AdWords
265 Usuários online agora
265 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Estratégia para sites de conteúdo

Aprendiz ✭

Oi,

 

Preciso trocar uma ideia.

Tenho um buscador de imoveis, o www.tatri.com.br.

É um site de conteúdo e a receita é de anúncios (adsense). Acho que o problema deve ser o mesmo que enfrenta blogs e sites de revistas, artigos, etc.

 

Objetivo: aumentar os acessos ao site

 

Cenário:

Estava fazendo uma campanha de rede de pesquisa, com termos segmentados e relacionado com imóveis na cidade de abrangência. Só que como o que nos interesse é visitas, a campanha não estava agregando muito valor.

Tínhamos 3% das visitas vindas de Adwords, o que não é quase nada considerando o montante geral e o volume que precisávamos para o site crescer. 

Se paramos de anúnciar, perdemos automaticamente esses cliques. E teríamos que aumentar muito o investimento para aumentar a parcela de impressões via Adwords, e meio que ficarímos escravos dos anúncios, afinal, reduzindo o investimento, os acessos caem proporcional. 

Nosso objetivo não é sustentar o site com Adwords, mas expandir.

 

Como vocês solucionariam isso? Alguma sugestão?

 

Abraços

Lígia Buchfink
Empreendedorismo e Marketing Digital
ligia.buchfink.com.br
Especialistas responderamverified_user

Estratégia para sites de conteúdo

Principal Colaborador

Olá ligia, como vai?

 

Vou tentar expor o meu ponto de vista em relação ao assunto ao invés de opinar, assim como você disse, ficar um artigo para trocar idéia Smiley feliz Claro que como não temos acesso a sua conta, podemos falar algo que você já faça, mas como a idéia é trocar figurinhas, vamos ao papo.

 

Penso que quando não queremos ficar dependentes de um só meio publicitário, o importante é diversificar. Seria como gerir seus investimentos no banco: Você ficaria à mercê em deixar todo seu dinheiro em apenas um fundo? Provavelmente não, pois se esse fundo der problemas todo o seu dinheiro será perdido. A tendência é diversificar e aplicar o dinheiro em diversas carteiras de investimentos. Eu digo o mesmo para publicidade.

 

Se o trabalho é de não ficar dependente, minha visão é de que precisa haver (se não houver, claro) um trabalho "pós-clique" no site para manter esse usuário fidelizado. Não somente a fidelização, mas o famoso Branding é o ponto chave para isso. Para mim, divulgar a marca é de extrema importância antes de tentar obter resultados sólidos. Afinal, você compraria ou usaria um serviço que não conhece?

 

Creio que em relação ao "aumentar muito o investimento para aumentar a parcela de impressões" dependerá muito de como está a sua estrutura e o seu site. Eu diria que se você tem 100% certeza de que a sua estrutura está realmente esgotada em termos de otimização, então realmente é preciso buscar novas alternativas, se não, eu pensaria em aumentar minha estrutura com palavras long tail e utilizando na maior parte do tempo correspodências como Frase e Exata. Isso poderia te dar o poder de ganhar impressões e visitas sem ter que aumentar tanto o investimento. Esse ponto pode parecer besta e trabalhoso, mas ele pode fornecer pontos de melhoria no seu site que as vezes você não havia pensado.

 

Você está fazendo uso das extensões como sitelinks para deixar seus anúncios mais chamativos? Já tentou outros canais dentro do Adwords? Display, YouTube? Já deu uma olhada em anúncios de texto em Display selecionando apenas os temas relacionados a imóveis? Não esqueça do Google Ad Planner, ele pode de dar muitas idéias de onde anuncionar em display. Você pode acessar o Ad Planner clicando aqui. Acho que seria muito interessante, e entraria no ponto de diversificar a carteira.

 

Fora isso, vale a pena dar uma olhada em outros serviços fora o Adwords que possam complementar a sua estratégia, mas como o foco do fórum é o Adwords, não sei se podemos entrar nesse mérito aqui.

 

Fica ai as minhas idéias, espero que possa ajudar de alguma forma.

