AdWords
389 Usuários online agora
389 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Calouro ✭ ✭

Bom dia! Smiley feliz

Preciso da ajuda de vocês com algumas dicas para otimizar a minha Campanha da Rede de Pesquisa:

 

 

1) Tenho 04 grupos de anúncios ativos, sendo que dois deles possuem CTR abaixo de 1% (estou achando que a conversão baixa pode estar relacionada com o teor do conteúdo do site). Um deles, apesar do CTR ser baixo é onde possuo o maior número de conversões. Nesse caso o que devo fazer? Estou pensando em separar este grupo e criar uma campanha com orçamento próprio apenas para ele. 

 

 

02 - A minha outra dúvida é: qual o número de conversão ideal? Tenho dúvidas porque a minha empresa é de serviço e a conversão real só é realizada após 15 dias de teste. Como eu sei que essa primeira etapa de conversão no Adwords está sendo válida? Alguém sabe me indicar alguma fórmula, artigo ou Hangout com esse conteúdo?

 

 

 

 

Obrigada! 

 

Especialistas responderamverified_user

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Estrela em Ascensão
Carol, bom dia!

Sobre a questão 1, em regras gerais e bem gerais, um bom CTR é acima de 2% mais ou menos, porém, cada segmento tem seu próprio dado, eu particularmente focaria em talvez dividir mais esses grupos, é que sem olhar fica difícil, retira as palavras muito genéricas, pode excluir mesmo, deixa apenas as que trazem bons resultados, que tenha um bom CTR, uns bons cliques que te geram conversões, não tem problemas em tirar palavras ou até separar em mais grupos. Uma outra situação é a negativação, tem feito ela mensalmente? Também poderá te ajudar a sair dos cliques indesejados.

Sua segunda questão, qual o número de conversão ideal? Depende, tudo irá depender de seu mercado e sua verba de investimento, digo que o número de conversão ideal é àquele que irá te trazer lucro, irá cobrir seus custos de investimento e trazer lucro para sua empresa, pode ser 1 por semana, 1 por dia, 10 por dia, vai depender de sua estratégia.

Sobre sua última questão, entendi que a pessoa clica, vai ao seu site, faz um cadastro gratuito por 15 dias e gostando irá contratar, até então, você tem a conversão de ida até o seu site correto? Ai você vai calcular o seu número de Leads, já é um bom dado, pode criar outro código de conversão para sua página de contratação mesmo, acredito que tenha a versão free por 15 dias ou a pessoa já contrata, use um código diferente, já poderá mensurar quem contrata direto, agora com questão a quem está fechando, acredito que precisará monitorar por sua ferramenta.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Principal Colaborador
Oi Carol, tudo bem?

O CTR é importante para compor o Índice de Qualidade. Através desse indicativo, o Google avalia a sua página e seu anúncio e dá uma nota pra ele. De maneira bem simples, quanto maior a nota, menor o valor que você paga pelos cliques (Veja bem, que não estou levando em conta outros fatores, como região de segmentação, palavras-chave de cauda longa, entre outros).

Para saber se seu Índice de Qualidade é alto ou baixo e o porquê disto, você deve acessar o balãozinho de informação que fica do lado do status, na palavra-chave. Lá ele te fala qual a sua nota (de 0 a 10) e o porquê disto. Ele dá como parâmetros: Taxa de Cliques Esperada, Relevância do Anúncio e Experiência da Página de Destino. Ele também pode incluir observações. Com estes parâmetros você sabe o que há de errado com seu anúncio ou palavra-chave.

Taxa de Cliques Esperado: Aqui é onde entra o CTR em si. Ou seja, cliques/impressão. Uma taxa de cliques baixa, pode ser causada pela própria palavra-chave, que indica uma coisa que os usuários não esperam, ou pode ser pelo próprio anúncio que não é chamativo o suficiente. Então você pode testar suas palavras-chave, no próprio Google mesmo, e ver o que aparece nos primeiros resultados da pesquisa orgânica, eles são um bom indicativo para saber o que o público espera com aquela palavra-chave. Se esta parte estiver correta, pode estar faltando um call-to-action no seu anúncio, algo que chame atenção no anúncio, no título ou corpo, que diga o que o público geralmente quer.

Um detalhe que é bom falar, é que o Google sabe avaliar seu CTR, se ele é bom ou ruim, conforme a posição em que seu anúncio se encontra. Então realmente não espere ter um CTR alto se você está na segunda página (Posição 9,8 ou superior). Espere um CTR baixo estando também abaixo das três primeiras colocações. Então o Google sabe avaliar se você está tendo um bom desempenho de CTR conforme sua posição no ranking.

A Relevância do Anúncio compete muito em o anúncio conter a correspondência de palavras-chave. Ou seja, se seu anúncio tiver algo falando sobre abobrinha, não coloque nas palavras-chave chuchu. O Google vai dizer que seu anúncio está abaixo do esperado e ainda te marcar em vermelho, pra você largar mão de falar de abobrinha tentando vender chuchu.

E por último a Página de Destino, que nada mais é a página que sua URL manda seu usuário. O Google espera que se você tem a palavra-chave chuchu, lá na sua página haja ao menos uma porçãozinha de Bife acebolado COM CHUCHU. Uma dica, é colocar a sua palavra-chave no alt da imagem. Se houver uma foto de chuchu, coloque na foto do chuchu, que aquilo é uma foto de chuchu.

Enfim, segue seu texto: https://support.google.com/adwords/answer/2615875?hl=pt-BR
Este vídeo é antigo, mas ele sempre é legal de ser relembrado: https://www.youtube.com/watch?v=ABb6hAdFfR4

Boa Sorte Smiley feliz

Yuri Podolsky.
Agência Interset.

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Principal Colaborador
oi Carol bem vinda a comunidade,

Antes de responder sua primeira pergunta, eu preciso que você me tire uma dúvida, sua campanha de Rede de Pesquisa esta configurada apenas para Rede de Pesquisa ou esta com Display habilitada também?

Quanto a segunda questão seria um erro absurdo qualquer um de nos aqui chutarmos um número ideal para seu segmento sem ter detalhes de mercado, orçamento, estratégia de campanha, então sinceramente não é algo que alguém aqui possa te responder sem se aprofundar em sua campanha

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Calouro ✭ ✭
Bom dia, Danilo!

Primeiro, obrigada pelas dicas. Estou removendo algumas palavras e estudando a divisão em mais grupos para reestruturar a campanha. Já tive algum resultado só mexendo com isso! Smiley feliz Estou sim usando palavras negativas, inclusive aquele Relatório de Termos me ajuda bastante nesta parte.

Sobre os Leads, consultei com o pessoal da programação uma forma de automatizar esse processo, dessa forma eu consigo saber quantos desses cadastros foram mesmo efetivados e de onde vieram.

O número de conversão é um enigma ainda, mas estou mexendo há pouco tempo no Adwords, por enquanto me parece que tenho que achar um meio termo entre CTR e conversão.

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Calouro ✭ ✭

Bom dia, Yuri! 

 

Valeu pelas dicas e explicações.

 

Fiz ontem algumas modificações na estrutura da minha Campanha, focando em palavra-chave e relevância do anúncio. Tive alguns insights e verifiquei que determinados anúncios poderiam ser separados em outros grupos, reformulei a mensagem de alguns deles, assim como verifiquei se tinham call-to-action

 

A dica da Página de Destino me levou a confirmar que o conteúdo poderia ser otimizado para obter melhores resultados com o Adwords, tinha essa suspeita mesmo. Dica muito válida essa!

 

 

Obrigada pelos links, vou tratar de estudar e agora é esperar um pouco para ver o resultado dessas mudanças!

 

 

 

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Estrela em Ascensão
Carol, muito bacana que já tem surtido efeito, realmente você precisa sempre analisar, modificar, analisar, modificar, essa é a vida do Adwords. =)

Agora sobre a conversão, qual é o Enigma, o que você não entende ainda? Explica para nós que lhe ajudaremos, finalizamos esse tópico apenas quando você estiver Crack!
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Calouro ✭ ✭
Oi, AntonioMuniz.

Primeiro, obrigada pelas boas-vindas.

Minha Campanha está restrita para Rede de Pesquisa.

Sobre a segunda questão não se preocupe, foi meio que uma pergunta retórica (ideal é um conceito bem amplo, né) e um pedido de dicas de artigos e outros para ler sobre o tema.

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Principal Colaborador
Oi Carol no seu caso então o ideal é você revisar as suas palavras-chave, pelo desempenho você deve estar trabalhando com um número de palavras-chave em correspondência ampla que podem não estar diretamente relacionadas aos seus produtos e serviços

Re: Otimizar Campanha - Apenas Rede de Pesquisa

Principal Colaborador
Segmentar é um dos maiores segredos que existe no Adwords. É tão importante que existem argumentos de que você não deve colocar mais de 10 palavras-chave em um grupo de anúncio, para que ele não perca a relevância. Piscadela do Smiley