AdWords
740 Usuários online agora
740 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Nome da empresa como palavra-chave

Calouro ✭

Galera, bom dia@!

 

Como estratégia em nossas campanhas do Google AdWords, decidimos não patrocinar a palavra - chave e também negativar o nome da marca. O motivo decorre, uma vez que o público-alvo que procura pelo nome da marca, já conhece a empresa, no caso não precisaria de anúncios pagos. Além do mais, a marca tem um ótimo desempenho na busca orgânica, está sempre em primeira posição. No entanto, percebemos que nosso maior número de conversões era ligado de alguma forma com o nome da marca; reduziu o custo e também o desempenho dos anúncios. A Marca trabalha com serviços e nossas conversões são contabilizadas quando um usuário acessa o o site e finaliza agendando uma visita em uma de nossas franquias. 

 

No momento surgiu essa dúvida será que fizemos o certo, em negativar e não patrocinar o nome da marca? Alguém tem algum estudo sobre esse enfoque que possa me ajudar?

#SOS

Obrigada!

 

Vanessa 

Especialistas responderamverified_user

Re: Nome da empresa como palavra-chave

Principal Colaborador

Olá Vanessa, como vai?

 

Essa é uma dúvida comum a muitos anunciantes e que gosto bastante de responder.

 

Do ponto de vista de análise e direcionamento do dinheiro, faz sentido que a empresa não queira "gastar" dinheiro com o próprio nome, uma vez que o usuário que está buscando pelo nome já conhece a empresa. O problema disso é que pensando pelo outro lado, o lado de comunicação e marketing, é exatamente nesse momento que a empresa tem que estar presente pra pegar na mão do usuário e perguntar "estou aqui, o que você precisa de mim?".

 

Eu respondi uma pergunta igual a sua de forma bem completa em um outro post, inclusive com estudos que mostram a importância de você comprar sim o nome da sua marca. Recomendo bastante que leia o tópico, aqui: https://www.pt.advertisercommunity.com/t5/Otimizacao-de-campanhas/Nome-da-empresa-como-palavra-chave...

 


Vanessa M escreveu:

Além do mais, a marca tem um ótimo desempenho na busca orgânica, está sempre em primeira posição


Na tópico que indiquei tem um estudo que mostra exatamente os benefícios de você ter o nome da sua marca aparecendo em ambos os momentos, tanto orgânico, quanto pago. Em resumo, você não ganha mais cliques por aparecer já em primeiro no orgânico, ou então, tem muita gente que pensa "os cliques que eu ganharia no pago eu ganho no orgânico, pois já estou em primeiro", o que também não acontece.

 

O fato que o estudo mostra é que quando você não está também no pago, mesmo quando já está em primeiro no orgânico, você está dando chance para o usuário considerar um concorrente, e não você. O meu pensamento nisso sempre é o seguinte "se o usuário já está procurando pela minha marca, vou estar ainda mais presente, abraçar ele e conduzi-lo até onde ele deseja".

 


Vanessa M escreveu:

 

Como estratégia em nossas campanhas do Google AdWords, decidimos não patrocinar a palavra - chave e também negativar o nome da marca. O motivo decorre, uma vez que o público-alvo que procura pelo nome da marca, já conhece a empresa, no caso não precisaria de anúncios pagos.


É preciso tomar bastante cuidado com o fato do "usuário já conhecer a marca". O consumidor passa por algumas etapas durante a jornada de compra que ele realiza, onde uma delas é a etapa de pesquisa. A pessoa buscar pelo nome da sua empresa não quer necessariamente dizer que ele já a conhece. Pode ser que ela ouviu falar de você está te buscando exatamente para conhecer mais, e isso volta naquilo que citei sobre "estar presente e abraçar o usuário"


Vanessa M escreveu:

No entanto, percebemos que nosso maior número de conversões era ligado de alguma forma com o nome da marca; reduziu o custo e também o desempenho dos anúncios

 


Tem um estudo no Google (que cito também no outro tópico) que fala que em média, dependendo da força da sua marca, uma conta pode ter de 53% a 96% das suas conversões vindas de termos institucionais, olha só a importância de estar presente ali! Quando vocês removeram e negativaram o nome da sua empresa, vocês literalmente fecharam a porta na cara do usuário hehehe


Vanessa M escreveu:

 

No momento surgiu essa dúvida será que fizemos o certo, em negativar e não patrocinar o nome da marca? Alguém tem algum estudo sobre esse enfoque que possa me ajudar?

 


Reforço a importância de ver o outro tópico que já possui de forma bem completa os argumentos e estudos que você precisa, e particularmente, recomendo comprem sim o nome da marca. Não negative, aproveita que o usuário já está na porta e abrace ele!

Espero que ajude Smiley feliz

_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Nome da empresa como palavra-chave

Graduado ✭ ✭

Vanessa, tudo bem? @leandrofm já foi super útil, mas eu ainda acrescentaria um ponto. Para a marca de serviços não gosto de fazer campanhas display, pois o custo é elevado e se sua marca é conhecida, talvez não seja tão interessante. No entanto, você pode avaliar usar call to action, pois acaba encurtando o canal de contato do cliente com a marca que ele já procura e pode ainda oferecer serviços menos procurados e divulgar promoções, assim vai ter um acesso pago interessante. Mas, se a empresa tem buscas orgânicas e é relevante, isso é excelente! 

 

Nome da empresa como palavra-chave

Calouro ✭

@leandrofm, obrigada pelas informações, foram valiosas. No entanto, estamos com uma verba baixa, e o cliente decidiu não patrocinar o nome da marca. Minha preocupação maior é que além de tudo negativamos a palavra da empresa. Você acha que isso pode gerar maiores problemas? Obrigada!