AdWords
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Calouro ✭

Sitelinks de anúncios são linhas contendo links adicionais que podem ser exibidas logo abaixo dos anúncios. O principal objetivo é ampliar as funcionalidades do anúncio ao dar a capacidade do usuário se direcionar para partes específicas do website, antes mesmo de entrar nele.



Exemplo de um sitelink de uma linha e quatro sitelinks logo abaixo do anúncio


Os sitelinks normalmente podem ser exibidos em uma, duas ou três linhas. Além de possibilitar o direcionamento do usuário para páginas de destino adicionais, outra vantagem de sitelinks está na possibilidade de elevar a taxa de cliques por conta da ampliação do valor visual do anúncio na rede de pesquisa – existem casos de que sitelinks elevaram até 30% a taxa de cliques.

Sitelinks são somente exibidos para anúncios que possuem um índice de qualidade bem elevado e somente quando o anúncio é exibido no topo dos resultados naturais.

O formato que eles são exibidos (em uma, duas ou três linhas) depende da exclusividade ou taxa de clique esperada do seu anúncio em relação aos concorrentes para o termo pesquisado – o formato de duas ou três linhas é normalmente exibido quando seu anúncio possui uma grande exclusividade e relevância, como por exemplo quando o usuário pesquisa pelo nome de sua marca ou quando você é um dos poucos concorrentes que atende a pesquisa do usuário com elevado índice de qualidade – neste caso são exibidos dois sitelinks para cada uma das linhas - podendo ser exibidos até seis sitelinks de uma única vez.

Na maioria dos casos onde ocorrem pesquisas de termos mais genéricos e/ou mais concorridos, são exibidos somente no formato de uma linha, mas que pode ter até quatro sitelinks no total.

Como criar sitelinks para suas campanhas


Criar sitelinks para sua campanha é bem fácil: O primeiro passo é decidir quais as páginas de destino e os respectivos textos que serão utilizados para cada link.

Algumas ideias de sitelinks que você pode criar são:

  • Categorias ou subcategoria de produtos (“Smartphones”, “Tablets”).
  • Páginas padrão do seu website (“Quem somos”, “Clientes”, “Promoções”, ”Lojas”).
  • Promoções especiais (“Smartphone Android em 12x”, “Galaxy SII com Frete Grátis”).
  • Marcas que sua loja venda e você tenha permissão de uso em anúncios (“Samsung”, “Motorola”).
  • Alguma chamada para ação (“Entre em Contato”, “Cadastre-se”, ”Faça Parte do Clube”).

Lembre-se de optar por textos não muito longos para os sitelinks, assim podem ser exibidos mais sitelinks no caso mais comum de uma linha.

Sempre tenha em mente que o sitelink deve ter relevância com todos os anúncios da campanha – não é possível associar sitelinks à grupos de anúncios específicos - caso queira determinar sitelinks específicos para certos grupos de anúncios, você deve criar campanhas separadas para eles.

Após decidir os sitelinks que você vai criar para uma determinada campanha, basta ir à Guia “Extensões de Anúncios”, selecionar “Visualizar Extensões de Sitelinks”, clicar “+Nova extensão” e adicionar cada texto do link e a respectiva URL de destino.

Você pode criar até dez sitelinks para cada campanha, mas serão exibidos no máximo até seis sitelinks associados ao seu anúncio.

Sitelinks Incorporados

Além dos formatos mencionados de uma, duas ou três linhas, existe o formato incorporado. Tal formato é exibido quando algum critério de sitelinks padrão não é satisfeito (como por exemplo, o índice de qualidade não é elevado o bastante), mas o anúncio ainda é exibido acima dos resultados naturais de pesquisa e quando uma porção do texto do anúncio é idêntica ao texto do sitelink:



Exemplo de dois sitelinks incorporado à linha de descrição do anúncio.


Para exibir sitelinks incorporados, é necessário que uma parte do texto do anúncio seja igual ao texto do sitelink. Assim tenha sempre em mente o texto dos seus anúncios existentes ao criar alguns dos sitelinks para suas campanhas.

Medindo resultados

Apesar da medição de resultados e otimização de sitelinks ser bastante limitada, existem atualmente duas maneiras de verificar as estatísticas referentes aos seus sitelinks: Uma na aba “Campanhas” e outra na aba “Extensões de anúncio”.

Na aba “Campanhas”, selecione “Segmentar” e “Tipo de clique” no qual você vai ter estatísticas de cliques para “Título”, quando ocorrem cliques no anúncio e “Sitelink”, para quando ocorrem cliques diretamente em algum dos sitelinks.

Outro método de obter estatísticas é ir à Guia “Extensões de Anúncios” e “Visualizar: Extensões de Sitelinks” – observe que neste caso ao contrário da estatística na aba “Campanhas”, são exibidas estatísticas de somente quando são exibidos os sitelinks, mas os cliques exibidos não necessariamente refletem os cliques nos sitelinks, mas em qualquer parte do anúncio.

Atualmente não é possível obter qualquer outro tipo de estatística sobre sitelinks como por exemplo, taxa de cliques em cada sitelink ou qual dos formatos foi exibido.

Políticas de publicidade

Os sitelinks devem obedecer todas as mesmas políticas de publicidade do texto do anúncio e ainda políticas específicas adicionais, como por exemplo, não podem conter mensagens impróprias para menores de 18 anos, mesmo que seus anúncios estejam classificados para mensagens deste tipo.

Lembre-se ainda, que os sitelinks devem levar para páginas de destino distintas – você não pode ter dois ou mais sitelinks levando para a mesma página de destino dentro da mesma campanha e ainda o domínio de cada link deve ser o mesmo do URL de visualização dos anúncios dentro da campanha.

Sitelinks - Dicas

Em resumo, as principais dicas sobre sitelinks são:

  • Sempre crie sitelinks para cada campanha que segmentar a rede de pesquisa.
  • Para campanhas que não sejam de marcas exclusivas (maioria dos casos) dê preferência para texto de links não muito longos, pois o mais provável é que seja exibido o formato de uma linha.
  • Reserve alguns sitelinks para o formato incorporado, assim use textos idênticos a trechos da descrição 2 de anúncios existentes na campanha.
  • Sempre que possível, faça sitelinks que sejam relevantes para todos os anúncios da campanha ou poderão ser exibidos links irrelevantes para seu usuário.
  • Sempre tenha páginas de destino diferentes e relevantes para cada sitelink que criar em uma campanha.
  • Ao criar sitelinks pense sempre na experiência do usuário e ainda respeite as políticas de publicidade do AdWords.
Especialistas responderamverified_user

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Mestre ✭ ✭ ✭

Oi, Master!

 

Obrigada por enviar esta mensagem! Vale dizer que este artigo foi publicado por nosso Principal Colaborador Gravity no blog Por Dentro do AdWords.

 

Abraços!

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Estudante ✭ ✭ ✭

Uma dúvida constante entre meus alunos e clientes é se devem ou não utilizar o nome da empresa como palavra-chave, pois na maioria dos casos o site já é o primeiro na busca orgânica, sem a necessidade de pagar pelo clique.

Caso este seja o seu caso, a extensão de Sitelinks pode ser uma "resposta", com ela é possível aumentar o seu anúncio e mostrar para o usuário que pesquisou pelo nome da empresa, os serviços específicos, ou alguma promoção, dica, download, e levá-lo diretamente a esta página.

Recentemente fizemos isso para um cliente que relutava em utilizar esta estratégia pois ele já tinha conversão da busca natural, o resultado foi que o número de conversões aumentou muito, com um custo muito, muito baixo....ou seja, continuaram as conversões pelo resultado orgânico e ele conseguiu mais conversões pelo link patrocinado.

Att

Rodrigo camara

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Calouro ✭

Olá,

 

Obrigado pela informação, realmente e bem util. 

 

abraços

Rogério R.

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Calouro ✭

Olá Master

 

Ótimas dicas, parabéns pelo post.

 

Abraço.

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Principal Colaborador

Os sitelinks têm um ótimo retorno, pois é uma oportunidade de ampliar a divulbação de produtos dentro do anúncio.

Particularmente não acho uma boa estratégia de vendas anunciar o nome da empresa como palavra-chave - pois se o usuário já busca pelo site institucional, fazer com que ele clique no anúncio é perder dinheiro com acesso já ganho. Como alternativa buscaria uma campanha institucional pela rede de display.

 

Mas vale da necessidade de cada empresa, em alguns casos em que o nome seja pouco conhecido ou nome composto de difícil concorrência utilizar como palavra-chave pode ser uma boa alternativa.

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Estudante ✭ ✭

Eu acho uma ótima idea comprar o nome da empresa e péssima ideia usar o recurso Sitelinks de forma "aleatória".

 

Se você já aparece em primeiro no resultado orgânico, comprar a palavra-chave nos links patrocinados faz com que toda a primeira rolagem fique "exclusivamente" com a sua empresa. Domine o resultado de busca com isso! Homem feliz

 

Sobre Sitelinks acho bacana usar com moderação, pois você pode tirar o foco da busca do usuário e você pagar um clique desnecessário diminuindo assim seu ROI.

 

Exemplo: Ao buscar "aquário água doce" a loja pode exibir sitelinks sobre comida para cães, comida para gatos, compre uma calopsita, etc. O usuário poderá clicar nesses links e distrair totalmente a atenção principal. O correto é ter sitelinks como aquário água doce 30L, aquário água doce acrílico, etc.

 

 

Ricardo Zacho
MZclick

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

[ Editado ]
Principal Colaborador

....meu artigo de sitelinks... sem citar a fonte. Smiley triste ... Que feio Master

 


HenriqueBG escreveu:

Particularmente não acho uma boa estratégia de vendas anunciar o nome da empresa como palavra-chave - pois se o usuário já busca pelo site institucional, fazer com que ele clique no anúncio é perder dinheiro com acesso já ganho. .



Eu tenho uma opinião um pouco diferente. Se você usar o webmaster tools, ele pode conseguir te dar um dado interessante: o CTR de palavras na pesquisa orgânica. Se você verificar o nome da marca na pesquisa orgânica, ele dificilmente é 100% mesmo para marcas bem específicas, ou seja, por incrível que pareça, algumas pessoas se perdem ao pesquisar por nome de marca ou são atraídas por resultados concorrentes. 

 

Eu vi uma pesquisa da própria Google, que infelizmente não achei como referência, que indica que dar lance para palavras de marca própria, eleva em 20% as conversões (ou os cliques? não me recordo) em geral para pesquisa de marca.

 

A pesquisa de marca é um momento muito decisivo no processo de compra, pois geralmente é o momento que o usuário decide fazer a compra. Além do mais lances de palavra de marca própria, geralmente possuem um cpc muito baixo por conta da baixa concorrência e pela elevada relevância do anúncio da sua empresa.

 

Minha recomendação é que sempre dê lances para suas marcas criando uma campanha separada na rede de pesquisa somente para palavras de marca própria, e mantenha os relatórios desta campanha separados das demais: Ao passar relatórios de desempenho para seu cliente, indique separadamente quais são as compras realizadas por pesquisas da marca dele.

 

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Dicas sobre Extensões de Sitelinks

Calouro ✭

Ôloco bira, cite as fontes dos artigos.

Se o conhecimento já é de graça pelo menos mostre um pouco de reconhecimento.