AdWords
363 Usuários online agora
363 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Otimização de Anúncios de Lista de Produtos

[ Editado ]
Funcionário do Google

Olá a todos!

 

Hoje gostaria de compartilhar um pouco sobre a experiência que tive sobre otimização de Anúncios de Listas de Produtos. Trata-se de um assunto muito importante, pois uma campanha dessa modalidade segue uma lógico um pouco distinta, e o fato de estar diretamente vinculado a uma conta de Google Merchant faz com que o sucesso de sua campanha dependa de mais de uma variável. O intuito desse post é apresentar dicas introdutórias, de forma superficial. A profundidade virá dos comentários e compartilhamento de experiência dos membros da comunidade, além dos recursos internos que vou indicar. Afinal, não há nada melhor do que resultados práticos para guiar nossas ações!

 

Vou dividir as dicas em três pontos. O primeiro será sobre as características do feed de dados do merchant. Posteriormente apresentarei dicas sobre a segmentação automática de todos os produtos. Por fim, você terá uma ideia acerca de como estruturar a segmentação de grupos de anúncios em sua campanha por categorias.

 

1) Características do Feed de Dados do Merchant

Muitas vezes esquecemos que a principal característica de uma boa campanha de Anúncio de Lista de Produtos é uma boa estruturação do Feed de Dados do Merchant. Ele é o “coração” de sua campanha e deve ser tratado com muito cuidado. Ele costuma ser deixado de lado, quando na verdade é o ponto principal a ser analisado. É do feed que serão tiradas todas as informações relativas aos produtos anunciados, e tenho duas dicas principais. A primeira é que caprichem na escolha do Título e Descrição. São os dois ítens mais importantes do seu feed. Pense bem nas palavras que escolherá para colocar nesses ítens, como se fosse a escolha das palavras-chave de uma campanha comum de Rede de Pesquisa. A segunda dica é colocar o máximo possível de atributos, e não apenas os recomendados. Pense no feed como uma base de dados. Quanto mais dados tiver, melhor será a possibilidade do sistema de cruzar os mesmos no sentido de gerar o seu produto como informação para o usuário. Mais informações, maior cruzamento, maior relevância!

 

2) Segmentação “Todos os Produtos”

Pelos menos um de seus grupos de anúncio de sua campanha de Lista de Produtos deve ser segmentado para “Todos os Produtos”. Essa segmentação permite que todos os seus produtos estejam cobertos. Parece um contra-senso pensar em ter um grupo com “Todos os Produtos” e, adicionalmente, grupos segmentados por categoria de produtos ou marcas (ficando assim repetidos), mas essa lógica funciona no Merchant.

 

3) Segmentação por Grupos de Anúncio

Depois de tomar muito cuidado com os dois pontos acima, você está preparado para enfim separar sua campanha em grupos de anúncio mais específicos. Você pode, por exemplo, dividir os grupos por tipos de produtos e marcas (os mais comuns). Ao fazer isso, pode focar nos segmentos com maior margem. Ao fazer isso, é importante que coloque um lance diferenciado para esses grupos, maiores do que para o grupo segmentado por “Todos os Produtos”. Ao fazer isso, pode dar maior prioridade aos segmentos de maior margem, e materializar, para o sistema, as suas reais prioridades. Mesmo tendo, possivelmente, o mesmo produto em dois grupos, o sistema vai automaticamente privilegiar a aparição do grupo com maior lance. É exatamente por esse motivo que a manutenção dos grupos específicos e do “Todos os produtos” se torna viável.

 

Espero que essas dicas gerais possam guiar suas ações ao otimizar uma campanha de Lista de Produtos. Se ficar com dúvidas de como efetuar o primeiro ponto, veja o material desse link para te ajudar a aprofundar-se na questão. Se quiser saber na prática a segmentação descrita no segundo e terceiro pontos, veja aqui um excelente artigo postado pelo RafaelS.

 

Um abraço a todos!


Erick

Especialistas responderamverified_user

Re: Otimização de Anúncios de Lista de Produtos

Antigo Principal Colaborador
Olá, Erick.

Uma coisa interessante de se fazer é utilizar o atributo adwords_labels para identificar os produtos "mais em conta"; e criar um grupo de anúncios com CPC maior que o "todos os produtos" e menor que os mais específicos. Desse modo, os produtos mais baratos serão priorizados quando usuário fizer uma busca mais genérica.

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Re: Otimização de Anúncios de Lista de Produtos

Principal Colaborador
Obrigado pelas dicas, essa nº 2 é bastante valiosa.
Henrique Giacomitti
Linkedin

Re: Otimização de Anúncios de Lista de Produtos

Estudante ✭ ✭ ✭
Uma dica importante que complementa a dica número 2 do Erick é controlar qual das duas segmentações vai puxar o anúncio de PLA por meio do lance de CPC Smiley feliz

Se a segmentação Todos os Produtos estiver com um lance maior do que as segmentações mais específicas, a tendência é que todos os demais grupos mais específicos permaneçam zerados, o que dificulta gestão e análise. A ideia, acredito, é usar essa segmentação genérica para garantir que nenhum produto eventualmente "escape" das segmentações específicas.

Re: Otimização de Anúncios de Lista de Produtos

Funcionário do Google

Exatamente, ótimas colocações! É muito importante que o seu lance de CPC máx. do seu grupo genérico seja menor do que o dos grupos específicos, pois assim você pode dar prioridade a estes em sua gestão.

Re: Otimização de Anúncios de Lista de Produtos

Calouro ✭
Lucas separar as campanhas usando prioridade não é suficiente?