AdWords
161 Usuários online agora
161 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Otimize seus lances para converter mais e mais barato

Funcionário do Google

E aí, galera!! Tudo certo? Poxa, hoje a comunidade está demais, hein? Já rolou um artigo super legal sobre o que você escuta enquanto trabalha. Mas agora, vamos falar um pouquinho mais sério, ok?

Hoje vou falar sobre o Otimizador de Conversões. Esse método de lance ajuda você a gerenciar seus valores de clique por palavra-chave de acordo com o que está lhe trazendo mais conversões. Se você recebeu 15 conversões nos últimos 30 dias, você já pode ativá-lo. Bora ver as vantagens!

O Otimizador de Conversões trabalha com o chamado Custo por Aquisição (CPA), ou seja, o quanto você gasta com cada palavra para ter uma conversão. Vou explicar melhor: nem sempre a palavra mais clicada, ou aquela com o maior número de conversões é aquela mais saudável para sua campanha.

Às vezes, essa palavra pode receber muitos cliques e cliques caros até gerar uma conversão, portanto pode gerar um alto gasto. Enquanto aquela sua outra palavra mais esquecidinha tem o potencial de gerar mais conversões por menos se lhe for dada a devida atenção (ou seja, seu valor de clique for melhorado).

O Otimizador de Conversões ajusta o lance de suas palavras conforme o quanto você está disposto a pagar por aquisição de um cliente. E sem você precisar se preocupar com nada, ele decide para você o lance que vai dar em cada leilão para cada palavra conforme as chances de conversão.

E está pensando que o otimizador de conversões só leva em consideração conversões? O cara é demais! Ele leva em consideração localização, as variações de buscas, a qualidade da correspondência da palavra. Então, ele pode até mesmo aumentar o reduzir o lance da mesma palavra se ela converter mais ou menos em uma cidade do que em outra, por exemplo. Com isso, você ao mesmo tempo que economiza, aumenta suas chances de conversão.

Nesse artigo você vai encontrar uma lista com dez boas práticas para usar o otimizador de conversões. Vou salientar duas: comece com o clique recomendado e como tudo no Adwords, não espere resultados imediatos. Aguarde porque você pode se surpreender em algumas semanas.

E se não se surpreender? Não faz mal, volte para sua campanha de CPC, nada irá mudar. Mas não deixe de fazer o teste.

 

 

 

Bem, agora vou malhar, ao som de Azelia Banks! Outra que esqueci de colocar no post do HenriqueBG. Espero que tenham gostado do artigo e qualquer dúvida, é só responder ao post.

Abração!

Especialistas responderamverified_user

Boa dica, Ju! Obrigada!   Dentro do nosso tema de objetiv...

Mestre ✭ ✭ ✭

Boa dica, Ju! Obrigada!

 

Dentro do nosso tema de objetivos de publicidade, o Otimizador de conversões é uma boa ferramenta para quem tem vendas ou outro tipo de conversões como objetivo. Quem já usa o Otimizador de conversões e pode dar dicas, passar algumas experiências de uso?

 

E eu vou aproveitar o assunto e lançar outra pergunta: quais são, na opinião de vocês, as top 5 dicas de AdWords para quem quer aumentar vendas? E aí podem falar sobre tudo: anúncios de texto, organização de campanhas, recursos...

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Dica de otimização para quem quer aumentar a venda

[ Editado ]
Principal Colaborador

Oi Pessoal,

 

Na minha opinião um dos pontos mais importantes é a organização das campanhas. Ja vi inúmeros clientes com dificuldade para gerar conversões e pensando coisas mirabolantes do que podiam fazer para angariar mais clientes, quando na verdade, boa parte dessa dificuldade se encontrava no que já estava feito: a estrutura da conta.

 

Ao longo dos anos criei uma filosofia de trabalho que se qualifica no seguinte: Não vamos fazer aquele "vou fazer assim, e depois a gente arruma". Sabemos que esse "depois a gente" é muito difícil de acontecer da maneira correta, o que acarreta que a estrutura da conta já começa da maneira menos recomendável. Vamos demorar um pouco mais e fazer da melhor maneira, que quase não dará trabalho no futuro, do que deixar de ter trabalho no presente, para ter dor de cabeça mais pra frente.

 

Qualquer estrutura independente do tamanho precisa ser revisada periodicamente, esse é um grande ponto que muitos players infelizmente não fazem.

 

Landing page eu diria que é outro ponto muito importante. Não adianta nada conquistar o usuário na hora do anúncio e ter um site que não atende e não agrada a solicitação do usuário. É preciso sempre estar com a atenção no que as campanhas/grupos/palavras e anúncios estão oferecendo junto a página de destino. Para isso não podemos abrir mão também dos testes A/B.

 

Uma coisa que aprendi a valorizar bastante durante os trabalhos é entender o custo real que os produtos tem para a empresa. Não basta saber qual é a sua margem, custo, etc se você não aplicar esse estudo todo no seu CPC/CPA/ROI.

 

Há um objetivo claro definido no site ou tudo leva a qualquer ação? Acho sempre importante escrever (literalmente) num papel algumas coisas e responder algumas perguntas que podem ser bobas, mas que suprem muitas dúvidas futuras como: Qual é o objeitvo do site? Venda, cadastro, download? O cliente encontra o que deseja? O texto está claro? Coisas assim parecem inúteis, mas ajudam bastante e direcionar a estratégia.

