AdWords
346 Usuários online agora
346 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Não consigo otimizar uma campanha e nenhuma dica da Equipe do AdWords tem ajudado.

Estudante ✭

Olá Pessoal! tudo bem com vocês?

Venho tentado otimizar uma campanha e tem dado muito errado de uns tempos pra cá. 

 

Vamos ser bem sinceros, tínhamos uma MCC que foi banida em julho desse ano, antes disso a campanha rodava normalmente, com 500/dia a gente recebia certa de 20-30 cadastros no site. A gente tentou ver direto com o Google e, mexendo um pauzinho aqui e outro ali, não conseguimos liberar a MCC porém conseguimos criar uma nova aparentemente sem problema. 

 

Acontece que a nova campanha não tem dado o mesmo resultado, nem de longe. 

 

Antigamente eu tinha uma média de 50 grupos de anúncio (1 grupo = 1 anúncio = 1 palavra-chave). Hoje sei que isso pode ser prejudicial, mas na época não era um problema, além disso eu pagava cerca de 19 reais por conversão e o CPC era por volta de 2,30 reais. 

 

Hoje em dia eu já fiz de tudo, mas não consigo nem chegar perto dos mesmos resultados. 

 

Já aumentei pra 80 grupos de anúncio, reduzi pra 10, depois pra 2. Coloquei palavra-chave ampla, ampla modificada, de frase, etc. o CPC está por volta de 9 reais e ainda assim a quantidade de cadastros está catastroficamente baixa. Inseri acompanhamento de conversão, porém o AdWords registra muita conversão que não aconteceu, enquanto o analytics mostra os dados corretos. 

 

Tem ajuste de lance maior para os locais com maior probabilidade de realizarem uma conversão. 

 

No mais não sei o que fazer, o suporte do AdWords me diz que as palavras-chave que eu uso (Anunciar no Google e variantes) estão entrando em concorrência direta com o AdWords. Porém não tem outras opções para utilizar - desde que é estritamente com isso que trabalho e, sinceramente achei um pouco estranho, desde que eram as mesmas palavras-chave de antigamente e nunca tive problemas. 

 

Já tentei de tudo e como lá eu não consigo uma informação correta de como eu consigo melhorar esses resultados, eu vim aqui perguntar na comunidade se vocês tem alguma ideia do que pode estar acontecendo.

 

O que eu sei é que a campanha antiga já vinha acumulando dados aí há mais de ano então isso pode ser um fator chave na queda do desempenho, mas eu preciso muito melhorar esses dados e não sei muito bem pra onde correr Smiley triste 

Agradeço qualquer ajuda desde já!

 

Não consigo otimizar uma campanha e nenhuma dica da Equipe do AdWords tem ajudado.

Calouro ✭ ✭

Ei Letícia, tudo bem?

Para tal situação não existe uma receita de bolo já que muitas variáveis estão envolvidas. 

Primeiro temos um problema que não deveria estar ocorrendo, que é o adwords estar registrando conversões que não ocorreram. Como é feito o registro de conversão? Caso tenha sido uma página de agradecimento, cheque se realmente não tem como o usuário voltar a acessar a página de fato, ou caso seja possível, utilize Order ID, assim, acabando de vez com o problema de conversões que não existem.

E infelizmente nada é eterno, ou seja, o mercado é volátil, ainda mais em meio a situação atual em que vivemos, certas coisas podem afetar diretamente ou indiretamente no produto que está a anunciar. Quando se refere a "na época", está dizer a quanto tempo atrás? Naquela época havia quantos concorrentes? Hoje são quantos? Como estão trabalhando seus concorrentes? Na época que tinha aquele resultado qual era o volume médio de pesquisa? Qual é o volume médio de pesquisa hoje? As cidades onde ocorre o maior número de conversões desde o início da campanha já não estão saturadas? Há várias questões a serem pesquisadas.

Em relação ao custo por conversão deve-se se atentar aos alicerces do adwords que é a base da campanha. Sua classificação é definida pelo seu CPC e seu índice de qualidade. índice de qualidade é majoritariamente constituído de CTR e relevância da página de destino, ou seja, seu conteúdo está de fato relevante para as pessoas que o acessam? 

O que de fato agora importa é analisar os dados e ajustar sua campanha de acordo com os mesmos, sem conhecer sua campanha ou o mercado não tem muito o que podemos fazer, porém espero ter conseguido dar um norte. 

 

Não consigo otimizar uma campanha e nenhuma dica da Equipe do AdWords tem ajudado.

Antigo Principal Colaborador

Oi Leticia,

 

O Google tem mudado muito, com a crescente importância de mobile, crescimento de concorrentes e outros fatores, hoje é um outro ecossistema.

