AdWords
632 Usuários online agora
632 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Domínio adicional melhora resultado na busca ORGÂNICA?

[ Editado ]
Calouro ✭

A utilização de domínios estrategicamente criados com palavras-chave em sua composição, mas que direcionam os usuários para um site mãe, seja de forma automática ou por meio de uma página criada exclusivamente para isso, é avaliada de que forma pelo Google, "Positiva" ou "Negativa"?

 

Exemplificando: uma loja de doces chamada Docinhos, possui um site com a url www.docinhos.com.br, compra os domínios adicionais: www.docedeleite.com.br, www.docedeamendoin.com.br, www.pirulito.com.br, www.chiclete.com.br, etc, e direciona todos eles para o domínio principal que é www.docinhos.com.br. Assim, quando o usuário buscar por “chiclete”, por exemplo, irá encontrar o site www.chiclete.com.br nas primeiras posições da busca orgânica que irá direciona-lo para o www.docinhos.com.br)?

 

Desculpe pelo tamanho da pergunta ou se existe algum termo técnico que resumiria tudo isso e não o conheço Smiley feliz

Especialistas responderamverified_user

Re: Domínio adicional melhora resultado na busca ORGÂNICA?

Principal Colaborador
Olá Ricardo,

A sua pergunta esta relacionado com SEO nos resultados organicos do Google, embora o focus da Comunidade seja o AdWords, vou dar a minha visao sobre o tema que tem sofrido várias alterações ao longo do tempo na forma de indexação do Google: objectivamente na minha forma de ver essa técnica no passado deu alguns frutos, actualmente penso que por si só não agrega valor em termos de ranking.

No passado existiam empresas que registavam multiplos dominios como palavras chave, criavam uma especie de landing page sem conteúdo relevante que depois direccionava para o site principal. Essa tecnica foi perdendo relevância ao longo do tempo, dado que o Google cada vez mais prioriza e tem foco no conteúdo de qualidade e não simplesmente em "enchimento de palavras chave" na pagina de destino.

Acho que ao registar esses dominios deve apostar numa estratégia de criar conteúdo exclusivo e util para o utilizador e não para o motor de busca, para cada um desses temas ao invés de simplesmente ter o objectivo de encaminhar tráfego para o site principal.

SEO não se cinge apenas ao motor de busca em si, tem a ver com muitos factores é uma estratégia global de presença de forma activa e relevante em diversos meios como por exemplo nos social media. Acredito que dá muito trabalho mas sempre com o foco no utilizador, tendo isso em conta os resultados viram por acréscimo.

Não sou "O Especialista" em SEO mas posso dizer que tenho algumas luzes sobre o tema.

Espero que ajude!

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Domínio adicional melhora resultado na busca ORGÂNICA?

Mestre ✭ ✭
Ricardo, como o Nuno comentou e particularmente concordo plenamente com ele, não vejo mais isso como uma técnica tão válida, ouvi dizer que o Google irá até começar a penalizar esses diversos domínios (isso não sei a veracidade), mas, pensando em conteúdo com relevância isso vai contra, além de, é único e exclusivo para a busca orgânica, dentro do Adwords você não pode anunciar mais do que o site principal, senão, viola as políticas e você pode ser seriamente punido.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Domínio adicional melhora resultado na busca ORGÂNICA?

Principal Colaborador
Além de não ser uma técnica que vá te ajudar como os demais já falaram, você pode chegar a ser punido em todos os sites por apresentar o mesmo conteúdo em todos eles.

Eu também não recomendo

Re: Domínio adicional melhora resultado na busca ORGÂNICA?

Calouro ✭ ✭ ✭
Olá Ricardo

Sobre a utilização de múltiplos domínios só tem relevância caso a sua empresa seja conhecida por outro nome que não o nome fantasia registrado. Este redirecionamento precisa ser configurado como 301.

O fato de vc trabalhar com domínios de palavras chaves exatas(por exemplo chicletes.com.br) só funciona em SEO ou AdWords se criar um site novo, com o conteúdo relevante aos termos a serem trabalhados na busca. O site poderá indexar melhor na busca orgânica, e o AdWords melhora o índice de qualidade desde que a pagina de destino tenha as palavras chaves.

Outro ponto que vc pode aproveitar com domínios adicionais é criar uma estratégia de SEO chamada Back Links, quanto mais sites na internet tiverem link para o seu domínio, seu site acaba sendo melhor qualificado na busca orgânica.

Parece simples mas é bem complexo, possuem muitas variáveis, e o dependendo da palavra chave ou do nicho a ser explorado o retorno é a longo prazo.

Caso não tenha como investir para criar sites com conteúdos relevantes ao seu negócio e tempo para esperar a curva de retorno, melhor investir em AdWords que o retorno é imediato.