AdWords
900 Usuários online agora
900 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Olá, não é uma pergunta, mas, sim, um feedbak

Calouro ✭ ✭

Olá, trabalho com comunicação e utilizo das plataformas adwords e a do facebook para anuncios online. Escrevo, na verdade, para dar um feedbak e registrar a minha opinião/visão sobre os serviços da Google, mais precisamente, quanto a sua plataformar de anúncios. Primeiramente, quero registrar que aos poucos venho deixando de utilizá-la ao ponto que migro para o serviço do Facebook. Motivos: Mais praticidade e eficiência quanto ao alcance de meus objetivos. 

 

A plataforma Adwords, por várias vezes, me parece confusa, colocando alguns impedimentos em meus anúncios, que após serem editados demoram muito mais tempo a entrarem em funcionamento novamente. Enquanto no Facebook consigo colocar o anúncio de forma rápida no ar, e ter informações rápidas sobre os CPC. No adwords tudo me parece demorado, nebuloso... Os brindes que recebi por participar do programa chegaram todos quebrados... Existe um delay muito grande entre elaboração do anúncio - aprovação - veiculação. 

 

Logo, não quero dizer que o serviço é ruim, mas, para mim, deixa a desejar. Pode ser que para alguém que fique 24 h nisso, algum especialista no ramo, o adwords ofereça algumas vantagens peculiares. Mas para alguém que deseja anunciar seu produto ou marca, gastando pouco e com muita eficiência (afinal, com o facebook as pessoas podem compartilhar seu anúncio, fazendo com que você alcance muito mais pessoas do que simplesmente aquelas que clicaram no anúncio) acredito que o serviço ideal é o do facebook. 

 

Em resumo, minha dica para a Google é "prestem atenção nos detalhes". As vezes algumas "mancadinhas" ; como entregar um brinde quebrado ; frustrem um parceiro. Que entre um serviço e outro, mesmo que com qualidades semelhantes, ele opte pelo do concorrente. Esse último que não mandou brindes, não telefonou, não mandou cartas, não deu descontos, mas cumpriu com a minha intenção ao anunciar. Atendeu a minha necessidade. 

 

Att.

 

Cristovan Grazina 
Jornalista

 

Especialistas responderamverified_user

interessante

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Olá vcclica.

 

Seja bem vinda.

 

Acho que seu tópico tem potencial para ser muito interessante, apesar de haver outro fórum aqui na comunidade mais apropriado para o assunto. Aliás, pelo tempo que frequento esta comunidade posso lhe asseugurar que aqui é tudo muito democrático.

 

Acho que você tem razão em algumas coisas. Particularmente acho que a ferramenta de publicidade tem recursos excelentes principalmente no que diz respeito a segmentação de público.

 

No entanto, apesar das "obscuridades" do adwords, eu ainda prefiro este, eu ainda confio mais no Adwords. Existem inúmeros casos de fraudes em anúncios no Facebook, e principalmente depois de ter lido bastante sobre o perfil psicológico do seu criador, confesso que ainda estou muito desconfiado do Facebook.

 

Por inúmeras vezes vi no FB anúncios do tipo "tome este produto e emagreça tantos quilos em uma semana" ou "compre nosso kit e fique rico em uma semana". Isso me mostra a total falta de preocupação da rede social com a segurança e saúde dos seus usuários. Equanto que na rede do Google, este tipo de anúncio recebe uma atenção especial e para ser bloqueado é dois toques. Claro que alguma coisa sempre passa, ninguém é perfeito.

Mas você sabe porque a segmentação do Facebook é mais precisa? Sim. porque o FB usa os dados dos usuários nestas segmentações, ou seja seus dados são seus e do FB enquanto que com a Google você tem a opção de não disponibilizar seus dados.

Mas concordo com você, acho que a Google tem algumas coisas a aprender com o FB.

Oi Cristovan, seja bem vindo. :) Muito legal o seu ponto...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Oi Cristovan, seja bem vindo. Smiley feliz

Muito legal o seu ponto de vista!
A meu ver; o serviço Google AdWords, aparenta ser burocrático, engessado e complicado no começo, pois nós anunciantes queremos tudo "agora e na hora". Precisamos de rentabilidade rápido e anúncios com entrega imediata.

Mas imagine se o Google AdWords não fizesse sua verificação diária de anúncios, a página de pesquisa seria "infestada" de anúncios fraudulentos, phishing e outras coisas desse mundão de Deus chamado "Internet".

