AdWords
549 Usuários online agora
549 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Grupos de Anúncios X Correspondências

Mestre ✭ ✭

Boa noite a todos!

 

Gostaria de levantar uma questão aqui com todos e obter algumas opiniões, hoje trabalho com uma estrutura de grupos bem dividades, exemplo, se eu tiver que anunciar duas únicas palavras e uma é alugar e a outra é locar, faço 2 grupos diferentes para monitorar o desenpenho de cada forma de expressar, assim anúncios e etc consigo focar mais, ok.

 

Agora a questão da correspondência, se eu precisar criar um grupo com 3 palavras, por exemplo, o faço e gero as palavras nas outras correspondências (exata e frase), tem gente que gosta de deixar apenas ampla e o que se destaca vai afunilando, leva em consideração que eu uso as 3 logo na criação e quero partir dessa ideia, claro, dependendo da campanha tenho dados próximo ou bem distantes, exemplo, uma palavra ampla x exata, dependendo do cliente, mal dá diferença, porém, dependendo do cliente chega a ser uma diferença bem grande.

 

Apesar da diferença entre impressão e clique ser bem distante, mas, uma mesma palavra em correspondência diferente chego a ter dados do tipo, ampla com CTR de 7,5% com custo de conversão as 35,00 e a mesma palavra em exata com CTR de 25% e custo de conversão de 6,00, tudo isso para aqui vir a dúvida, estão no mesmo grupo, poucas palavras, tudo está bom, mas, se eu tivesse um grupo separado, exemplo, Locar Exata e Locar Ampla, o total do Grupo seria bem diferente, os dados gerais do grupo podem fazer tanta diferença na minha campanha?

 

Um grupo desse tem uma média de CTR de 12%, se fosse separado, o grupo amplo estaria na média de 8% e o grupo de exata estaria na base de 20%, isso daria um impacto grande, vale a pena esse trabalho de dividir grupos por causa dos dados de forma geral? Ou se estou bem no grupo, mesmo a média sendo menor já está ótimo?

 

No final das contas, grupos juntos ou separados me dá uma média para a Campanha igual, vou ser sincero que me pego as vezes com essa dúvida de dados de CTR, Cliques, Conversões em matéria de Grupo e Campanha se fazem tanta diferença, o que vale ou não a pena.

 

Agradeço a paciência e aguardo auxílio. =)

--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins
Especialistas responderamverified_user

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

[ Editado ]
Principal Colaborador

Não faz diferença em termos de índice de qualidade se a palavra é exata ou ampla, pois no caso da palavra ampla todas as impressões que não forem exatamente a palavra-chave e sim variações dela, são ignoradas para o cálculo do índice de qualidade.

 

Por exemplo se você tem a palavra ampla

 

Galaxy note

 

e alguém pesquisa por

 

Galaxy note novo

 

esta impressão não é considerada para o índice de qualidade nem afeta o CTR que é usado no cálculo do índice de qualidade (afeta somente o CTR mostrado na interface para você)

 

Quando você diz que tem uma palavra ampla com CTR% de 7,5% e a exata dela com 25% - o 7,5% não quer dizer absolutamente nada, pois o índice de qualidade da palavra ampla, usa o 25% da exata e não o 7,5% - se elas estão no mesmo grupo a ampla somente será acionada para variações da ampla, assim o 7,5% é sempre descartado totalmente neste caso para cálculo do IQ.

 

Assim em termos de índice de qualidade não vai fazer diferença você dividir o grupo de anúncios em ampla, exata, etc.. (usando os mesmos anúncios)

 

Mas seria uma boa estratégia em termos de atribuição de cpc: Você poderia por exemplo dar um cpc 20% maior para o grupo de exata - me parece uma ótima estratégia.

 

Mas duplicar grupo de anúncios, usando os mesmos anúncios, extensões etc - jamais afeta o índice de qualidade - mesmo usando cpc diferente para eles.

 

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Mestre ✭ ✭
Érico, bom dia!

Primeiramente obrigado por essa explanação, extremamente útil, vou abusar um pouco mais do seu conhecimento e nossos amigos que quiserem se juntar a essa discussão.

