AdWords
475 Usuários online agora
475 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Estudante ✭

Boa tarde, pessoal.

 

Um amigo meu que é baterista mudou para a Inglaterra e me pediu para eu montar uma campanha para ele para o condado onde ele mora, Hereford. Eu já havia criado uma campanha para ele no Brasil e tinha funcionado muito bem, tanto é que ele quis investir novamente no Google.

 

Configurei a campanha e ele desejou para a primeira aula grátis, o que a princípio seria ótimo para começar a rodar. Learn Drum or Play Better - Drum Lessons at Your Home - Get in touch now and ask for a free introductory lesson. Adicionei também o celular. Achei estranho que nos primeiros dias não houve clique, liguei para o Google e eles disseram que a princípio, tudo estava certo e realmente com a primeira aula grátis, já era para ter aparecido alguns cliques. 

 

Selecionei algumas frases e palavras e dei destaque para uma. Na Inglaterra, eles chamam "professor" dessa área de "tutor", então selecionei para a campanha +drum +tutor ( com o uso de correspondência ampla modificada). Aumentei o valor do CPC acima dos valores sugeridos pela coluna "Est. de lance de primeira posição" e houve 820 impressões. Houve apenas um mísero clique. Fiz contato com o chat de suporte e depois liguei para o gerente da minha conta para solicitar uma opinião. Ambos me disseram que a campanha está bem estruturada e também desconhecem o que pode estar havendo. No final tenho 3 profissionais que me afirmam que não existe erro de estrutura. 

 

Tenho dois diagnósticos e gostaria de pedir a opinião de vocês.

O menos provável: Existe uma verba inicial muito baixa de 10 libras para a campanha, e como turbinei o CPC para ‎£2, o Adwords está se comportando de forma conservadora. O único clique nos custou apenas £0,46.

O mais provável: Ele usa o domínio com final ".mus.br". Será que as pessoas não estão clicando porque não é ".co.uk"?

 

Qual sua opinião?

 

 

 

Especialistas responderamverified_user

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Principal Colaborador

Olá Tânios, como vai?

 

Bem legal essa oportunidade de fazer a campanha para o amigo.

 


Tânios A escreveu:

 

O menos provável: Existe uma verba inicial muito baixa de 10 libras para a campanha, e como turbinei o CPC para ‎£2, o Adwords está se comportando de forma conservadora. O único clique nos custou apenas £0,46. 


Não parece o caso de campanha conservadora, pois isso estaria relacionado ao orçamento durar o dia todo, mesmo recebendo cliques. Pelo que você descrebe o problema é exatamente a falta de cliques, então precisamos olhar outros fatores.

 


Tânios A escreveu:

 

O mais provável: Ele usa o domínio com final ".mus.br". Será que as pessoas não estão clicando porque não é ".co.uk"?


Pessoalmente não acho que isso seria um grande bloqueio dessa forma, talvez para algumas pessoas, mas não para quase a totalidade delas

 

Algumas coisas que deixo abaixo com base no que você falou e que podem ajudar.

 

  • Se o atributo de aula grátis é o melhor benefício neste momento, eu exploraria ele de forma mais agressiva no anúncio. O texto que você citou está legal, mas deixa a aula grátis com ponto de dúvida e talvez um pouco tímida, já que pela frase, o usuário precisa "entrar em contato e pedir uma aula grátis de introdução". Eu colocaria o benefício logo no começo da frase e até mesmo no título, algo como "Learn How to play Drums right now. First lesson for Free!", não necessariamente esse texto, mas sim o contexto.
  • Existe a possibilidade da sua campanha estar muito restrita ou não estar utilizando as palavras da forma como os usuários procuram nessa região. Tente adicionar algumas palavras como "how to play drum", trabalhando as correspondências mais restritas e faça o teste
  • Como está feita a segmentação de local? Está por CEP, raio, região inteira?
  • Não esqueça de adicionar as extensões de anúncios, principalmente aquelas que você pode explorar bem a questão da primeira aula grátis: Sitelinks, Frase de Destaque, Snippets Estruturados e até mesmo a de Chamada devem ser sua prioridade

De início é isso. Existem outras coisas mas é interessante avaliar estes pontos primeiro.

 

Espero que ajude.

_

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Principal Colaborador
Não tem nada de errado na sua campanha - achei até o seu anúncio bem legal.