 

Para o último item eu diria as boas e velhas palavras negativas e correspondências. Não adianta, repito, não adianta iniciar a conta toda uma vez deixando tudo na correspondência ampla e ficar feliz o resto da vida. Fazer estudos sobre os tipos de correspondências em suas palavras é um ponto crucial de quem quer melhorar tanto a venda, quanto o seu valor na campanha. Fazer bom uso das palavras negativas não machuca, e ajuda a filtrar todo e qualquer conteúdo mal relacionado, e não só as porcarias usuais, mas também negativar palavras de produtos entre os grupos/campanhas para impedir que os anúncios se canibalizem.

Juliana otima dica, Priscila, o otimizador de conversõe...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Juliana ótima dica, 

Priscila,otimizador de conversões é fantástico além de proporcionar os melhores cliques que acabam gerando conversões, ainda permite dar uma liberdade maior de trabalhando fazendo com que o profissional não se preocupe com o CPC e passe a se preocupar com outros fatores importantes da campanha 

Meu TOP5 

1- Organização do site (fundamental sem um site organizado, dificilmente a conversão); 
2- Escolha de palavras que tenham um bom poder de busca e que já estimulam a ação do visitante; 
3- Utilizar as integrações (extensões do anúncio) para melhorar os recursos dos anúncios; 
4- Criar anúncios em cima do perfil do cliente, utilizando as palavras-chave, dando uma ação ao consumidor e direcionando ele a uma página que facilite sua decisão de compra; 
5- Ajustes periódicos de orçamento para manter um posicionamento que gere um custo baixo com um número de cliques e conversões altos e acompanhamento de toda a campanha fazendo seus ajustes necessários.

 

Tópico F*DA! Valeu galera! :manvery-happy:

Calouro ✭ ✭

Tópico F*DA! Valeu galera! Homem muito feliz

Juliana como vai tudo bem?   Utilizo muito esse recurso....

Principal Colaborador

Juliana como vai tudo bem?

 

Utilizo muito esse recurso. Venho observando o comportamento das campanhas com Otimizador de Conversões e realmente vi um aumento de perfomance num todo.

 

É um dos recursos que considero mais estáveis dentro da plataforma hoje. Tendo pouca oscilação de desempenho.

 

É importante o gestor de campanha atentar para as sugestões que o artido do suporte fornece, como por exemplo, não fazer grandes mudanças na campanha, após ativação do Otimizador.

 

Sugiro, ao implementar o Otimizador, ter uma campanha com um histórico mais equilibrado, ter já os grupos de anúncios mais fincados e as palavras chaves estabelecidas. 

 

Agora um ponto relevante com campanhas de CPA: não poderemos intervir no valor de cliques por palavras-chaves e sim somente por grupo de anúncios (valor de CPA). 

 

Se possui um grupo de anúncios com palavras-chaves que resultam em desempenhos muitos distintos, com o CPA ativado, o gestor não conseguirá diminuir o CPC das palavras. E caso diminua o CPA deste grupo poderá afetar o desempenho das palavras eficazes.

 

Por isso é necessário levar em consideração cada tipo de campanha e optar pela estratégia de melhor lance.

 

E é verdade, nem sempre as palavras que mais convertem são as ideais para uma campanha. Pois cada uma vai gerar um custo por aquisição. Procurar entender os valores de CPA é um dos fatores que nos ajudam a compreender se a campanha esta sendo lucrativa ou não.

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Top 5 dicas de AdWords:   Entender quem é o público-alvo...

Principal Colaborador

Top 5 dicas de AdWords:

 

  1. Entender quem é o público-alvo: como buscariam o que querem no Google.
  2. Estrutura da campanha: Grupos com anúncios e palavras-chaves estritamente correlacionados.
  3. Anúncios equivalentes a busca do usurio/publico-alvo.
  4. Índice de qualidade das palavras-chaves
  5. Código de conversão implantado corretamente no site.
Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Re: Top 5 dicas de AdWords:   Entender quem é o público-alvo...

Funcionário do Google
Jane, suas cinco dicas são realmente essenciais. A mais importante, a meu ver, é a primeira. A maioria das pessoas monta as campanhas sem entender ao certo o seu público-alvo, e acaba errando muito mais que o necessário até ter uma campanha bem estruturada. É uma questão que vejo no cotidiano ao conversar com os clientes. Escrevi um pouco sobre isso em um post. Passo o link abaixo, a quem interessar.

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Novo-no-AdWords/Defini%C3%A7%C3%A3o-do-seu-p%C3%BAblico-alvo...

Abraços!

Erick

Re: Otimize seus lances para converter mais e mais barato

Calouro ✭
Olá Juliana, fiz a alteração para o CPA e este aparece como mínimo 62 reais. Se deixarmos o valor diário de custo da campanha em 90 reais, ele realizará somente uma conversão no dia? Devo aumentar muito o custo da campanha? Abs, Ana Calegari (Yellow Sports).

Re: Otimize seus lances para converter mais e mais barato

Principal Colaborador
Não Ana, os R$ 62,00 é apenas uma referencia, você pode ter mais ou menos conversões dentro do valor esperado.

Aos poucos você também pode ir ajustando o valor do CPA