AdWords
386 Usuários online agora
386 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Indice de Qualidade 1/10 em palavra chave essêncial

Calouro ✭ ✭ ✭

Olá, boa tarde.

 

Tenho na minha campanha a palavra chave: +computador +londrina. Ela tem a CTR de 9,28% (acredito que é alto), 442 impressões no período de 20 dias (acredito que médio) e posicionamento médio 1,4. Porém, seu índice de qualidade é 1/10.

 

Verificando o Status, a taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência da página de destino estão abaixo da média.

A página de destino é http://www.genioscomputadores.com.br/pagina/manutencao-em-computadores-notebooks-e-redes.html.

  

Tenho 4 anuncios para essa palavra chave, todos com CTR acima de 5%:

 Anuncios.jpg

 

O que posso fazer para melhorar o índice de qualidade?

 

Especialistas responderamverified_user

Re: Indice de Qualidade 1/10 em palavra chave essêncial

Estudante ✭ ✭
Olá Génios,

É de facto uma situação estranha. Essa keyword já está com 1/10 há quanto tempo?

Algumas questões que devem ser esclarecidas:

1. Uma CTR não é boa ou má em termos absolutos. O Google avalia sempre a sua CTR em relação à dos seus concorrentes. Em condições "normais", uma CTR de 9% é boa, mas se os concorrentes têm CTRs de 20% e 30%, então a CTR de 9% já é má.

2. Você fala de Posição Média ser alta, e o volume de impressões ser médio, mas isso não tem nenhuma influência no Índice de Qualidade.


Algumas questões para si:

1. Essa keyword está a apanhar muitas variantes? Comece a filtrar os termos de pesquisa, e a criar grupos de anúncios específicos para as esses termos de pesquisa em correspondência "exacta".

2. Você tem a keyword +computadores +londrina? Se sim, ela tem um Índice de Qualidade melhor? Acredito que tenha. Parecendo que não, o facto de o Google não encontrar a palavra "computador" nem nos seus anúncios nem na sua página de destino, pode ser prejudicial. Nesse sentido, a minha sugestão mais imediata seria isolar esta palavra-chave num grupo de anúncios com anúncios que dizem "computador", e colocar também na sua landing page a palavra "computador", em vez de dizer apenas "computadores".


Abraço
José

Re: Indice de Qualidade 1/10 em palavra chave essêncial

Principal Colaborador
Genios, o que consigo ver talvez que possa estar prejudicando é o fato de você ter 4 opções de anúncios, o que ao acionar a palavra deve estar prejudicando na relevancia.

O que você pode fazer para tentar melhor é isolar esta palavra em um grupo de anuncio independente e criar um anuncio altamente especifico para ele, e verificar se o desempenho melhorá.

Re: Indice de Qualidade 1/10 em palavra chave essêncial

Graduado ✭ ✭ ✭
Olá Genios, tudo bem?

Pode acontecer que você tenha um bom desempenho em palavras-chave que possuem baixo índice de qualidade. Provavelmente não existem concorrentes utilizando essa palavra e seus anúncios são relevantes para quem procura "loja de computadores em londrina", por exemplo!

Não sei como está alocada a palavra no grupo de anúncios, mas verifique se todas as palavras-chave possuem uma relação, caso não tenham tente separá-las em grupos diferentes e crie anúncios persuasivos e relevantes para o termo.

Exemplo do grupo de anúncios que citei:

Grupo X
+computador +londrina
+loja +peças +computador +londrina
+comprar + computador +londrina

Pode acontecer do IQ não beneficiar essas palavras, neste caso o ideal é separá-las.
Faça uma análise nos seus grupos e veja qual a melhor estratégia.

Espero que tenha ajudado!
Um grande abraço.
Thauan Goes

Re: Indice de Qualidade 1/10 em palavra chave essêncial

Principal Colaborador

Olá Genios, como vai?

 

Além dos pontos já citados pelo colegas, gostaria de deixar a minha opinião no assunto.

 

O Google se preocupa muito em ter três elementos muito bem conectados, que são: Palavras-chave > Anúncio > Página de Destino

 

Se essa palavra está apontando como abaixo da média em todos os diagnósticos, e índice de qualidade 1 de 10, você está com um problema bem sério pra resolver, pois o Google está entendendo que você não está sendo relevante para o usuário.

 

Olhando por aqui com uma visão de quem está de fora da campanha, penso que as etapas "Anúncio" e "Página de Destino" não se conectam no seu caso. Deixo abaixo algumas hipóteses e questionamentos que podem ajudar você: 

 

Hipótese: Intenção de busca da palavra

Quando penso na palavra +computador +londrina, eu imagino no primeiro momento que o usuário esteja buscando um computador novo para comprar em londrina, ao invés de uma assistência técnica. Pensando nisso, vejo que seus anúncios todos começam falando em "equipamentos", o que dá a entender que você vende equipamentos, porém, quando acesso sua página, vejo um foco de praticamente 99% todo voltado para Assistência, e não para a venda (apesar de ver que você faz a venda de equipamentos). 

 

O usuário já entra em uma página com um título bem grande escrito "Manutenção em Computadores, Notebooks e Redes" e não vê nada relacionado a VENDA de computadores. O único conteúdo que menciona a venda é a última frase antes da imagem, que está escrita e exposta de forma bem tímida.

 

Talvez aqui seja um problema. O usuário está buscando um computador novo em londrina, vê o seu anúncio que cita equipamentos (o que pode justificar o CTR de 9% que é bom de forma geral), mas ao chegar na sua página vê a grande maioria do conteúdo voltado para assistência.

 

Sugestão de otimização

1. Separar as páginas: O primeiro passo é adequar o conteúdo do seu site. Eu sugiro que você crie duas páginas distintas, uma para assistência técnica e a outra com foco totalmente na venda de equipamentos. Trabalhar esses dois serviços em uma única página pode te atrapalhar, na minha visão.

 

2. Anúncios e grupos: O segundo passo é criar grupos e anúncios mais específicos. No caso da sua palavra +computador +londrina, crie um grupo específico para essa e outras palavras ligadas a esse contexto (computadores em londrina), e faça anúncios que mencionem somente a venda de computadores, e aproveite para incluir a palavra "londrina" no texto. Se estou procurando por "computador londrina" e vejo um anúncio falando "Venda de computadores em Londrina!", certamente eu vou clicar.

 

Aqui se você quiser, pode fazer um anúncio para VENDA de equipamentos e outra para ASSISTÊNCIA para ver qual tem um resultado melhor

 

3. Adequar sua página como foco no orçamento: Você cita nos seus anúncios a chamada de Orçamento Grátis, mas em nenhum lugar da sua página é falado sobre orçamento, somente está disposto o número de telefone para contato. A sua página precisa ter a mesma linguagem do anúncio. Dê uma estuda sobre a disposição de elementos em uma página, ou landing pages com foco em conversão para ter uma idéia de como você pode posicionar os elementos que vão te gerar retorno. Considere também em já colocar um formulário no site pra pessoa entrar em contato sem ter que ligar. Tem muita gente que tem preguiça de pegar o telefone e prefere mandar apenas um e-mail

 

Além desses três pontos que julgo bem importantes, existem diversas outras coisas que você precisa considerar e sugiro que você dê uma lida nas dicas de otimização desse artigo aqui: https://www.pt.advertisercommunity.com/t5/Artigos/Google-remove-anuncios-laterais-Como-se-proteger/b...

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.