AdWords
566 Usuários online agora
566 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Opiniões: SEO e PPC (AdWords), sempre juntos?

Graduado ✭ ✭

Pessoal,

 

gostaria de compartilhar aqui um papo que nos últimos meses tenho tido com o pessoal da área de Search, tanto com o pessoal aqui da agência como outros profissionais, em eventos da área, como o OlhoSeo, que aconteceu em Florianópolis-SC no ultimo mês de maio (foi a ultima vez onde reunimos mais gente para falar sobre isso):

 

todo cliente precisa (tem perfil) ter campanha de SEO e AdWords?


Nossa linha de raciocínio segue duas vertentes (podem existir outras também, por isso, compartilhem):


1 - Nem todo cliente tem paciência para aguardar  os resultados de SEO, quer ver a campanha aparecendo na hora. Em contrapartida, alguns clientes (principalmente os que investem por CPA e sabem quanto pode custar no máximo uma conversão) acham que o valor pago ao AdWords poderia ser diminuído consideravelmente com um investimento em SEO - na verdade eles não acham, mas sim vêem os resultados de conversões orgânicas e pagas e percebem que as orgânicas apresentam melhores CTRs, menores investimentos, etc. Além disso, tem os segmentos onde uma campanha de AdWords não tem muita concorrência e não custa caro, mas em contrapartida, investir em SEO pode demandar tempo, por trabalhar com termos mais genéricos, etc...

 

2 - Campanhas de AdWords tem um perfil e campanhas de SEO têm outro. Por mais que tudo seja Search, AdWords tem um perfil mais imediatista (ex.: se quero promover uma promoção que durará 48 horas, subo uma campanha em poucos minutos e tenho ela no ar), enquanto SEO é médio prazo (ex.: não consigo subir uma campanha em poucos minutos, para uma promoção que durará apenas 48 horas).

Um exemplo bem clássico para isso é um e-commerce: as categroias de produtos podem ter um trabalho de SEO, pois é uma página "estática" (por mais que os produtos variem). Já a página específica do produto, que pode ter promoção, desconto para pagaemnto a vista, etc, pode ser trabalhada com AdWords, que permite essa variação de maneira mais dinâmica, enfim, nem sempre teremos o trabalho de SEO e o de AdWords, necessariamente, pois as duas coisas, apesar de se completarem algumas vezes, são diferentes!

 

Bom, a ideia é lançar essa discussão. Gostaria de ouvir vossas opiniões para enriquecer nossas conversas aqui!!!

 

Fiquem a vontade para questionar, descordar, etc...

 

 

Especialistas responderamverified_user

Bom a minha opinião SEO é algo que hoje em dia com esse m...

Principal Colaborador
Bom a minha opinião SEO é algo que hoje em dia com esse mercado competitivo; não é um diferencial e sim praticamente obrigatório. É um investimento a longo prazo que traz resultados a longo prazo mas por um tempo bem longo também. SEO, SEM e SMO devem ser trabalhados em qualquer e-commerce ou site que pretende ficar "on" por um bom tempo.
Sinceramente sou meio contra ao "pensamento preguiçoso" que faz pensar em SEO como sendo um tempo perdido, por ser algo que se trabalhe todo dia e nos minimos detalhes.
Concordo com o que você disse, AdWords é algo imediato e tem um perfil de mídia diferente do que SEO e outras campanhas publicitárias.
Hoje o consumidor não está só presente em uma mídia, hoje o usuário está assistindo televisão olha a propaganda de uma marca, já procura na internet um calçado igual e efetua a compra. A mãe está buscando o filho na escola, insatisfeita com o ensino e está ao mesmo tempo procurando outras escolas ao redor em seu smartphone. Com esse tipo de comportamento é necessário ter as campanhas no AdWords, já que no SEO demoraria muito pra ser relevante a busca pro usuário e não teria a flexibilidade de segmentar por região nem por dispositivo móvel.

Eu penso que é sempre importante unir SEO com SEM, pois um complementa o outro. Smiley muito feliz
G+

SEO e SEM

Aprendiz ✭ ✭

Eu acredito que estratégias SEO tem uma relação importante com as técnicas SEM no que diz respeito à conversão, Explico;

 

Uma campanha de links patrocinados tem entre muitas praticas a de garantir a relevância do anuncio na pagina de destino. Isso garante que o visitante visualize exatamente o que está procurando e assim tenha aumentado o fator de decisão de compra.

