AdWords
314 Usuários online agora
314 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Funcionário do Google

Olá a todos!

 

  Hoje gostaria de compartilhar com vocês minhas impressões acerca da importância dos dados de mercado para a melhora nos resultados das campanhas no AdWords.

  Nenhuma empresa está sozinha no mercado. Este é composto de diversos atores (você e seus concorrentes diretos e indiretos). Todos estão inseridos em um ambiente competitivo, no qual ações e reações são determinadas pelas movimentações dos atores que o compõem. Ao entender o ambiente que o cerca, você poderá agir de maneira estruturada no sentido de ser um agente ativo nesse contexto, e não ficar passivamente observando as ações de terceiros.

  Todas as suas métricas devem ser analisadas em relação ao mercado, no sentido de prover base de comparação para que você possa melhorar seu desemepnho. Nenhuma empresa existe em absoluto e determina sozinha os rumos do mercado.

   Depois de observada essa importância, gostaria de lhe apresentar alguns recursos para que você tenha acesso a dados de mercado de forma rápida e objetiva. Hoje vou falar sobre dois mais amplos, para te dar uma visão sobre o todo (Google Trends e Google Think Insights), e ainda nessa semana sobre dois mais específicos (Planejador de Display e Planejador de Palavras-Chave).

   O Google Trends lhe apresenta a frequência em que um determinado termo de pesquisa está sendo procurado no Google, em diferentes regiões e períodos de tempo. Ele pode lhe ajudar a entender períodos em que os termos que fazem parte do seu grupo de palavras-chave são mais ou menos buscados, além de tendências históricas de aumento ou diminuição na procura dos mesmos. Veja aqui mais sobre esse recurso.

   O Google Think Insights é uma plataforma que lhe proporciona diversos dados de mercado, relativos a comportamento de compras de usuários da internet, tendências de mercado, artigos sobre temas relevantes e estratégias de sucesso do mercado online. Nela você pode encontrar dados que embasem suas decisões estratégicas e lhe proporcionem maior segurança no sentido de entender se as ações do seu dia-a-dia estão ou não alinhadas com o que está acontecendo no mercado. Veja aqui mais sobre esse recurso.

  Ainda nessa semana vou postar mais um texto sobre as ferramentas mais específicas (Planejador de Display e Planejador de Palavras-Chave). Achei importante que você se familiarizasse com as informações mais gerais dos dois recursos que indiquei antes de analisar dados mais específicos do mercado em que sua empresa está inserida.

 

Até a próxima!

 

Erick

Especialistas responderamverified_user

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Principal Colaborador
ola erick,

Obrigado pela visao geral das ferramentas ao dispor. Aguardamos mais informaçoes e dicas sobre os planeadores!

Abraço!
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Estrela em Ascensão

Excelente!!

 

Vale também uma boa leitura em bons veículos de comunicação que falem sobre marketing, mercado, mídia digital, agências, dados brasileiros e mais... Recomendo Meio & Mensagem

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Principal Colaborador
Obrigado pelas dicas, particularmente não conhecia o Google Think Insights.

Henrique Giacomitti
Linkedin

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Estudante ✭ ✭
Excelente conteúdo, Erick!

O Google Insights e Google Trends utilizo todos os dias, são ótimas ferramentas. O Planejador de palavras-chave é ótimo para dividir vários segmentos de mercados.

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Funcionário do Google

Pessoal, agora mesmo esta rolando um Hangout sobre esse assunto. Se puderem, assistam ao vivo clicando aqui. Se não puderem, vale a pena assistir depois.

 

Até mais!

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Funcionário do Google

Oi pessoal!

 

O Hangout dessa terça-feira falou sobre onde encontrar e como utilizar dados de mercado.

 

Nossos especialistas Kaio conversaram sobre algumas ferramentas, como o Google Trends, que traz as tendências das buscas de mercado, o Google Think, que traz informações de mercado para ajudar nos primeiros passos de uma campanha, e as que existem dentro do Adwords, como o Planejador de palavra-chave e o Planejador da Rede de Display e como utilizar essas informações para otimizar suas campanha de uma maneira bem interessante.

 

Uma dúvida frequente nas perguntas que percebemos, foi com relação à aplicação do Google Trends, ou seja, como utilizar nas suas otimizações. O bacana é utilizar o Trends, para saber onde esta a oportunidade, e utilizars essas informações como palavra-chave ou até mesmo investir em grupos ou campanhas específicos para isso. Aproveitem os momentos do mercado para aproveitar oportunidades das tendências que surgem, sempre cuidando pra não trazer termos muito amplos para que não traga muitos cliques sem qualidade! 

 

Com relação às ferramentas do Adwords, um conselho bacana dos nossos especialistas foi para considerar o termo e não só as palavras-chave ao usar essas ferramentas.

