios. 

 

Quando você fazia uma busca, do lado direito lá no último anúncio, ficava um link com a opção "Mais anúncios" e ali ficavam os anunciantes que não tinham os lances mínimos para a primeira página. Alguns anunciantes até preferiam aparecer ali, não ter tanto volume, mas receber alguns poucos cliques.

 

Há alguns anos que essa página não existe mais. Com isso, "segundas" e "terceiras" páginas de anúncios, não existem. O que acontece hoje é que quando você navega para a segunda ou mais páginas de resultados, o leilão acontece novamente, por isso uma nova ordenação de anúncios.

 

Acabei não conseguindo abrir o link que você mencionou, está dando erro, mas em todo caso, esse é o cenário de atual Smiley feliz

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Como resolver lance muito alto ?

Calouro ✭
Obrigado pelo esclarecimento, Leandro.
Então realmente a cada vez que se avança uma página adiante, ocorre um novo leilão.

Acho que o Google deveria rever sua terminologia, pois coisas como "lance abaixo de primeira página" nos leva a crer que há outras páginas.

Estranho não ter aberto o link, pois foi o mesmo link do artigo que você postou: https://support.google.com/adwords/answer/2472742

Caso não consiga abrir o link, transcrevo aqui o trecho do artigo que nos deixa confuso:

"Essas estimativas podem ajudar a tomar decisões de lance melhores. Normalmente, anúncios exibidos na primeira página ou acima dos resultados da pesquisa tendem a receber muito mais cliques do que anúncios exibidos em outras páginas de resultados da pesquisa, ou ao longo dos resultados da pesquisa."

Re: Como resolver lance muito alto ?

Principal Colaborador
Opa, agora abriu.

Realmente o nome não ajuda muito, mas é isso ai. Entenda isso como um "Lance Mínimo" para o seu anúncio aparecer na página de resultado Smiley feliz

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.