AdWords
560 Usuários online agora
560 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Calouro ✭

Bom dia, galera! Sou novo aqui no forum, mas estou sempre acompanhando as discussões.

Seguinte, sou o gestor de um e-commerce, que foi lançado há 1 mês e meio.

O e-commerce está com layout agradável, e nossa taxa de conversão no orgânico é de aproximadamente 1%.

Mas as campanhas que eu faço no adwords não estão trazendo nenhum retorno.

A Empresa é uma grife de moda, então não dá pra eu criar campanhas com o nome do produto, já que meus produtos tem nomes que ninguém busca. Então eu procuro criar campanhas como: "Vestido curto estampado" e crio uma página onde seleciono alguns produtos estampados e sempre negativo palavras como: casamento, infantil, entre varias outras.. Mas a conversão disso é baixíssima, quase não acontece.

Nosso ticket médio é de aproximadamente R$ 300,00.

Deixei esse final de semana rodando uma campanha de shopping e uma campanha: "Vestido curto" onde selecionei alguns bons produtos que temos, que tem imagem boa e é bem visitado. Resultado:

 

Consegui 487 cliques e nenhuma conversão no adwords.

Consegui 172 cliques no shopping e nenhuma conversão no shopping.

 

 

O problema é normal devido aos valores elevados dos produtos?

Obs: O preço médio dos produtos é de aproximadamente R$ 270,00.

 

 

Espero não ter esquecido de nenhum detalhe importante pra vocês darem suas opiniões sobre meu problema. Caso eu esqueci, peço que me avisem.

 

até mais

Especialistas responderamverified_user
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Marcos S
Setembro 2015

Re: Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Principal Colaborador

Oi Marcos,

 

Esse seu pensamento entre Pago vs Orgânico é algo um tanto comum na cabeça dos anunciantes, mas eu faria a sugestão pra você analisar por outro ponto. Pensando que é a sua marca que se conecta com o cliente, quanto mais fácil ele achar ela, melhor, não importa aonde. É por isso que você vê hoje diversas marcas desenvolvendo aplicativos, sites, lojas, banners, outdoors, totens nos shoppings, tudo isso, para o usuário estar sempre em contato com ela de alguma forma. 

 

Com isso, se o usuário vai clicar no pago ou orgânico, eu penso que não importa, mas penso que o meu papel como anunciante, é estar presente e acessível para o usuário clique em mim. Não gosto da idéia de minimizar a chance do usuário que está procurando por mim, não me achar, então quanto mais presente, melhor. Existe até um estudo do Google que mostra que existem muitas vantagens de se aparecer ao mesmo tempo para uma busca no pago e no orgânico, veja:

http://ssl.gstatic.com/think/docs/organic-impact-on-paid_infographics.pdf

 

Lembre que muitos usuários não sabem que aquilo é um anúncio, e se ele procurou pela sua marca e um concorrente apareceu com anúncio em primeiro lugar acima do seu orgânico, existe uma chance dele clicar por ali e "deixa eu ver o que tem aqui, pode ser interessante".

 

Por experiência e ainda por estudos do Google, as campanhas Institucionais chegam a representar 96%, sim, noventa e seis porcento do resultado de uma conta. Claro que esse valor varia, mas em sua maioria, esse número costuma ser a maior fatia do bolo. Então a minha sugestão é: Sim, faça SEMPRE campanhas institucionais.

 

Com relação as palavras e anúncios, já trabalhei com esse segmento e tive sucesso seguindo o uso de palavras long-tail e fazendo uso das correspondências de Ampla MODIFICADA, Frase e exata. Realmente você vai ter mais trabalho em gerenciar palavras long-tail, pois você vai ter um resultado fragmentado entre diversas palavras, ao invés de ter uma palavra que gera todo o resultado, mas com certeza é algo que vale a pena no médio/longo prazo.

 

Naqueles tópicos que te passei, citei sobre o relatório de termos de pesquisa. Ele vai mostrar termos que os usuários pesquisaram, que acionaram os seus anúncios e que tiveram pelo menos 1 clique, mas não são necessariamente termos que você tem na campanha. Então ele é um ótimo local pra você descobrir novas palavras para adicionar e comprar (como as long-tail) e também novas palavras para negativar. Dá uma olhada: 

https://support.google.com/adwords/answer/2472708

 

Dos textos, é importante sempre testar combinações. Não deixe para utilizar as suas "ofertas" ou apelos somente na extensão de frase chamariz, pois ela nem sempre aparece. Utilize elas também no seu texto de anúncio.

