AdWords
786 Usuários online agora
786 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Estratégia para conta antiga e "remexida"

Graduado ✭ ✭

Pessoal, tudo bem?

 

Faz algum tempo que estou sumido aqui da comunidade, por causa da correria, mas agora estou retornando para compartilhar uma ideia que tive e gostaria da sugestão de vocês:

 

assumi uma campanha esta semana de uma conta que já foi aqui da agência entre final de 2012 e início de 2014. Quando assumimos, em 2012, até então era o próprio cliente quem fazia a gestão (ele já tinha a conta há cerca de 2 anos). Entre os meses de maio e novembro deste ano, o cliente quis fazer uma experiência com outra agência e agora resolveu voltar a trabalhar conosco.

 

Pois bem, quando a outra agência assumiu a conta, eles mantiveram algumas campanhas que estavam ativas e criaram outras. Essas campanhas na verdade existem desde o tempo em que era o próprio cliente quem fazia a gestão, depois passaram aqui pela agência até chegar nesta outra. Fato é que o custo por conversão subiu demais nesses últimos 6 meses, mais do que dobrando de valor depois que deixamos de fazer a gestão.

 

Agora que reassumi, me deparei com uma conta com mais de 40 campanhas (alguma ativas e outras pausadas), com performance pior (aumentou em mais de 100% o custo por conversão) e com muita coisa feita que até eu "debugar" tudo acho que levaria certo tempo.

 

Por isso, pensei em fazer um backup dessas campanhas, remove-las da conta e subir tudo do zero - na mesma conta, mas com estruturas de campanhas novas.

 

O que vocês me dizem dessa ideia? Acham válida a tentativa em prol da melhora da configuração das campanhas, do custo por conversão, seleção de keywords, novos anúncios, site links  etc? 

 

Se puderem compartilhar vossas ideias, ficarei grato.

 

Abraço a todos.

 

Att,

Felipe Carvalho

Especialistas responderamverified_user

Re: Estratégia para conta antiga e "remexida"

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Oi Felipe, tranquilo e você?

 

Eu particularmente prefiro desenvolver uma conta do zero. Normalmente o que eu faço é um cronograma de campanhas e vou implementando aos poucos, por exemplo:

 

Campanhas antigas

Caneca amarela, caneca vermelha, caneca azul e caneca branca.

 

Pego e desenvolvo a nova estrutura da campanha caneca amarela, subo, pauso a antiga e assim por diante. Eu prefiro trabalhar desta forma por ter um maior controle da conta mesmo que a campanha possa vir a ter uma oscilação no começo, que acredito ser natural.

 

Mas é altamente recomendável fazer o backup da campanha anterior caso você possa enfrentar algum tipo de problema no futuro.

 

Esta é minha opinião mas o pessoal deve ter outros modelos de gestão.

 

Espero ter ajudado.

 

Abs

 

Alexandre Perez Hernandez

Re: Estratégia para conta antiga e "remexida"

Estrela em Ascensão

Penso que a primeira coisa a se observar é a questão do CPC comparado à posição média do anúncio.

 

Muitos setores subiram o CPC em 100% ou mais neste ano de 2014... Logicamente que o custo de conversão também subiu... Este ano foi um período que surgiram MUITOS novos ecommerces e muitos deles com empresários $$$ por trás... O mercado esta aquecendo rsssss

 

Faça uma analise destes 2 primeiros índices para avaliar se o custo alto tem algo a ver com o link estar sempre travado em 1o lugar - Nem sempre é necessário, os anúncios do lado direito também convertem!

 

Em segundo passo eu pausaria todas as campanhas sem conversão nenhuma há um período significativo e daria foco total onde esta convertendo...

 

Defina uma verba X para quem converte que provavelmente é mais promocional e outra verba para manter espaço e nome de marca, com foco institucional.

 

Outra coisa bacana,  campanhas de rede de display e display em aplicativos tem CPC muito mais baixo que campanhas de links e também podem converter tão bem quanto Smiley feliz

 

Abrs e bom trabalho!

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: Estratégia para conta antiga e "remexida"

Principal Colaborador
Não precisa remover elas da conta, basta pausar as campanhas antigas por enquanto.

Concordo com o Ponto do Ricardo: o aumento do custo por conversão pode ser um fator de mercado somente..

Tenha cuidado: Muitas vezes existem estratégias dentro de uma campanha que você não consegue notar - umas simples palavra no texto dos anúncios pode fazer uma grande diferença no desempenho da campanha.

No início, quando iniciar a sua nova campanha ela vai estar influenciada (positivamente ou negativamente) pelo histórico do índice de qualidade da campanha recém pausada. Assim tente comparar longos períodos (antes e depois) e se o desempenho for pelo menos igual mantenha a campanha nova - se não, aceite e volte a campanha antiga.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Estratégia para conta antiga e "remexida"

Graduado ✭ ✭
Pessoal,

realmente o CPC inflacionou em muitos segmentos. Eu também fiz essa análise, bem como o surgimento de muitos novos concorrentes... Mas de fato algumas campanhas subiram demais o custo por conversão (meio desproporcional).

Mas creio que essa minha ideia realmente não fuja do que muitos profissionais acabam fazendo (pausam o que está no ar e sobem uma nova campanha mais "limpa" e organizada).

Obrigado pelo retorno de todos.