AdWords
936 Usuários online agora
936 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Experiência do Usuário: Caso de Sucesso

Funcionário do Google

Pessoal!

 

Chegou o dia do último post sobre Experiência do Usuário. Ao longo destas últimas semanas discutimos um pouco sobre definir objetivos de um site, suas prioridades, como identificar pontos de melhoria e, finalmente, testar as mudanças para ver o que de fato funciona! Hoje, vamos fechar este ciclo com um caso de sucesso.

O site em questão é do setor de beleza e funciona como uma comunidade online e de análise dos produtos. Estamos falando do makeupalley.com!   

As páginas com maior tráfego são as páginas vindas da busca orgânica direto para páginas de produto, com opção de compra em sites afiliados. No entanto, a número de compras deixava a desejar. 

Antes dos testes, os donos do site gostariam de aumentar o engajamento dos seus usuários e aumentar as compras dos produtos. Veja como era a página de antes:

 

Makeupalley_old.png

 

Ao lado direito, há um espaço destinado para os afiliados (diferentes lojas que oferecem o mesmo produto). Para verificar cada loja e valor, o usuário deveria rolar essa barra para ver cada anúncio. 

As avaliações indicavam se o produto é recomendado por outras pessoas mas não chamavam muita atenção, pois não se destacavam no meio das outras informações. 

De maneira geral, o conteúdo era bom mas não estava sendo mostrado da melhor forma: não havia destaque para nenhuma informação, as cores eram muito padronizadas e os afiliados não estavam óbvios, distanciando o usuário do objetivo final, a compra. O usuário ficava um pouco "perdido" na página onde ele deveria simplesmente tomar a decisão de comprar o mais rápido possível e efetuar a conversão.

 

Objetivo: melhorar a experiência em geral do usuário e aumentar o seu engajamento.

Foco: nas páginas de análise dos produtos.

Ações: classificação de produtos reagrupados e destacados, remarcação dos conteúdos relacionados e links afiliados, design simplificado, melhor posicionamento dos blocos de anúncios do AdSense.

Feitos os testes, vejam os resultados da reordenação do layout/organização das informações: 

Resultados do Teste A/B:

Aumento de 171% nas interações dentro do site (ex.: comentários)
- Aumento de 21% dos cliques em links afiliados
- Aumento de 50% em receita vinda de AdSense
 
Veja como ficou: 

Mekeupalley_new.png 

 

Além dos números acima, é perceptível a melhoria do site. Chegou-se a conclusão de que o momento da compra é fortemente influenciado pelas avaliações de outros consumidores. Por isso, foi dado um grande destaque às avaliações dos consumidores. O botão para "escrever uma avaliação" recebeu um lugar de mais destaque sem se distanciar do padrão do site. A parte dos afiliados ficou muito mais organizada: ao invés de fazer o usuário ter de rolar a aquele espaço para ver todas as opções, a solução foi remover a imagem (já que o produto era mostrado várias vezes em  locais diferentes) e simplesmente colocar onde comprar, o preço e um botão para comprar. Assim, com apenas um pequeno espaço o usuário é capaz de decidir se aquele produto vale a pena (avaliação e preço de cada loja). 

 

Vou encerrar por aqui. Espero que estes textos façam os editores se perguntar onde e como podem melhorar seus sites, de maneira a oferecer uma ótima Experiência do Usuário e assim alcançar seus objetivos!

 

Aproveito para deixar aqui um link para um Hangout sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=Dt5JZOMtBu0

 

Abs!

Bia 

 

Especialistas responderamverified_user

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Silvia S (Gerente da Comunidade)
Setembro 2015

Olá!   Obrigada pelo comentário.    Com certeza, a discus...

Funcionário do Google

Olá!

 

Obrigada pelo comentário. 

 

Com certeza, a discussão é muito válida. Não precisamos ir muito longe: no Brasil existem diversas camadas sociais/culturais/econômicas etc. Antes de colocar um site no ar, é preciso entender qual o público você quer atingir, e isso pode fazer um mesmo site ser bem diferente. 

Abs!

Exibir solução no post original


Todas as respostas

Muito legal! ótimo ver casos de sucesso.. adorei o hangou...

Gerente da Comunidade
Muito legal! ótimo ver casos de sucesso.. adorei o hangout.. recomendo!

Siga-nos nas redes Sociais
Twitter Facebook Youtube

Nossa, Beatriz, muito legal este teu post! O site ficou c...

Gerente da Comunidade

Nossa, Beatriz, muito legal este teu post! O site ficou com uma cara toda diferente - e muito mais user-friendly!

 

O hangout também foi sensacional! 

 

Obrigada por compartilhar estas dicas com a gente! Smiley feliz

Que bom que gostou! Espero que posa aproveitar as dicas s...

Funcionário do Google

Que bom que gostou! Espero que posa aproveitar as dicas sobre UX!

Ainda não assisti ao Hangout, mas um comentário que pode...

Estrela em Ascensão
Ainda não assisti ao Hangout, mas um comentário que pode iniciar outro assunto é assim, os objetivos e conclusões visuais do brasileiro sempre me impressionaram muito. Em ambientes americanos ou japoneses, há lojas com muito menos recursos visuais que convertem 10, 20% com produtos e serviços simples. Enquanto no Brasil, temos dados de 0,5 a 3%. Seria comportamento de usuário? Quem nunca viu aqueles sites japoneses cheio de deseninhos e super famosos? Acho muito interessante a forma com que eles são um pouco "infantis"...
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Silvia S (Gerente da Comunidade)
Setembro 2015

Olá!   Obrigada pelo comentário.    Com certeza, a discus...

Funcionário do Google

Olá!

 

Obrigada pelo comentário. 

 

Com certeza, a discussão é muito válida. Não precisamos ir muito longe: no Brasil existem diversas camadas sociais/culturais/econômicas etc. Antes de colocar um site no ar, é preciso entender qual o público você quer atingir, e isso pode fazer um mesmo site ser bem diferente. 

Abs!