A meu ver também, o Facebook tem uma entrega de anúncios diferenciada ao se comparar com o Google AdWords.
Por exemplo, o que mais se parece com o Facebook é a rede de display contextual do Google, que através do conteúdo da página ele entrega o anúncio, igualando-se ao Facebook que entrega o anúncio conforme a segmentação de páginas e comportamento do usuário (Curtir por página e ações por post). Levando em conta isso, ainda sim fico com o Google pela sua rede de pesquisa. Um usuário do facebook, curte uma Fan Page, para começar o engajamento com a empresa para depois se tornar um comprador (isso falo de anúncios por Curtir, não para redirecionamento de URL). Já o Google AdWords; na rede de pesquisa, a busca é intencional e focada no resultado. Ou seja, se a pessoa está procurando Sapato Vermelho o AdWords vai entregar lojas que vendem Sapatos Vermelhos, diferente do facebook que entrega um anúncio baseado no histórico de engajamento na rede social (dei um loop na história, mas acho que deu pra entender).

Resumindo: Ambas as mídias são boas, mas para cada tipo de estratégia e consumidor.

Obs: O que eu estou dizendo, não é para você mudar de ideia nem quero dizer "Mexeu Com o Google, Mexeu Comigo! (Márcia Goldschmidt)" mas apenas mostrando um outro lado da moeda. Mas feedbacks são sempre bem vindos, a propósito seu feedback veio em ÓTIMA HORA, temos um tópico para Feedbacks, se quiser participar.

Acho que você ficou #chateado também (além da plataforma do AdWords) por ter recebido o brinde com defeito, mas isso é uma questão da nossa perfeita logística Brasileira! Smiley muito feliz
Não sei se isso a Priscila que é nossa gerente da comunidade pode resolver, mas não fique triste. Já comprei coisas pela internet que chegaram em vários pedaços, achei até que era de montar; só que não.

Abs.

G+

Olá Cristovan, Interessante o seu feedback. A minha o...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá Cristovan,

 

Interessante o seu feedback.

 

A minha opinião vai de encontro um pouco ao que já foi falado, entendo que são plataformas de publicidade bem diferentes e que devem ser usadas de acordo com os objectivos a alcançar.

 

Cada uma das plataformas tem as suas especifidades,a meu ver uma das grandes diferenças é que no facebook o tipo de publicidade é "push" ou publicidade por interrupção isto é apesar de podemos definir o perfil dos utilizadores que vêem os anuncios, eles aparecem para o utilizador sem este ter dado o seu consentimento (e desde que entrou em Bolsa, até no feed de noticias aparecem discretamente post patrocinados, algo a tomar cuidado por parte do Facebook). No AdWords, na pesquisa é o utilizador que em qualquer parte do mundo vai à procura a partir de palavras-chave ( publicidade pull ou marketing de permissão) e esse pequeno pormenor pode fazer toda a diferença na hora de converter.

 

Sem estar aqui a defender que o AdWords é o "Santo Graal" da publicidade, posso dizer que pela experiência que tenho o AdWords é umas das formas de marketing online que mais convertem.

 

Quanto à questão de ser um processo mais demorado, penso que há muito ainda a fazer no entanto dado o focus ser no utilizador convenhamos que as contas, campanhas e anúncios têm obrigatoriamente que passar pelo processo de aprovação, que ainda assim não é 100% eficaz.

 

 

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Cristovan bem vindo,   Minha opinião é bem próxima do que...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Cristovan bem vindo,

 

Muito legal seu feedback

 

Minha opinião é bem próxima do que os outros já falaram, acho que o Nuno foi bem feliz quando falou 


são plataformas de publicidade bem diferentes e que devem ser usadas de acordo com os objectivos a alcançar.

 


Não existe uma que seja melhor que a outra, cada uma atende a uma necessidade e vária principalmente na interação que você pretende ter com o visitante, se você analisar mais afundo verá que como alguns aqui já citaram cada um tem seus lados pros e contras.

 

A colocação do Renan


Um usuário do facebook, curte uma Fan Page, para começar o engajamento com a empresa para depois se tornar um comprador (isso falo de anúncios por Curtir, não para redirecionamento de URL)

 


é o principal problema do Facebook (inclusive já até abordei esse tema no meu blog), ele funciona muito bem para divulgações de FanPage, mas falha muito para links externos, o que acaba prejudicando uma ação imediata do consumidor. Outro ponto que ao meu ver ele falha, é que os anúncios ficam perdidos no amontoado de informações do Facebook.

 

Já o lado mais positivo dele é a segmentação mais precisa e a possibilidade de exibir os anúncios para quem realmente se interessa pelo produto.

 

O Adwords também conta com suas falhas como a parte burocratica, os beneficios que ele libera para um e não para outro, entre outros, mas aproveitando novamente as palavras do Nuno, a sua conversões são muito mais eficientes por permitirem ações imediatas do consumidor.

 

A meu ver e talvez a maioria nem concorde comigo, o problema não esta nas ferramentas o problema esta em acharem que é fácil fazer publicidade e que todo mundo pode sair fazendo, inclusive esse é o maior erro dos pequenos e-commerce, é nesse ponto que eu vejo eles mais perderem.