 

Abraços e um ótimo domingo.

 

Leandro

Este serviços de intermediação online, são geralmente bem...

Principal Colaborador
Este serviços de intermediação online, são geralmente bem difíceis de tornar rentáveis - pois eles somente funcionam se você tiver com uma boa base de usuários cadastrados - e é muito caro você conseguir cadastro de usuários (interessados na compra/locação) pelo AdWords - o ROI é negativo por vários meses.

Geralmente você vai ter que gastar um bom orçamento em SEO profissional e/ou AdWords para que o modelo de negócio comece a funcionar - é bem diferente de um modelo de negócio de um comércio eletrônico padrão que basta ter produtos para ter uma boa conversão.

Já vi casos de empresários terem que investir dezenas de milhares de reais, só para descobrir se o modelo de negócios funciona ou não.

Depois que tiver uma boa base de usuários, fica mais fácil pois eles mesmos vão gerar conteúdo único para o site, mas até chegar lá geralmente é um longo e indefinido caminho no vermelho pelo AdWords.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Concordo com o Érico, vai ser necessario testar para cheg...

Principal Colaborador

Concordo com o Érico, vai ser necessario testar para chegar ao modelo ideal.

 

Se for feito um bom trabalho de SEO o número de cliques proporcionado por ele vai ser muito superior o que vai ajudar na questão das visitas.

 

Agora no Adwords analisando os dados que você apresenta, acredito que você tenha que fazer um reestudo de suas palavras-chave talvez até trabalhando elas de forma amplas, mas segmentada para a região que você atua, e criar um número maior de anúncios talvez o seu negocio não seja divulgar o site e sim o produto que você oferece

Olá Ligia, tudo bem? Minha principal pergunta: Qual a sua...

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Olá Ligia, tudo bem?

Minha principal pergunta: Qual a sua estratégia no Adwords, anunciar imóveis da sua região em outras região procurando quem vem de fora ou anunciar localmente?

Agora todas as outras rsrsrsrsrs

Pelo o que entendi, o site é um sistema que baixa dados (via xml?) de outras imobiliárias e funciona como um buscador né? Naveguei pelo site e senti falta de fotos na listagem, você não consegue carregar fotos? Acho que a experiência de uso fica mais prática e o site ganha possíveis recomendações!

Outra coisa, algumas partes no layout chegam a incomodar, você já fez uma análise de fluxo de visitas? Se você quiser, posso te mandar um print depois também com minhas considerações.

Você já anunciou em comparadores? Shop Uol / Olx / Zoom / Etc… Eles podem ser muito interessantes! Acho válido também considerar outra rede de pesquisa.

Você faz algum tipo de mídia offline rodando para promover seu sistema? Tenho algumas ideias offline que podem converter em visitas para o site… Eu acredito que um negócio pode ser muito forte localmente offline e ganhar visitas regionais naturalmente com a busca orgânica. Em um de meus clientes, eu chego até a negativar o próprio nome da empresa para não pagar desnecessariamente pelo clique, já que na busca orgânica eu tenho bom posicionamento.

Tenho um case para te passar, espero que ajude em algo: um amigo que acabou de se mudar para porto alegre, ele procurou imóveis no Google e através de links patrocinados foi para o Penseimoveis (ele se referiu ao site como se fosse um Buscapé de imobiliarias). Lá ele encontrou N imobiliarias e até passou por alguns problemas de lentidão para resolver alguns assuntos, mas acabou fechando um ap legal no alto petrópolis.

Boa sorte!

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


hmm, agora que eu vi, ele que ele é uma espécie de agrega...

Principal Colaborador

RicardoFernande escreveu:


Pelo o que entendi, o site é um sistema que baixa dados (via xml?) de outras imobiliárias e funciona como um buscador né? Naveguei pelo site e senti falta de fotos na listagem, você não consegue carregar fotos? Acho que a experiência de uso fica mais prática e o site ganha possíveis recomendações!



hmm, agora que eu vi, ele que ele é uma espécie de agregador.