 

Mas imaginem se ao chegar a pagina o conteúdo embora relevante estivesse confuso, com uma diagramação desorientada, com um processo de compra complicado com muitas etapas.

Imaginem agora uma campanha de links bem elaborada com um CRT médio de 15% ou mais, bem segmentada com anúncios bem redigidos.

 

Agora, imaginem essa campanha apontada para um site como o citado, qual seriam os números de conversão?

Por isso eu acredito que a otimização SEO é muito importante também para campanhas de links, pois o analista SEO ao otimizar um site leva em consideração (ou pelo menos deveria) ajustes referentes à estética e o design do site. E fato que não é a função do analista SEO se preocupar com o design do site, mas também é fato que sua otimização pode não converter bem por conta de uma estrutura/design que não contribuem para aumentar o fator de decisão de compra do visitante. Eu penso que uma campanha de links patrocinados para ter seus resultados maximizados precisa antes de tudo de um site que atenda as necessidades de conversão de uma campanha de links bem criada; boas paginas de pouso, boas imagens, um conteúdo que ajude o visitante a decidir pela compra.

 

Eu tenho um cliente que no começo da sua campanha de links o índice de conversão era muito baixo enquanto o CTR da campanha estava acima da média. Realizei uma serie de investigações para descobrir os motivos pelos quais os visitantes desistiam da compra, configurei outras metas, analisei os funis e fluxo de visita. Identifiquei que muitos visitantes saiam pela pagina de contatos e da pagina de atendimento online, e que muitos também saiam pela pagina de cadastro. Não final a campanha de links não estaria tão ruim se eu conseguisse medir as vendas que foram feitas pelo chat ou por telefone, sem contar que meu cliente também tem uma loja física. Além disso, também identifiquei pelo “Funil multicanal >> Visão geral >> Melhores caminhos de conversão”, que muitas conversões iniciavam pela campanha de links e terminavam por outro canal, na maioria tráfego direto e pesquisa orgânica já que agora o visitante já conhece o site.

Depois de tudo analisado pedi ajuda para o analista SEO aqui da agencia que criou um relatório com varias sugestões de mudanças no site, apresentei à direção que apresentou ao cliente que acatou todas elas.

 

Neste mês de Maio as vendas do site bateram todos os recordes anteriores e superou as vendas da loja em mais de 10%.

Eu não sou um especialista Adwords tão pouco um especialista SEO, ainda não desenvolvi a formula secreta do sucesso absoluto em campanhas de links, mas tenho certeza de uma coisa, “palavra-chave por si só não basta para gerar uma conversão, só um anuncio relevante não garante a venda, o visitante muito bem segmentado precisa ser conduzido à conversão”. 

 

Eu li um post muito interessante de Conrado Adolpho autor do livro "8 Ps do Marketing Digital" e acho que ele completa muito bem a matematica deste post. 

SEO (Otimização de Sites) ou Adwords (Links Patrocinados)?

 

Boa leitura a todos.

"Encontre um trabalho que goste, e não trabalhará nenhum dia em sua vida" Confucio

"URL de destino e índices de qualidade" acredito que seja...

Estudante ✭
"URL de destino e índices de qualidade" acredito que sejam os principais motivos para que SEO e PPC Adwords caminhem sempre juntos.
Já vi vários casos que a conversão é alta, só porque o anúnciante aparece na página um da busca. Mas não é regra. Muitas vezes depende do site, outras depende do segmento e por aí vai.
Acredito que não faz mal algum ao Analista oferecer "mais do que o combinado".
Sugerir melhorias em SEO tende a aumentar a conversão do seu cliente. E é em busca de obter sempre os melhores resultados que todos nós trabalhamos, não é mesmo?
Excelente texto Rafael. Parabéns!

Valeu parceiro, obrigado, seja bem vindo a comunidade!

Aprendiz ✭ ✭
Valeu parceiro, obrigado, seja bem vindo a comunidade!
"Encontre um trabalho que goste, e não trabalhará nenhum dia em sua vida" Confucio

Sim, mas o Google não se decide tenho sites muito bem na...

Calouro ✭ ✭

Sim, mas o Google não se decide tenho sites muito bem na orgânica que não dão nem 5/10 no índice de qualidade, o Google tem levado a regra de cada macaco no seu galho, deveria ser uma regra unica de avaliação levando em consideração a usabilidade.

Essa é uma discussão muito interessante. No UaiSEO, meu...