 

A estrutura da sua conta também é importante. Ela não te traz impactos diretos na conta, mas pode te ajudar a ser mais direcionado se você estruturar ela direitinho. A idéia é que você tenha grupos de anúncios pequenos, com poucas palavras, mas que sejam palavras sobre um tema específico, para que você possa escrever um anúncios sobre aquele tema, CITANDO a palavra-chave no texto do anúncio, e enviando o usuário para a página sobre esse produto. Essa é a melhor tríade que você pode fazer. Então se o usuário procurou por "vestidos estampados da marca X", você vai ter um Grupo com esse tipo de palavras, vai ter um anúncio citando algo como "quer comprar vestidos estampados da marca X?", e enviar ele para uma página com esse produto.

 

Marco, entendo o objetivo de venda e ele precisa existir nas ações de marketing de vocês, mas o mais importante é se planejar e traçar uma meta, pois no Adwords, principalmente para lojas online, o resultado leva tempo e otimização constante.

 

Espero que ajude.

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Exibir solução no post original

Re: Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Principal Colaborador
Olá Marcos,

Bem-vindo!!

Existe um certo desconforto em se comprar roupas pela internet, existe vários problemas como: possibilidade da roupa não servir, produto ser de qualidade não esperada, ter cores diferentes da imagem, etc...

Não estou dizendo que ninguém compra ou que ninguém faz dinheiro vendendo moda pela Internet, alguns dos maiores varejistas do AdWords que gastam milhões, são do setor de moda - assim algumas coisas tem que estar perfeitamente alinhadas para conseguir alavancar.

O seu problema, é que quem vai comprar deste e-commerce, enfrenta normalmente uma combinação de obstáculos:

- Eles estão comprando de uma loja que nunca ouviram falar (Se o produto não servir, minha vida vai virar um inferno para trocar?)
- Eles estão comprando um produto que nunca ouviram falar (O Produto é de qualidade?)
- Eles estão pagando caro pelo produto, é bem diferente deles arriscarem em pagar e não se importarem pois pagaram barato no produto.

Assim é necessário você considerar algumas mudanças, mesmo que radicais:

- Investir um certo orçamento em Branding - ou seja, dedicar um percentual da campanha para impressões em Display e remarketing sem se importar tanto com custo por conversão
- Considerar adicionar outros produtos de marcas já conhecidas! Isto é o ponto mais importante, faça parceria com grifes já conhecidas internacionalmente e segmente estas palavras-chave na pesquisa - quanto mais marcas e produtos em estoque, melhor.
- Dê garantias de trocas incondicionais, como por exemplo troca ou devolução em xx dias sem custo algum e deixe isto bem visível em todas as páginas do site, através de banners.

Boa Sorte!

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Calouro ✭
Obriado pela Resposta Gravity.
Provavelmente o problema está ai mesmo! No orgânico temos conversão razoavel, porque? Porque as palavras chaves procuradas no google que fazem eles entrarem no site, é o nome da marca(99% dos casos). Ou seja: é quem ja comprou da marca uma vez provavelmente, ou ja viu alguem usando... Ja que somos bem reconhecidos fisicamente.
Obs: estamos em mais de 600 lojas fisicas do Brasil.

Enfim, sobre suas perguntas:

Se o produto não servir, minha vida vai virar um inferno para trocar?
Interessante isso.. Quando lancei a loja, estávamos com conversão de aproximadamente 0.3%. Fizemos algumas mudanças, e quando coloquei um banner de "Troca Grátis" logo abaixo do botão comprar, a conversão subiu significativamente!

O Produto é de qualidade?
Sim! mas provavelmente eles não sabem disso, ja que a maioria nunca ouviu falar da marca.