 

Lígia, 

 

Como funciona o modelo de negócios? A receita é somente de publicidade ou faz parceria com empresas (imobiliárias) para disponibilizar os imóveis deles?

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Então, vamos por partes :)   Ricardo,   O site é um busca...

Aprendiz ✭

Então, vamos por partes Smiley feliz

 

Ricardo,

 

O site é um buscador, é tipo um Google, mas de imóveis (é assim que eu explico pros parentes que não entendem bem a ideia). Nós temos robôs que vão nos sites das imobiliárias e reunimos todas as ofertas em um lugar só.

 

A estratégia de Adwords... Eu estava fazendo anúncios na cidade. Meu site é de Porto Alegre. Então anunciava em POA para quem digitava: imoveis em poa, apartamento em porto alegre, etc. Só que eu preciso aumentar muito as visitas ao site e é inviável fazer isso com adwords a longo prazo. Preciso de uma estratégia nova que eu invista mas quando pare, os acessos conquistados permaneçam. 

 

Ao mesmo tempo que meu consumidor vai precisar de mim por pouco tempo, tipo 30 dias no máximo. Ele encontrando o imóvel, não vai mais precisar se relacionar comigo. Então preciso estar sempre conquistando clientes e preciso que eles gostem do serviço e me indiquem.

 

Se eu fizer uma campanha tradicional de adwords, vou ter q ter um investimento fixo mensal pra sempre o que é inviável.

Então preciso de uma estratégia bem efetiva de branding. Só que até hoje só trabalhei com clientes que precisavam vender, ninguém queria branding Smiley feliz Estou experimentando remarketing....comecei esta semana...

 

Fotos...sim, por um lado as fotos seriam bom...mas temos um impasse. Nosso benefício para a imobiliária é levar fluxo para o site dela. E eles vão anunciar comigo se eu levar clientes para o site. Se colocarmos foto, reduz as visitas para as imobiliárias e elas vão achar que meu site é ruim, nunca que as fotos q eles colocam que não vende. É triste, mas é a realidade.

 

Sobre  fluxo de visitas, se puder fazer o print, agradeceria...

 

Nunca fiz estratégia off line... tenho preconceito... mas de repente seria válido par abranding né!! Pq como preciso criar demanda para meu serviço, talvez seja efetivo...

 

Então, o Pense Imóveis é meu maior concorrente, é da RBS, a Globo aqui do RS Smiley feliz Estamos bem de concorrentes Smiley feliz

 

Valeu pelas dicas!!

 

 

Lígia Buchfink
Empreendedorismo e Marketing Digital
ligia.buchfink.com.br

Basicamente publicidade. Temos destaques de imóveis e sim...

Aprendiz ✭
Basicamente publicidade. Temos destaques de imóveis e similares além dos banners. Mas a inserção dos imóveis é gratuita e a receita é praticamente de publicidade.

Valeu
Lígia Buchfink
Empreendedorismo e Marketing Digital
ligia.buchfink.com.br

Opinião sobre branding

Principal Colaborador

Olá Ligia, como vai?

 

Não sei ao certo se existe de fato algum tipo de mídia que você trabalhe um certo período de tempo, pare, e ela continue gerando resultados. A única coisa que me passa na cabeça seria um trabalho de SEO que o pessoal mesmo já comentou, em que mesmo você parando o serviço, você ficaria por um tempo com esse resultado, evidentemente que mais pra frente isso mudaria também, e isso você vai ter com qualquer tipo de mídia.

 

Acredito que um custo fixo por mês é algo que você terá em publicidade, por menor que seja. Talvez se você deseje diminuir esse investimento em Adwords, eu faria a sugestão de você ter um trabalho inicial para depois fazer manutenção apenas da divulgação da marca. O que quero dizer é que eu faria um trabalho inicial muito forte explicando aos consumidores o que é a marca, para que serve e como ela pode te ajudar. Claro que esse trabalho envolveria vários meios, não adiantaria fazê-lo apenas no Adwords, mas isso deixaria a sua marca famosa a ponto de as pessoas já entenderem o que é e para que serve. Bastará estar presente novamente quando o usuário precisar, não precisará explicar o serviço.