Vi que você é de BH pelo seu plus - já morei em BH, faz muiiito tempo, perto tem uma cidade chamada Pedro Leopoldo - me lembro de ter passado por lá com meus pais - por acaso conhece Pedro Leopoldo?

Se não errei na geografia, Hereford, no qual segmenta tem população parecida com Pedro Leopoldo. Quantas pessoas em Pedro Leopoldo procuram por dia por um professor de bateria? Claro, existem diferenças de cultura e economia mas isto serve como base para você entender o tamanho do seu mercado.

Este é o seu problema, você segmenta um mercado bem pequeno e não tem muito o que fazer - você pode tentar diminuir os filtros da sua campanha (mudando de ampla modificada, para ampla) - adicionar mais palavras chave, segmentar cidades próximas e tentar algo pela rede de Display.

Para saber se seu cpc está baixo demais - tente adicionar a coluna de parcela de impressão de pesquisa - acho que deveria obter o objetivo de ter pelo menos uns 60% de parcela de impressão.



___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Graduado ✭ ✭
Boa tarde @Tânios A

Não tem nem uma observação no índice de qualidade?
Você esta usando a mesma conta de antes(só duvida minha)?

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Estudante ✭

Legal ver o pessoal participando. Vamos ponto a ponto.

LeandroFM,

essa ideia “Learn How to play Drums right now. First lesson for Free!” é muito boa. Vou adicionar como mais um anúncio. Thx pela ideia!

Adicionei mais termos sugeridos pelo Google:

drum

how to learn to play drums

how to learn to play the drums

learn how to play drums for beginners

learn to drum

learn to play drums

learn to play the drums

learning drums

 

A segmentação está pelo condado de Herefordshire (pronuncia-se estranhamente Réforchier) que tem 193.000 usuários do Google. Não é tão pequenininho assim.

Como havia falado, já havia adicionado o telefone do professor. Busco sempre utilizar extensões, mas não vejo necessidade nesse caso para sitelinks, já que o site dele é bem simples e o foco é alunos que queiram tocar bateria. Ou liga para ele ou preenche um formulário no website.

Ele não tem nem fanpage, Google Pluse ou algo assim.

 

Obrigado, Leandro.

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Estudante ✭

Gravity,
Sou de Juiz de Fora e moro em BH desde 2011. Já ouvi falar em Pedro Leopoldo, mas nunca fui. Pedro Leopoldo tem 63.000 usuários no Google, enquanto Hehefordshire tem 193.000. Isso são mais de 3 vezes o tamanho quando comparamos. Não é pequenininho, concorda?

Além disso, já computo 965 impressões em duas semanas de campanha. Existem pessoas interessadas, mas elas não estão clicando. Esse que é o problema.


Adicionei mais 8 palavras sugeridas pelo Google, ampliar o raio não é viável para o professor, ele disse que o deslocamento para dar aula em outras regiões não lhe traria um bom custo/benefício.
Rede de Display? Não pensei nessa estratégia porque geralmente está ligada a branding e ele nem tem marca ainda. Mas se houver algum portal conhecido no condado, pode funcionar. Vou avaliar os números detalhadamente. Uma ideia interessante, obrigado.
Meu CPC não está baixo, como descrevi, eu configurei com valor acima do sugerido pela coluna de estimativa de lance de primeira posição. Qualidade está numa média de 6/10. Valor normal para início de campanha.

 

Abraços.

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Estudante ✭

Charles S,
São 14 palavras que inclui. 85% delas tem índice de qualidade 6/10. Não excelente, mas razoável para justificar cliques.
Mesma conta quando ele morava no Brasil, mas campanhas diferentes. Qual seria o impacto disso?

 

Obrigado.

Re: O caso do baterista na Inglaterra - O que pode ser?

Principal Colaborador

Lendo o que escreveu parece que a campanha está bem estruturada (apesar do CPC bem alto, ainda mais se contar em libras).

 

Encontrei seu anúncio usando a ferramenta de diagnóstico, acho que o que falta mesmo é testar textos de anúncios. Ao invés de usar apenas o argumento de "free lessons" tente falar sobre a qualidade, que o lugar fica próximo do centro (ou algum ponto de referência relevante), que o professor é brasileiro (vale a pena ver como se comporta) e por aí vai.

Henrique Giacomitti
Linkedin