Acredito então, baseado nessas informações, que o que deve ser trabalhado, deverá ser o branding, né?
Para nossa sorte, fechamos um contrato com 5 grandes blogueiras brasileiras e acredito que com isso vamos conseguir fazer um branding legal.. (Na minha opinião, fazer branding aproveitando a influência dessas meninas é a melhor forma)


Mas baseado em todas essas informações, você me recomenda esquecer a performance em adwords?

Re: Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Principal Colaborador

Oi Marcos, como vai?

 

Apoio todos os pontos que o Gravity colocou pra você.

 

Apostar em branding hoje em dia é algo obrigatório para todos os anunciantes, e sinceramente, é algo que 98% deles acaba não fazendo.

 

Eu deixo a sugestão pra você para que você compre as palavras das marcas e da sua marca, mesmo que elas tenham um volume baixo de pesquisa. A idéia é que você perca em volume, mas ganhe em qualidade. Talvez essas palavras não tenham um volume considerável, mas o fato da pessoa já buscar por uma dessas marcas, já se conclui que ela está em um momento de interesse/decisão de compra, e a chance dela converter é maior, bastando agora a sua marca conquistar e mostrar que é fiel, passando credibilidade para que ela finalize a compra.

 

Concordo também em você apostar em Remarketing para Display, e você pode inclusive, fazer remarketing para a rede de pesquisa, algo ainda não tão utilizado, e que se bem aplicado, trás bons resultados. Dá uma olhada aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2701222?hl=pt-BR

 

Agora, eu não deixaria a performance de lado no Adwords. Não ter o resultado esperado faz parte, e por isso testar e otimizar SEMPRE é importante. Costumo dizer que nada no Adwords trabalha sozinho. Dificilmente você vai mexer em apenas uma configuração e vai fazer as campanhas gerarem o resultado esperado, por isso, aproveitar um conjunto de coisas que a ferramenta oferece, pra mim, é sempre o melhor caminho.

 

Digo isso, pois é preciso analisar outros fatores que podem estar impactando a sua campanha, por ex:

 

  • O texto dos meus anúncios está relevante? (ele cita/fala do produto que a pessoa procurou? ele oferece algum diferencial em relação ao concorrente? Tem alguma oferta/atrativo/call-to-action?) Lembrando que vale sempre usar de 2 à 3 anúncios por grupo para testar diferentes abordagens
  • Como estou usando as correspondências de palavras?
  • Estou usando palavras-negativas?
  • Estou comprando palavras relevantes e específicas para o negócio? (evite palavras genéricas como "comprar calça femina", prefira algo como "calça feminina marcaXX preta"
  • Estou usando Extensões de anúncios? (as extensões agora fazem parte do cálculo de índice de qualidade, e quem não usa, certamente está perdendo espaço)

Esses são alguns pontos. Tivemos algumas discussões parecidas recentemente. Deixo abaixo dois links que você pode dar uma olhada que podem te ajudar:

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Otimiza%C3%A7%C3%A3o-de-campanhas/Como-resolver-lance-muito-...

 

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Bate-papo/campanha/m-p/137894/highlight/true#M7538

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Calouro ✭
Obrigado pela Resposta, Leandro.
Vocês estão realmente me ajudando!

Sobre a campanha institucional(da marca):
Eu sempre tive a dúvida se devo ou não criar... Por exemplo: Se uma cliente em potencial está com a intenção de comprar na nossa loja, ela acessa o google e pesquisa pelo nome da nossa loja. Se não tiver o anuncio pago da nossa marca, essa cliente vai clicar no organico. Que vai ser a primeira posição.
Então a pergunta é: Vale a pena eu pagar para ela entrar, sendo que ela vai entrar de qualquer forma?
Meu pensamento está errado?

Sobre os anuncios:
Eu não tenho experiência de sucesso com adwords ainda, mas eu sigo as melhores práticas, acredito...
Faço campanhas como: Vestido longo estampado, adiciono palavras negativas, segmento por região(SP, RS e PR) que é onde vendemos mais... Confesso que utilizo palavras chaves como: Comprar vestido longo, achava que tinha um retorno legal, pois a cliente está na intenção de comprar... Mas vou estar removendo... E eu utilizo textos baseados em concorrentes, e utilizo de textos chamariz como Frete Grátis, 6x sem juros, troca grátis...


Ta preciso entender como melhorar isso, se é possível, devido ao fato de sermos uma grife... Enfim, vocês estão me ajudando bastante, caso tiver mais alguma opinião sobre o assunto, é muito bem vinda!

Obrigado
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Marcos S
Setembro 2015

Re: Conversão muito baixa nas campanhas de adwords

Principal Colaborador

Oi Marcos,

 

Esse seu pensamento entre Pago vs Orgânico é algo um tanto comum na cabeça dos anunciantes, mas eu faria a sugestão pra você analisar por outro ponto. Pensando que é a sua marca que se conecta com o cliente, quanto mais fácil ele achar ela, melhor, não importa aonde. É por isso que você vê hoje diversas marcas desenvolvendo aplicativos, sites, lojas, banners, outdoors, totens nos shoppings, tudo isso, para o usuário estar sempre em contato com ela de alguma forma. 

 

Com isso, se o usuário vai clicar no pago ou orgânico, eu penso que não importa, mas penso que o meu papel como anunciante, é estar presente e acessível para o usuário clique em mim. Não gosto da idéia de minimizar a chance do usuário que está procurando por mim, não me achar, então quanto mais presente, melhor. Existe até um estudo do Google que mostra que existem muitas vantagens de se aparecer ao mesmo tempo para uma busca no pago e no orgânico, veja:

http://ssl.gstatic.com/think/docs/organic-impact-on-paid_infographics.pdf

 

Lembre que muitos usuários não sabem que aquilo é um anúncio, e se ele procurou pela sua marca e um concorrente apareceu com anúncio em primeiro lugar acima do seu orgânico, existe uma chance dele clicar por ali e "deixa eu ver o que tem aqui, pode ser interessante".

 

Por experiência e ainda por estudos do Google, as campanhas Institucionais chegam a representar 96%, sim, noventa e seis porcento do resultado de uma conta. Claro que esse valor varia, mas em sua maioria, esse número costuma ser a maior fatia do bolo. Então a minha sugestão é: Sim, faça SEMPRE campanhas institucionais.

 

Com relação as palavras e anúncios, já trabalhei com esse segmento e tive sucesso seguindo o uso de palavras long-tail e fazendo uso das correspondências de Ampla MODIFICADA, Frase e exata. Realmente você vai ter mais trabalho em gerenciar palavras long-tail, pois você vai ter um resultado fragmentado entre diversas palavras, ao invés de ter uma palavra que gera todo o resultado, mas com certeza é algo que vale a pena no médio/longo prazo.

 

Naqueles tópicos que te passei, citei sobre o relatório de termos de pesquisa. Ele vai mostrar termos que os usuários pesquisaram, que acionaram os seus anúncios e que tiveram pelo menos 1 clique, mas não são necessariamente termos que você tem na campanha. Então ele é um ótimo local pra você descobrir novas palavras para adicionar e comprar (como as long-tail) e também novas palavras para negativar. Dá uma olhada: 

https://support.google.com/adwords/answer/2472708

 

Dos textos, é importante sempre testar combinações. Não deixe para utilizar as suas "ofertas" ou apelos somente na extensão de frase chamariz, pois ela nem sempre aparece. Utilize elas também no seu texto de anúncio.

 

A estrutura da sua conta também é importante. Ela não te traz impactos diretos na conta, mas pode te ajudar a ser mais direcionado se você estruturar ela direitinho. A idéia é que você tenha grupos de anúncios pequenos, com poucas palavras, mas que sejam palavras sobre um tema específico, para que você possa escrever um anúncios sobre aquele tema, CITANDO a palavra-chave no texto do anúncio, e enviando o usuário para a página sobre esse produto. Essa é a melhor tríade que você pode fazer. Então se o usuário procurou por "vestidos estampados da marca X", você vai ter um Grupo com esse tipo de palavras, vai ter um anúncio citando algo como "quer comprar vestidos estampados da marca X?", e enviar ele para uma página com esse produto.

 

Marco, entendo o objetivo de venda e ele precisa existir nas ações de marketing de vocês, mas o mais importante é se planejar e traçar uma meta, pois no Adwords, principalmente para lojas online, o resultado leva tempo e otimização constante.

 

Espero que ajude.

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.