 

A questão realmente é um impasse muito grande vendo na visão do consumidor, pois, como sabemos, investimentos em marketing, divulgação e todo tipo de comunicação só crescem ao invés de diminuir, exatamente para lembrar ao consumidor "Ei, estamos aqui". As marcas sabem o quanto é importante estar presentes sempre.

 

Vi que você disse que tem um pouco de preconceito contra campanhas off. Será que muita gente não possui o mesmo tipo de preconceito em relação a online, e principalmente em relação ao Adwords? Não existiria a possibilidade por exemplo, de você fazer um anúncio em uma revista ou jornal que você sabe que as pessoas usam para pesquisar imóveis com uma abordagem do tipo "Porque se esforçar olhando diversas páginas e circulando diversos anúncios quando você pode fazer isso com apenas um clique? tatri.com.br"?

 

Minha visão é que somente Adwords para branding não sustenta a marca, assim como usar apenas qualquer outro canal também não sustentaria. Utilizar vários meios para divulgação é o que geralmente registra a marca na cabeça do consumidor. Geralmente sabemos ou lembramos de algo porque vimos algum número de vezes, por isso tínhamos a bendita lição de casa na escola rsrsrsrs...

 

Agora, pensando um pouco em uma coisa que não sei se é viável para você ou não. Porque o consumidor depois de 30 dias ou encontrando o imóvel não precisará de você? Você não poderia continuar o serviço? No sentido de: Agora que ele achou o imóvel, porque não contratar um arquiteto ou um decorador da recomendação de vocês? Acredito que há meios de manter esse usuário engajado com a marca, claro, se isso for um projeto ou uma idéia futura.

 

Esses são os meus pontos de quem está vendo a situação de fora, sei que dentro há muitos impasses e situações que precisam se adequar. Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Abraços,

Olá Lígia! As opiniões aqui estão legais heim? Vamos...

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Olá Lígia!

 

As opiniões aqui estão legais heim?

 

Vamos a mais uma mensagem longa rsrsrsrsrs

 

O remarketing que você irá fazer é o ideal. É como o pessoal falou ontem no Hangout: Com o remkt ativo, o cliente vai olhar para sua marca durante os próximos dias e isso irá aumentar vários fatores como chance de um segundo clique, lembrança de marca, etc etc…

 

Sobre as fotos, eu entendo perfeitamente o caso atual. Porém, eu ainda acho que você poderia ao menos colocar um ícone do tipo "Clique e veja fotos desse imóvel" enviando para o link da imobiliária mesmo; Acredito que dessa forma o visitante não vê um montante de links um embaixo do outro e alguns anúncios pelo meio, talvez torne e página mais dinâmica para o usuário e menos confusa… 

 

Estou tentando falar sobre navegação mesmo… Eu sempre pergunto o pessoal na agência "E se minha mãe entrar nesse site, ela vai conseguir navegar, vai executar o objetivo do site?"

 

Para mídia local offline eu penso em placas nos imóveis, cartões de visita, anúncios em jornais locais, outdoor, brindes, tudo em material simples, papel LWC ou jornal, preto e branco… Material para jogar na rua mesmo...

 

 

Sobre o visual do print:

- Circulado em amarelo: Colocar um ícone "setinha para baixo" indicando que aquele texto é clicável.

- Circulado vermelho: Esses blocos me incomodam bastante, parece que são muito invasivos no layout, dá uma sensação de desconforto ou algo assim

- Circulado verde: Já que os imóveis são verde no fundo, os anúncios não poderiam ser em tom de cinza igual o topo do site?

- O menu não pode receber sublinhados nos links azuis?

 

Essas ideias acima são para tentar deixar o site mais confortável aos olhos… Seria legal você duplicar o css e criar duas versões de home, distribuindo meio a meio as visitas, assim você tem um teste AB bem rapidinho...

 

Espero colaborar com minhas opiniões Smiley feliz

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes