AdWords
676 Usuários online agora
676 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Como trabalhar com orçamentos limitados

Graduado ✭

Boa Noite Pessoal!

Alguns dias atrás eu criei um tópico a respeito de novos grupos de anuncios em uma campanha com orçamento limitado. 

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Melhorar-resultados/Inclus%C3%A3o-de-novas-palavras-chave-ou...

Obtive várias respostas que me ajudaram a abrir um pouco a mente sobre o que eu devia fazer neste caso. Porém, passados alguns dias, eu voltei a me questionar sobre alguns fatores. Bom, peço que pensem comigo e me corrijam, caso esteja falando besteira.

Suponhamos que tenho uma campanha com 2 grupos de anúncios bem estabelecidos (grupo A e grupo B), girando em torno de 20% de conversões na média e CTR em torno de 2%. Possuo um orçamento limitado de R$ 20,00 diários para esta campanha, que são consumidos totalmente todos os dias. Resolvo incluir um novo grupo de anúncio, buscando aumentar a segmentação da campanha. Vou chamá-lo de "grupo C".

O que ocorre. O grupo C consegue obter uma CTR expressiva, na casa dos 4%. Porém, este grupo não consegue gerar tantas conversões como os demais grupos. O grupo C gera cerca de 10% de conversões. 

Pelo fato da campanha já utilizar todo o seu orçamento diariamente, a presença do grupo C, passa a impactar diretamente no desempenho dos grupos antigos, uma vez que este passa a receber cliques que antes eram direcionados aos demais grupos. 

Vou tentar esquematizar:

Campanha de Exemplo (Antes do grupo C):

Grupo A - 20 cliques por dia | CTR 2% | 25% de conversões (5 conversões diárias)

Grupo B - 20 cliques por dia | CTR 2% | 20% de conversões (4 conversões diárias)

Como podem ver, antes de criar o novo grupo, a campanha tinha 9 conversões diárias (na média). Agora vou esquematizar como fica a campanha após a inclusão do novo grupo.

Campanha de Exemplo (Depois do grupo C):

Grupo A - 12 cliques por dia | CTR 2% | 25% de conversões (3 conversões diárias)

Grupo B - 12 cliques por dia | CTR 2% | 20% de conversões (2 conversões diárias)

Grupo C - 16 cliques por dia | CTR 4% | 10% de conversões (1,6 conversões diárias)

Como podem ver, após a inclusão do novo grupo, o número de conversões diárias diminuiu para 6,6 conversões. 

No outro tópico que eu havia criado, recebi algumas dicas interessantes do pessoal mais experiente da comunidade. Uma das sugestões veio do Gravity, que me sugeriu que diminuisse o CPC do grupo C para a metade dos demais. Dessa forma, eu diminuiria o número de cliques do grupo C  e aumentaria novamente o número de cliques dos demais grupos, e consequentemente o número de conversões. Porém, eu fiz algumas contas e ainda assim acredito que, mesmo após essa ação, o número de conversões seria inferior ao apresentado inicialmente. Vejam só, como eu imagino que ficaria a campanha, diminuindo pela metade o CPC do grupo C.

Campanha Exemplo (Alterando CPC de Grupo C):

Grupo A - 16 cliques por dia | CTR 2% | 25% de conversões ( 4 conversões diárias )

Grupo B - 16 cliques por dia | CTR 2% | 20% de conversões ( 3,2 conversões diárias )

Grupo C - 8 cliques por dia | CTR 2% | 10% de conversões ( 0,8 conversões diárias )

Eu tenho consciência que com as alterações no CPC, não exatamente o numero de cliques do grupo C cairia pela metade, mas coloquei esses números apenas para exemplificar. Pelos meus cálculos, após essa alteração, o número de conversões diárias subiria para cerca de 8 conversões diárias. Porém, esse número ainda é menor do que o número de conversões que a campanha alcançava na situação inicial. 

O custo se manteria o mesmo, uma vez que o orçamento máximo continuaria a ser atingido todos os dias. Porém, o custo  de cada conversão subiria um pouco, uma vez que o número de conversões diminuiu sensivelmente. 

Pois bem. Após isso, ainda me questiono se o melhor ainda não seria trabalhar apenas com os grupos de anúncios que já dão um retorno bem estabelecido, em campanhas com orçamento limitado, em vez de incluir novos grupos segmentados, que não conseguem resultados tão bons como os atuais.

Gostaria de ver a opinião do pessoal sobre isso. Sintam-se a vontade para me corrigir, caso tenha dito alguma besteira.

Grande Abraço!

Colega, como o orçamento é bem limitado e os grupos atuai...

Antigo Principal Colaborador

Colega, como o orçamento é bem limitado e os grupos atuais (A e B) já possuem uma boa taxa de conversão, não vejo o porquê de inserir mais um grupo sem que o orçamento seja aumentado proporcionalmente.

Mas existem outras métricas importantes além do número de conversões. É interessante que você analise o custo/conversão. Já que o orçamento é limitado, acredito que essa métrica seja mais importante para maximizar as conversões.

Ex.: O grupo A pode ter muitas conversões mas com um custo muito alto. Enquanto o grupo C, com menos conversões, ter um custo bem inferior. Nesse caso, o grupo A receberia mais atenção por ter mais conversões, mas o ideial seria que o grupo C tivesse mais importância. Isso levando em conta o baixo orçamento.

Espero que tenha ficado claro ^_^

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Saquei Bruno. No caso, como configurei os 3 grupos com o...

Graduado ✭
Saquei Bruno. No caso, como configurei os 3 grupos com o mesmo CPC, o grupo C acaba tendo um custo por conversão maior neh.

Mesmo que ambos tenham o mesmo CPC máximo, o que conta me...

Mesmo que ambos tenham o mesmo CPC máximo, o que conta mesmo é CPC real.

Divida o custo total de cada grupo pelo número de conversões para obter o custo/conversão. Para ficar mais fácil, clique em Colunas > Personalizar colunas > Conversões  > Custo/conv. (uma por clique).

Saquei Bruno. O Cpc real é o CPC médio, certo? De fato, o...

Graduado ✭
Saquei Bruno. O Cpc real é o CPC médio, certo?

De fato, o CPC médio do grupo C é um pouco menor que o dos demais.

Ainda assim, o custo por conversão do grupo C chega a ser quase o dobro dos demais.

Nesse caso, recomendo que exclua esse grupo. Ou você pode...

@dyegonery escreveu:
Saquei Bruno. O Cpc real é o CPC médio, certo?

O CPC médio é a "média" do CPC real, pois esse valor é relativo e pode ser diferente para cada leilão.

@dyegonery escreveu:
Ainda assim, o custo por conversão do grupo C chega a ser quase o dobro dos demais.

Nesse caso, recomendo que exclua esse grupo. Ou você pode segmentar mais as palavras-chave. Para isso, escolha apenas as palavras mais específicas e utilize a correspondência exata de preferência.