AdWords
464 Usuários online agora
464 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Mudança no Índice de Qualidade de palavras novas

[ Editado ]
Principal Colaborador

Pessoal, foi alterada ontem, 28/07/15, a forma como é definido o Índice de Qualidade das novas palavras inseridas na conta.

 

Com o novo modelo, por padrão, as novas palavras-chave recebem automaticamente um Índice de qualidade de 6

 

O artigo da Central de Ajuda já foi atualizado com a seção "Como o Índice de qualidade funciona com as novas palavras-chave" e vocês podem conferir aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2454010?hl=pt-BR

 

"Novas palavras-chave recebem automaticamente um Índice de qualidade de 6 e um valor "médio" para os seguintes elementos: CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino. Isso acontece porque, quando você adiciona uma nova palavra-chave, o sistema que calcula o Índice de qualidade de 1 a 10 não tem informações sobre o desempenho passado dela. E o Índice de qualidade tem como base um desempenho histórico da palavra-chave. Normalmente o sistema leva cerca de um dia para reunir dados suficientes de desempenho e começar a definir um Índice de qualidade e valores diferentes para a CTR esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino.

 

Se seu Índice de qualidade e valor "médio" não mudarem depois de alguns dias, provavelmente o sistema determinou que os valores atuais são boas estimativas do Índice de qualidade e da CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino.

 

Lembre-se de que a qualidade real e a classificação do anúncio são calculados de forma diferente do Índice de qualidade de 1 a 10. Isso acontece porque, diferentemente do Índice de qualidade, a qualidade e a classificação do anúncio levam em consideração os fatores do momento do leilão, como os termos de pesquisa que a pessoa usou e qual dos seus anúncios está sendo exibido.  A qualidade e a classificação do anúncio no momento do leilão não incorporam as estimativas do Índice de qualidade de 1 a 10 das palavras-chave desse anúncio. Assim, se você reestruturar sua conta, como migrar palavras-chave para um novo grupo de anúncios, a classificação e a qualidade do anúncio não mudarão, mesmo que as palavras-chave do novo grupo de anúncios tenham inicialmente um Índice de qualidade de 6".

Especialistas responderamverified_user

Re: Mudança no Índice de Qualidade de palavras novas

Antigo Principal Colaborador

Olá Leandro,

 

Ótimo Post!

 

Já venho notado isso, até iria passar aqui para perguntar mas não tive tempo. As novas palavras-chave inseridas são atribuídas com Índice de Qualidade 6/10 realmente.

 

Outro movimento que venho percebido, é uma maior rigidez no IQ. Tenho notado que várias palavras tem tido "rebaixamentos" nos seus respectivos IQ, afetando toda a campanha as vezes.

 

Tem percebido isso também?

 

 

Cezar Hokamura Siriani
"Compartilhe seu conhecimento!"

Re: Mudança no Índice de Qualidade de palavras novas

Principal Colaborador

Oi Cezar, como vai?

 

A queda no IQ pode ser algo ligado à sua conta ou ao seu segmento. Chegou a fazer alguma análise dos seus dados pra ver o que pode ter impactado? Analisar CTR% com os últimos meses, olhar os concorrentes que participam do leilão com você que antes não participavam e assim por adiante, pode te ajudar nisso.

 

O que acho importante dizer, é que o Google sempre deixou claro que existem DIVERSOS fatores que compõe o Índice de Qualidade, muitos que com certeza nem sabemos. Isso era prepado pelo próprio Google alguns anos atrás, dizendo que nem todos os componentes eram abertos ao público, que inclusive, fazia parte do material de estudo para os certificados. Claro que alguns tem mais peso que os outros, como o CTR%, mas ele não é o único.

 

Veja frase abaixo da própria central:

"Esse cálculo incorpora seu lance, as avaliações do momento do leilão da CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino, além de outros fatores. Para determinar os componentes de qualidade do momento do leilão, analisamos vários fatores diferentes"

 

Eu tenho certeza que o IQ é algo muito mais complexo do que imaginamos. Não é atoa que temos diversas funcionalidades picadas, que depois influenciam o todo. Um exemplo disso, era quando eu falava há tempos atrás que tinha certeza que as Extensões de anúncios faziam parte do cálculo do IQ, e algum tempo depois, o Google lançou um comunicado oficial anunciando que as extensões "iam fazer parte" do cálculo.

 

Quando me questionam sobre o IQ eu falo eu penso no seguinte: Adwords é a principal fonte de receita do Google. No final do dia, você acha MESMO que eles vão divulgar o segredo que faz com que muitos anunciantes paguem caríssimo pelas palavras, ou até mesmo muito barato? Se fosse assim, todos teríamos excelentes IQs nas contas, não é mesmo? X)

 

Bom, esse é o meu modo de pensar Smiley feliz

 

 

Re: Mudança no Índice de Qualidade de palavras novas

[ Editado ]
Antigo Principal Colaborador

Olá Leandro,

Trabalho com vários segmentos e a mudança foi grande. São mais de 2 mil contas, e na maioria nas últimas semanas temos percebido uma queda no IQ.

Eu também penso como você, há muito mais coisas atrás do leilão do que pensamos, afinal é uma fonte de receita e bem gorda. rsrs

Antes se falava em extensões como melhores práticas, diferenciais, hoje ela faz parte do cálculo. Não basta ter sitelinks, tem que ter sitelinks de qualidade. Enfim... o caldo tende a engrossar e cada vez mais a gente caminhar pra um IQ que olha TUDO na campanha, cada item terá seu peso.

Smiley feliz

Bom sabadão

Cezar Hokamura Siriani
"Compartilhe seu conhecimento!"