AdWords
250 Usuários online agora
250 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Índice de qualidade

Estudante ✭

Boa tarde a todos,

 

Possuo uma campanha que as palavras costumam ter o clique muito caro e para ficar bem posicionado além de todos os fatores importantes estou tentando melhorar bastante o índice de qualidade de algumas palavras.

 

Coloquei a principal palavra chave no nome da campanha, grupo de anúncios, nas palavras chave, no título do anúncio e na url de visualização, a página de destino contém a palavra chave na url e o conteúdo da página também, tenho um CTR médio de 1,9% e ainda assim o índice dessa palavra está em 6/10 e a posição média, está em 4,0.

 

Alguém tem alguma ideia como melhorar o índice de qualidade?

Especialistas responderamverified_user

Re: Índice de qualidade

Graduado ✭ ✭ ✭
Avalie o desempenho das palavras chave durante 15 a 30 dias, refine as mesmas excluindo as que apresentam poucas impressões e baixo volume de cliques, não se esqueça que palavras chave duplicadas concorrem entrem si e de utilizar palavras chave negativas para melhorar o seu CTR, espero ter ajudado.
♩♫Wiggle Wiggle Wiggle.♭♪

Re: Índice de qualidade

Mestre ✭
Felipe,

A repetição da palavra dentro da mesma linha pode inclusive atrapalhar.

Cuidado para não pecar pelo excesso.

A página de destino, é relevante, possui as mesmas palavras relacionadas?

Abrs
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: Índice de qualidade

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Oi Felipe, tranquilo?

Show as dicas do Carlos! Um ponto importante é que não é necessário colocar a sua palavra-chave principal no nome das campanhas ou grupos de anúncios, não tem influencia alguma, no título e na URL de visualização dos anúncios sim.

O que eu faria no seu caso:

1-) Palavras-chave de um mesmo grupo de anúncio impactam diretamente no índice de qualidade individual de uma determinada palavra-chave. Desta forma é preciso elaborar uma boa lista de palavras-chave.

2-) Passe o mouse no balão que aparece na coluna de status e verifique se é acusado algum problema para a experiência daquela determinada palavra-chave.

 

3-) Faça um relatório de termos de pesquisa e verifique se existem palavras-chave que estão acionando os seus anúncios e que não tenham haver com o seu negócio e realize a negativação. Saiba mais sobre termos de pesquisa.

 

4-) Agrupe palavras-chave em um grupo de anúncio que tenham a ver com um tema específico. Por exemplo, você vende caneca de metal e caneca de plástico, convém você ter um grupo para cada tipo de produto.

 

Acredito que você realizando estes passos você consiga melhorar o seu índice de qualidade.

 

Espero ter ajudado.

 

Abs

 

Alexandre Perez Hernandez

 

 

Re: Índice de qualidade

Mestre ✭ ✭
Felipe, boa tarde!

Realmente, colocar a palavra várias vezes não irá te ajudar, de verdade o IQ está relacionado à experiência do usuário, pode verificar que quando passa o mouse no balão de status irá verificar o IQ da palavra dizendo sobre experiência de destino, taxa de cliques esperado e relevância do anúncio.

De verdade o IQ está ligado diretamente a qualidade da sua campanha, se você tem um Site de Tênis Diversos, tem a palavra certa na busca de Comprar Tênis Esportivo, por exemplo, levar para a página correta, existir a interação você tem um alto IQ, agora, não adianta você anunciar Sapato em um site de Tênis, sua IQ irá cair.

Foque em melhorar o IQ sim, mas, faça isso para suas palavras principais, todas é praticamente impossível.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Índice de qualidade

Principal Colaborador
Olá Felipe td bom?

Deixa eu fazer algumas observações sobre o que você falou.

Primeiramente colocar a palavra-chave no nome da campanha ou no nome do grupo de anúncio, não vai mudar em nada a qualidade de sua campanha, nome de campanha e grupo é apenas para sua organização pessoal ok?

Pelo que você aponta, você fez correto em criar um grupo de anúncio com palavras-chaves relacionadas ao seu anúncio e ao seu site, mas não é apenas isso que vai ditar seu índice de qualidade, existem vários outros fatores que podem interferir por exemplo.

A taxa de clique esperadas em seu anúncio é um deles, isso pode ocorrer por exemplo se sua palavra-chave tiver um duplo sentido e as pessoas que estão procurando por esta palavra não tem interesse direto no seu anúncio com isso não clicam e acaba gerando um IQ baixo, o CTR que você aponta mostra exatamente isso.

Re: Índice de qualidade

Estudante ✭
Olá Carlos, obrigado pela resposta.

Eu procuro sempre avaliar o desempenho das palavras chave, faço exatamente como sugerido, em algumas campanhas com com volume de busca menor pego um período um pouco maior para conseguir analisar melhor os resultados, não utilizo palavras duplicadas também, e semanalmente vejo todos os termos de pesquisa que são irrelevantes e vou negativando para tentar otimizar a minha taxa de clique também, mas ainda assim essa campanha não está ta indo tão bem quanto eu gostaria.

Obrigado pela ajuda!

Re: Índice de qualidade

Estudante ✭
Oi Ricardo.

Eu procuro repetir a palavra de forma uniforme sem excesso, para evitar atrapalhar e ficar sem sentido,

A página de destino é relevante sim, é uma página exclusiva para os produtos que são anunciados, todas as palavras da campanha do Adwords tem relação com a página de destino dos anúncios.

Obrigado!

Re: Índice de qualidade

Estudante ✭
Oi Alexandre, tudo tranquilo e com você?

Não costumo utilizar a palavra chave como nome da campanha e grupo de anúncios, mas optei por fazer dessa forma dessa vez com base em um curso que eu fiz e informaram que pode ter influência positiva, e mesmo que não tenha influência positiva pelo menos não será negativo usar dessa forma também, e fazendo isso poderia testar e ver se realmente tem influência ou não.

Passando o mouse no balão a maioria das palavras está com a taxa de cliques acima da média, e a relevância e experiência está na média.

Obrigado pelas Dicas Alexandre.

Re: Índice de qualidade

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Oi Felipe, tudo certo!

Impactar negativamente não vai, mas realmente não há a necessidade. No seu caso então acredito que você precise melhorar a sua CTR, mesmo a ferramenta apontando taxa de cliques acima da média, recomendo testar outras linhas criativas que podem contribuir para a melhora da CTR e consequentemente no IQ.

Boa sorte em sua otimização!

Abs

Alexandre Perez Hernandez