 

Eu tentaria por partes, 

1. levantar que traziam resultado no passado, levantar o que funcionou, palavras, ads, segmentações e ver o que pode se ativado para o momento atual.

2. dependendo do segmento mudou muito do desktop para o mobile, como está o seu site para isso.

3. tentar achar um consultor ou especialista, você tentou detalhar seu problema, mas mesmo assim está ainda muito amplo, não sabemos qual sua página, qual seu ramo e etc. Com certeza você contanto com uma ajuda mais direcionada acho que podem vir respostas mais direcionadas.

 

abs.

Re: Não consigo otimizar uma campanha e nenhuma dica da Equipe do AdWords tem ajudado.

Estudante ✭

Olá Vitor! Primeiramente muito obrigada pela sua ajuda, vamos às respostas: 

 

1 - Primeiro temos um problema que não deveria estar ocorrendo, que é o adwords estar registrando conversões que não ocorreram. Como é feito o registro de conversão?

 

É feito por cadastro no site, nós não temos uma página de agradecimento, mas acho que os desenvolvedores captaram por login (os desenvolvedores ficam em outro país, o que torna a logística do trabalho um pouco + complicada) 

 

2 - Quando se refere a "na época", está dizer a quanto tempo atrás?

 

Julho desse ano Smiley triste recuperamos a MCC em agosto, mas desde então a queda de resultados foi brutal (a diferença de uma MCC para outra). Em julho eu tinha 50 grupos de anúncio (1 grupo = 1 anúncio = 1 palavra-chave). Hoje sei que isso pode ser prejudicial, mas na época não era um problema, além disso eu pagava cerca de 19 reais por conversão e o CPC era por volta de 2,30 reais. 

 

E em Agosto eu tentei fazer de tudo, tentei criar a mesma campanha, não deu certo,  aumentei pra 80 grupos de anúncio, reduzi pra 10, depois pra 2. Coloquei palavra-chave ampla, ampla modificada, de frase, etc. o CPC está por volta de 9 reais e ainda assim a quantidade de cadastros está catastroficamente baixa (de 30/dia para 3-4/dia) 

 

3 - seu conteúdo está de fato relevante para as pessoas que o acessam? 

 

Então aqui nós temos um problema que eu não sei muito bem como solucionar ele (e que engraçado que não era um problema em julho, exatamente a mesma campanha). Muitas das minhas palavras-chave são variantes de "anunciar no adwords", a minha empresa oferece exatamente isso: uma plataforma que facilita a criação de campanha no adwords para PME. 

 

Então claro, o problema do índice de qualidade deve ser por conta que muita gente deve tentar encontrar exatamente como anunciar no adwords, mas não somos o próprio. Acontece que eu já tentei com outras variantes e o resultado é ainda pior - pois literalmente só oferecemos anúncios em adwords (se colocar por exemplo "plataforma de marketing digital", "plataforma de anúncios online" e etc já não funciona) 

 

Muito obrigada pela ajuda desde já Vitor! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não consigo otimizar uma campanha e nenhuma dica da Equipe do AdWords tem ajudado.

[ Editado ]
Estudante ✭

Oi Alan! muito obrigada pela ajuda! A empresa é uma plataforma que facilita criação de anúncio para AdWords com foco em PME. Nisso eu já imagino um sério problema de concorrência com as palavras-chave, mas a questão é que a diferença de tempo dos problemas da campanha foi muito curto, de julho para agosto (de quando uma MCC foi banida e migramos para outra). 

 

1 - O Google tem mudado muito, com a crescente importância de mobile, crescimento de concorrentes e outros fatores, hoje é um outro ecossistema.

 

Só anuncio com foco em desktop, por conta que a plataforma não funciona para mobile =) 

 

2. levantar que traziam resultado no passado, levantar o que funcionou, palavras, ads, segmentações e ver o que pode se ativado para o momento atual.

 

Eu tentei já! criei basicamente a mesma campanha e o resultado ficou ainda há um oceano de diferença Smiley triste

 

3. dependendo do segmento mudou muito do desktop para o mobile, como está o seu site para isso.

 

O site é otimizado para mobile, mas a ferramenta em si não - por isso anuncio somente com foco para desktop.

 

4. tentar achar um consultor ou especialista, você tentou detalhar seu problema, mas mesmo assim está ainda muito amplo, não sabemos qual sua página, qual seu ramo e etc. Com certeza você contanto com uma ajuda mais direcionada acho que podem vir respostas mais direcionadas.

 

Eu estou quase pedindo socorro mesmo, pq desse jeito não tá dando e infelizmente eu não estou conseguindo resolver Smiley triste 

 

Novamente, obrigada pela ajuda Alan!