 

Pessoal que assistiu comentem aqui o que vocês acharam e, caso tenha ficado alguma dúvida, sintam-se a vontade para trazer pra cá e vamos fazer o possível para responder suas questões! Smiley muito feliz 

 

Até mais,

 

Karina

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Funcionário do Google

Conforme prometido, hoje vou falar um pouco mais ferramentas que usam dados de mercado que podem lhe ajudar no planejamento de sua conta. Se no post anterior falei sobre o Google Think Insights e o Google Trends, que lhe possibilitam acesso a dados do macroambiente em que sua empresa está inserida, nesse meu foco será o microambiente, principalmente seus concorrentes e consumidores.

As duas principais ferramentas do AdWords que podem lhe ajudar nesse sentido são o Planejador de Palavras-Chave e o Planejador de Display. Hoje o posto será sobre o Planejador de Palavras-Chave.

O planejador de Palavras-Chave pode te ajudar de várias maneiras. Por meio dele você pode pesquisar ideias de palavras-chave e grupos de anúncio, além verificar volumes de pesquisa e estimativas de tráfego para essas palavras ou grupos. Com ela você pode montar um planejamento detalhado, pois ao escolher palavras-chave e agrupá-las, você pode avaliar diferentes cenários de lances de CPC Máx., e a partir deles estimar cliques, custos e o alcance de sua campanha. O mais importante aqui é que você irá se utilizar de dados de mercado (volume de pesquisa para cada termo, valores de CPC médio, alterações sazonais de busca para cada termo) no sentido de embasar suas decisões de escolha de palavras-chave e grupos de anúncio. Sua decisão não será guiada unicamente pelo bom senso, mas embasada em dados de mercado e na dinâmica de busca para o contexto no qual você está se inserindo.

A ideia desse post, seguindo a mesma lógica dos anteriores, é aguçar sua curiosidade sobre a ferramenta. O aprendizado na sua utilização, na minha opinião, reside na prática. Então, mãos à obra! Entre em sua conta no AdWords e faça alguns testes. Veja como a Ferramenta de Palavras-Chave pode lhe ajudar no dia-a-dia de suas interações com o Google AdWords e no seu planejamento. Se quiser conferir alguns recursos adicionais sobre a ferramenta, segue aqui o link

 

Espero ter ajudado Smiley feliz

 

Até a próxima!

 

Erick

Re: Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas

Funcionário do Google

Olá a todos,

 

   Para fechar a série de Como usar Dados de Mercado para melhorar suas campanhas, gostaria de falar sobre o Planejador de Display. Essa ferramenta tem a mesma função do Planejador de Palavras-Chave sobre o qual falei no último post.

   É interessante notar que uma campanha de Display, usualmente, requer mais planejamento do que uma campanha de Rede de Pesquisa. Na Rede de Display você dispõe de diversas possibilidades de segmentação, podendo adequar a sua oferta no sentido de atingir seu público-alvo. No processo de criação de sua campanha você pode se deparar com diversas questões: qual será a estimativa de impressões e/ou cliques para a segmentação escolhida? Será que se eu combinar mais de duas segmentações deixarei minha campanha muito restrita? E outras perguntas certamente seguirão. Acho que apresentando um exemplo fica tudo mais fácil: Imagine que você vende carteiras em um e-commerce. Você tem ainda não tem uma ideia bem definida de público-alvo, já que suas carteiras são de uma marca utilizada por muitas pessoas. Onde será que estaria o seu público-alvo? Como ele seria formado? Você poderia clicar em obter ideias e estimativas e colocar o seu setor (no caso, bolsas e carteiras). Assim, você teria informações relativas a esse tópico, como a representatividade de pesquisa por sexo, por idade e por aparelho. Dessa maneira, a ferramenta pode ajudar você a identificar seu público-alvo, e assim melhorar a maneira como você irá moldar sua oferta! E, se gostar do tópico de interesse, você pode criar rum grupo de anúncios dentro de uma campanha de Display em alguns minutos.

   Com o Planejador de Display você pede responder a todas as perguntas na hora, ao combinar segmentações, além de pesquisar ideias de canais que se adequem às suas necessidades. Como no Planejador de Palavras-Chave, a melhor maneira de se familiarizar com a ferramenta é "brincar" um pouco com ela. Vá até a aba de Ferramentas e Análise e veja como ela funciona e como ela pode te ajudar em seu planejamento.

   Há um link muito interessanto do Google Think Insights, em inglês, que explica a ferramenta e apresenta um vídeo educativo de como se guiar por ela. Tenha aqui acesso a esse recurso. Se alguém já teve alguma experiência com a ferramenta vale a pena colocar aqui para que possamos ver, na prática, seu uso e efetividade.

 

Até a próxima!

 

Erick