AdWords
99 Usuários online agora
99 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

[Concorrência entre 3 sites da mesma empresa]

Calouro ✭

Olá Amigos, estou com o seguinte cenário. Temos um cliente que possui 3 sites diferentes e contas diferentes os mesmos concorrem entre si no mesmo segmento com os mesmos produtos.

 

Quem tocava as campanhas era o cliente e sempre dá lances para ocupar as 3 primeiras posições com os 3 sites, isso elevou muito o valor do clique, refiz todas as campanhas, fiz ajustes finos e ele quer que o site A fique na frente do B e na 3ºposição o site C qual seria a melhor estratégia para fazer isso?

 

Ele trabalha em apenas 4 cidades e seus produtos tem diversas formas de serem encontrados.

 

É melhor criar campanhas individuais por produto ou uma campanha para cidade e dividir os produtos em grupos de anúncios?

 

 Eu optei por fazer uma única campanha e segmentar os produtos em grupos de anúncios, mas estou na dúvida se fiz a melhor opção.

 

 

 

 

Especialistas responderamverified_user

Re: [Concorrência entre 3 sites da mesma empresa]

[ Editado ]
Graduado ✭ ✭ ✭

Oi Juliano,

Cara que cenário legal! Gostei também da criatividade desse cliente, 3 sites como 3 empresas para ocupar as posições de destaque do seach e não deixar espaço para a concorrência

Bom vamos a sua pergunta, para conseguir que um site esteja na frente do outro, nas suas mãos você tem apenas o gerenciamento do lance. O que determina a posição do anuncio "basicamente" é CPC x Índice de qualidade.
Como o índice de qualidade não é definido exatamente por você, o que você tem em mãos para gerenciar essa ordem dos sites no seach é o CPC, levando em consideração que o Google vai dar o mesmo índice de qualidade para todas as palavras-chave e todos os sites, o que provavelmente não acontecerá.
Claro, você também pode fazer algumas tentativas para aumentar ou abaixar o índice de qualidade para um determinado site visando ordenar os sites na busca mas acho que isso seria complexo e difícil.

Vamos a  outra pergunta "...É melhor criar campanhas individuais por produto ou uma campanha para cidade e dividir os produtos em grupos de anúncios?"

Res: Depende da necessidade de divisão da verba, eu faço dessa forma pois minha necessidade de divisão da verba é por região e não produto, caso sua necessidade de divisão da verba fosse por produto provavelmente teria que criar uma campanha para cada produto, mas se for por região essa necessidade de separação da verba, está certinho.

Bom espero ter ajudado, abs!

Re: [Concorrência entre 3 sites da mesma empresa]

[ Editado ]
Principal Colaborador

Ola juliano,

Essa estrategia de manipulaçao da pagina de pesquisa vai totalmente contra as politicas de publicidade do Google. Dupla veiculaçao Ver aqui https://support.google.com/adwordspolicy/answer/2600168?hl=pt-BR

Esse tipo de estrategia tem proliferado é verdade, mas a minha recomendação seria para repensar essa estrategia, para nao ter problemas de suspensao de conta.

 

 

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: [Concorrência entre 3 sites da mesma empresa]

[ Editado ]
Graduado ✭ ✭ ✭

Tripla veiculação! Smiley muito feliz

Juliano se este caso citado por você está te prejudicando, denuncie. Mais se você pensa em
fazer algo parecido, desista antes que alguém te denuncie e você acabe perdendo as contas e todo investimento aplicado.

https://support.google.com/adwordspolicy/answer/2600168?hl=pt-BR

♩♫Wiggle Wiggle Wiggle.♭♪

Re: [Concorrência entre 3 sites da mesma empresa]

Antigo Principal Colaborador
Juliano, essa estratégia só prejudica o mercado. É possível que você acabe inflacionando o CPC e pague cada vez mais caro. Pq não concentrar todos os esforços em apenas um site?

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Re: [Concorrência entre 3 sites da mesma empresa]

[ Editado ]
Principal Colaborador

Juliano,

Além dessa estratégia infringir as políticas de publicidade do Google, ela prejudica demais o segmento do seu cliente, pois inflacionará o CPC do nicho e afetará negativamente o ROI.

Inserir 2 sites "fictícios" e, ainda por cima, criar uma briga pelas posições do lado superior faz com que os lances de CPC fiquem cada vez mais altos e, no médio prazo, isso chega até a inviabilizar a continuidade dos anúncios, pois os cliques ficarão tão caros que não compensará mais anunciar no Adwords.

Exemplo clássico é o nicho de desentupidoras que executaram "estratégias" semelhantes à do seu cliente e hoje pagam em torno de R$ 50,00 o clique.

Enfim, os sites do seus clientes podem até não ser suspensos, mas certamente sofrerão as consequências das suas ações e afetarão todo o nicho do mercado com lances de CPC absurdamente caros.

__
Alex Pelati