Principal Colaborador

Essa é uma discussão muito interessante.

No UaiSEO, meu amigo Rafael Damasceno fez uma excelente apresentação sobre o assunto. Vejam: SEO e Links Patrocinados - 1+1=3.

 

Acredito que não se pode pensar nas estratégias de marketing digital de forma isolada, pois uma conversão no site passa por várias ações do usuário. Além disso, tenho comprovado no meu dia-a-dia que os resultados de um site são muito maiores quando se trabalha conjuntamente essas estratégias (SEO, PPC, E-mail MKT, Mídias Sociais, etc).

 

Falando especificamente sobre SEO e PPC, vejo os alguns benefícios que um pode acrescentar ao outro:

 

PPC

- Rápida identificação de palavas-chave com melhor performance;

- Identificação de novas palavras-chave com bom índices de conversão;

- Identificação de assuntos chamam a atenção do público-alvo do site (anúncios na rede de display);

- Fortalecimento da marca.

 

SEO

- Melhora do quality score das palavras-chave (velocidade e qualidade da página de destino);

- Posicionamento de palavras-chave relevantes que possuem alto custo e/ou ROI negativo;

- Fortalecimento da marca.

 

Com relação às vantagens de cada um, vai depender do segmento do site, pois o ROI, Receita, Branding, etc. estão vinculado ao investimento em cada mídia, bem como ao comportamento do público-alvo.

Alex Pelati, AdWords Principal Colaborador
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta". Saiba como aqui.

Pelati,   Muito bom, excelente cometario o seu. Comente m...

Aprendiz ✭ ✭

Pelati,

 

Muito bom, excelente cometario o seu. Comente mais sempre que tiver um tempinho.

Aqui na agencia eu e oanalista SEO estamos sempre discutindo nossos clientes, trabalhamos juntos em todas as contas.

 

Parabens pelo post.

"Encontre um trabalho que goste, e não trabalhará nenhum dia em sua vida" Confucio

Sim e não?

Calouro ✭

Então, esse assunto sempre me despertou muito interesse.

 

Acredito que as duas coisas estão ligadas, uma vez que, quanto mais gente acessar seu site por uma determinada palavra chave, mais está otimizando o mesmo com ela.

 

Foi pensando justamente nisso e, baseado em tudo que já vi quando o assunto é resultado de SEO e AdWords que escrevi um artigo em Maio pensando nisso. Convido todos a lerem para alimentar ainda mais o assunto com opiniões pertinentes.

 

O link para o artigo é o: http://www.codelabs.com.br/blog/ler/2012/05/Afinal-de-contas-os-Links-Patrocinados-ajudam-no-SEO/61.

 

Um abraço a todos...

ROI Negativo?

Calouro ✭

@pelati escreveu:

Essa é uma discussão muito interessante.

No UaiSEO, meu amigo Rafael Damasceno fez uma excelente apresentação sobre o assunto. Vejam: SEO e Links Patrocinados - 1+1=3.

 

Acredito que não se pode pensar nas estratégias de marketing digital de forma isolada, pois uma conversão no site passa por várias ações do usuário. Além disso, tenho comprovado no meu dia-a-dia que os resultados de um site são muito maiores quando se trabalha conjuntamente essas estratégias (SEO, PPC, E-mail MKT, Mídias Sociais, etc).

 

Falando especificamente sobre SEO e PPC, vejo os alguns benefícios que um pode acrescentar ao outro:

 

PPC

- Rápida identificação de palavas-chave com melhor performance;

- Identificação de novas palavras-chave com bom índices de conversão;

- Identificação de assuntos chamam a atenção do público-alvo do site (anúncios na rede de display);

- Fortalecimento da marca.

 

SEO

- Melhora do quality score das palavras-chave (velocidade e qualidade da página de destino);

- Posicionamento de palavras-chave relevantes que possuem alto custo e/ou ROI negativo;

- Fortalecimento da marca.

 

Com relação às vantagens de cada um, vai depender do segmento do site, pois o ROI, Receita, Branding, etc. estão vinculado ao investimento em cada mídia, bem como ao comportamento do público-alvo.


Achei muito bacana a ideia de usar PPC pra identificar as melhores palavras-chaves, mas fico pensando que o perfil de quem clica em um anúncio é diferente de quem prefere fuçar nos resultados de busca. Mas, fora isso, fiquei com uma dúvida: por que investir em SEO em palavras-chave que têm ROI negativo?