Questão de IQ diria que totalmente resolvido, com a questão que você mencionou do grupo ter, por exemplo, 20% mais no CPC faço isso manualmente na palavra, exatamente pela divisão de grupos ser bem distribuída e ficar poucas palavras por grupo, não é tão complicado eu mexer manualmente, então, essas palavras que vão se destacando em questão de IQ e CTR nós damos um valor manualmente para ela maior já, acredito que o resultado assim ou em um grupo diferente seria o mesmo correto?

Agora aquela velha história, se eu tiver uma palavras ou grupo pausado ele irá interferir no desempenho da minha campanha, por que se está pausado? Se o CTR dele for baixo posso ter uma posição pior? Não faria sentido, pois, se o tripé que manda no posicionamento é Valor X IQ X Extesão, então os demais dados (CTR, CPC Médio, Conversões e todos os demais) não deveriam interferir em nada em posicionamento, único e exclusivo para me dar parâmetros de análise para decidir o que está bom ou ruim ou meu raciocínio não está tão correto?

Por essa questão de dizer que algo pausado interfere, precisaria excluir surgiu essa dúvida, então, palavras boas poderiam interferir no desempenho de palavras muito melhores?

Acho que estou indo bem a fundo, sou muito lógico para entender essas coisas, se eu não achar o elo que liga tudo isso fica pairando na minha mente. =)
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Mestre ✭ ✭

Permitem algumas menções para opiniões?

 

@AntonioMuniz @JoseDantas @Nuno-Mota @HenriqueBG @pelati e demais amigos, não consegui puxar alguns, mas, gostaria de opiniões, até o pessoal do Google se for possível.

--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Principal Colaborador
Ola Danilo,

Sobre a segunda parte de sua discussao, sobre se algo pausado na conta interfere no IQ na minha opiniao sim, tanto positivamente como negativamente, dado que o sistema tem em conta o historico de desempenho da sua conta como um todo.

Mas essa regra a meu ver aplica se tambem a algo que tenha excluido dado que em algum momento tb contribuiram para o historico da sua conta.

Existem varias visoes sobre o tema , embora nao seja oficial a recomendaçao passa por excluir palavras chave com baixo desempenho e baixo IQ, Cabe a cada um de nos avaliar e definir esse criterio.

Agora vou para estagio para ver Portugal na Copa contra os nossos amigos Americanos!

Abraço!
A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Mestre ✭ ✭

Nuno, obrigado pela opinião!

 

Acredito que de qualquer forma possa interferir então, pausando talvez um impacto um pouco maior e excluindo um pouco menor correto?

 

Também não achei nada oficial, mas, o Google sugere por telefone que delete, enfim, realmente é uma questão bem abrangente que acredito até ser uma boa para um Hangout um pouco mais avançado.

 

@Mena T #FicaaDica =P

--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Principal Colaborador
Concordo com ambas as situações tanto a do IQ que o Érico mencionou quanto ao que o Nuno referiu sobre palavras Pausadas.

No meu ponto de vistas as palavras pausadas interferem na campanha pois elas ainda fazem parte do grupo e o sistema não consegue determinar por qual motivo você pausou a palavra se é por algo momentâneo ou permanente.

Agora quando você exclui, o sistema passa a entender que aquelas palavras já não fazem mais parte da sua campanha e desta forma ela para a partir daquele momento de interferir na qualidade da campanha.

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Mestre ✭ ✭
Legal, acredito que o assunto rolou bem e para minha lógica algumas coisas fazem mais sentido.

Na questão de outros dados, ter um bom CTR e outro números, interferem no IQ, acham que eu ter uma palavra com baixo CTR irá deixar meu IQ pior?

Com base em tudo isso, o que seria melhor, ter um grupo com palavras-chave e dentro deste grupo ter também elas como frase e exata ou ter 3 grupos diferentes para o mesmo conjunto de palavras, cada grupo com um tipo de correspondência?
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Grupos de Anúncios X Correspondências

Principal Colaborador
Respondendo a primeira pergunta, claro o CTR é um dos fatores que entra no calculo do IQ.

Agora quanto a segunda pergunta eu acho que depende da estratégia que você pretende elaborar