AdWords
960 Usuários online agora
960 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Estratégia de separar por grupos

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Bom dia pessoal, tudo bom?

 

Então, é o seguinte:

  Eu tinha uma campanha com 15 tipos de produtos diferentes. Ao longo do tempo fui percebendo que alguns grupos não tinham muitos cliques porque outros já estavam estourando o orçamento, devido a alta procura. Então eu dividi os produtos em 3 Campanhas; Alta, Média e Baixa Procura.

 

  Fiz isso  e ficou tudo lindo... mas logo a historia se repetiu. Se eu dividir de novo os grupos não vou conseguir muitos cliques, por conta dos lances das palavras, já que o orçamento também será dividido. Ai logo vejo, "Limitado pelo orçamento".

 

  E ai José, que estratégia devo tomar? Já que dividir os grupos parece não estar dando certo.

 

Obs:

Todas as palavras estão com IQ ótimos, CTR também.

Especialistas responderamverified_user

Re: Estratégia de separar por grupos

Principal Colaborador
O que se repetiu? As campanhas de alta, média e baixa procura estão estourando o orçamento?

Na minha opinião, a estratégia que você deve tomar é mais de marketing do que de Adwords em si. Você tem que reavaliar quais os produtos que você mais deseja vender tendo em vista a rentabilidade, seu estoque, logística (priorizar produtos com frete e transporte mais fácil), etc. Agora, se você tem um produto que come o orçamento e não vende, aí é a otimização das palavras chave: adição de negativas, pausar palavras-chave, dar lances maiores a grupos de anúncio (e nas próprias palavras, se houver necessidade) que trazem mais vendas e mais baixos nas de vendas menores...

Não sei se entendi bem a pergunta. É isso?

Re: Estratégia de separar por grupos

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá Caique

O facto de estar limitado pelo orçamento não quer dizer obrigatoriamente que tenha que aumentar o orçamento.

Pode conseguir ter uma exibição mais refinada dentro do orçamento definido que justifique ajustar alguns itens da sua campanha. Por exemplo reduzir o periodo horário de exibição das campanhas para foco nos períodos de maior conversao, redefinir geograficamente, refinar o tipo de correspondencia(eliminado pesquisas gerais)baixar o lance de CPC, eliminar os parceiros de pesquisa, ajustes de lance por hora e ou dispositivo, etc.a

A posição básica claro seria aumentar o orçamento, mas talvez voce aqui já saiba o que esta a funcionar melhor e já saiba quais os grupos/anuncios/palavras chave que consegue obter um maior retorno. Com estas informações perceba se existe necessidade de separá-los para campanhas, de forma a que possa definir um orçamento exclusivo que seja suficiente para não ter uma limitação tão acentuada de exibiçao por falta de orçamento, e ai conseguir aumentar as suas vendas!

Nao existe optimizaçao final, mas sim optimizações continuas com base na evolução de campanhas.

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Estratégia de separar por grupos

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Mais ou menos.

Bem, o que se repetiu, foi alguns produtos estarem estourando o orçamento, por conta da alta procura.

Os produtos de baixa procura também vende bem. Quando fiz a divisão dos grupos eles começaram a ter os cliques e a vender mais, mas com o passar do tempo foram perdendo espaço de novo para os produtos que tem mais procuras.

Antes todos estavam na mesma campanha, os 15 produtos e os menos procurados sofriam isso. Depois dividi e fiz 3 campanhas. Deu certo, mas passou um tempo os menos procurados perderam espaços de novo.

A diferença do produto de alta procura, e o de baixa, arem muito pequena, mas foram ganhando força com o passar do tempo. E a disputa pelo primeiro lugar fez algumas palavras encarecerem, (de alta procura) e com isso estourar o orçamento.

Re: Estratégia de separar por grupos

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Certo Nuno, algumas coisas que você falou eu já estou fazendo, como programar em horários que melhor vendem, negativar e usar palavras-chaves especificas.

Mas você está certo, não se pode programar o Ad e deixar ele trabalhar sozinho, é preciso sempre estar de olho nas campanhas.

Re: Estratégia de separar por grupos

Principal Colaborador
Certo,

Mas o que eu fiquei em dúvida foi que você separou em campanhas. Cada campanha tem um orçamento diferente, certo? Na teoria, seria só juntar os de menor procura em uma campanha que desse mais espaço para que eles cresçam. Porque se você deseja vender um produto, utilizando um orçamento diário específico, ele deve ser feito em uma nova campanha. Estourar o orçamento é normal, aí fica mais a segmentação que o @Nuno te passou e, se estiver rentável, aumentar o orçamento. Uma dica importante é não se apegar à palavras-chave e nem grupos de anúncio e remar contra a maré, não insistir no que não dá certo e, ao mesmo tempo, ficar de olho na sazonalidade dos seus produtos. Às vezes um produto não "vinga" numa determinada época, mas em outra, dá super certo...

Re: Estratégia de separar por grupos

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Então Yuri, foi o que eu fiz quando separei, juntei os de menores procura em uma outra campanha. O que aconteceu é que grupos com mais procuras dessa campanha tiveram mais destaque que outros.

Mas vou fazer o que você falou, não me apegar a nenhum grupo, se o produto, (por mais que venda) não tinha muita procura antes de separar, e não teve de novo em outra campanha, deve ser descartado.

Se alguém procurar por esse produto especifico, vai achar na pesquise orgânica, (que por sinal, no caso da minha loja, está muito bom).

Re: Estratégia de separar por grupos

Principal Colaborador
Pelo que entendi no seu caso Caique o maior problema é que o orçamento não esta sendo bem equilibrado, devido a ter palavras-chave com um maior poder de busca.

O que eu recomendo no seu caso é ao invés de dividir por Grupos dividir por Campanhas e consecutivamente dividir o orçamento pelas campanhas, não recomendo que você faça uma divisão igual, recomendo que você analise o desempenho de conversão de seus grupos atuais que serão convertidos em campanhas e distribua o orçamento de forma que os antigos grupos que convertiam mais tenha um orçamento maior.

Com o passar do tempo você deve analisar se deve manter essa divisão de orçamento ou redefinir quem deve ficar com mais ou menos orçamento

Re: Estratégia de separar por grupos

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Oi Antonio,

Você razão, e é isso o que eu faço, não mantenho a divisão do orçamento por igual, as campanhas com maior conversão estão com um orçamento maior.

Yuri,

Como você disse, para não me apegar, pausei alguns grupos que não obtiveram muita conversão. Vamos ver como vai ficar o resultado daqui um tempo.

Re: Estratégia de separar por grupos

Principal Colaborador
Oi Caique,

Ou você pode testar lances menores, mas, se mesmo assim esses grupos ou palavras nao converterem, dê uma pausada mesmo e foque nas conversões (ao menos por enquanto).

Em alguns casos o grupo nao converte porque uma unica palavra-chave suga todo o fluxo e não dá oportunidade para palavras com menor tráfego consigam resultados expressivos. Varia de caso pra caso.