AdWords
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Palavras-chave

Calouro ✭

Ola,

 

Desculpa pela pergunta bem basica, mas tentei achar uma resposta para esse exato exemplo e nao consegui.

 

Minha duvida, é prejudicial ou tem alguma vantagem eu usar as palavras chaves assim?

 

+teclado

+teclado +abc

+techado +xyz

+teclado +wireless 

+teclado +wireless +abc

 

Muito obrigado

 

Luis

Especialistas responderamverified_user

Re: Palavras-chave

Estudante ✭ ✭
Olá Luís,

Em princípio, quanto mais específica é a keyword, melhor o índice de qualidade, desde que tenha anúncios/páginas dedicadas a essa keyword.

Ou seja, "+teclado +wireless" é mais específico do que apenas "+teclado", e por isso será mais relevante para pesquisas como "teclado wireless" (e em princípio, terá melhor CTR e CPC). O mesmo para "+teclado +wireless +abc" em relação a "+teclado +wireless".

Em resposta directa à sua questão: não é prejudicial, e pode ter alguma vantagem. Tem é de fazer uma avaliação de custo/benefício para perceber se vale a pena o trabalho de adicionar todas as variações possíveis, em relação ao benefício que vai tirar dessa segmentação.

Abraço
José

Re: Palavras-chave

Calouro ✭
José,

Muito obrigado por sua resposta. So me confirma mais uma coisa.

Levando em conta que quanto mais especifica uma keyword é melhor e q o trabalho de criar keywords nao é problema. o ideal para uma campanha que so quero que gere um anuncio com a palavra teclado ou teclado wireless seria algo como abaixo.

+teclado
"teclado"
[teclado]
+teclado +wireless
"teclado wireless""
[teclado wireless]

abs

Luis


Re: Palavras-chave

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭

Luís,

Imagine 2 casos:

Caso 1: Você tem uma loja onde vende todo o tipo de teclados, não apenas wireless. Neste caso, quando alguém pesquisa por apenas "teclado", você não quer dizer "teclado wireless" no seu anúncio, porque não tem a certeza de que é esse o tipo de teclado que o utilizador procura. Então, no anúncio, diz apenas "teclado".

Caso 2: Você vende apenas teclados wireless, pelo que, independentemente do tipo de teclado que o utilizador procura, você quer mostrar um anúncio que diga "teclado wireless".

No primeiro caso, como você não vai ter um anúncio que diga "teclado wireless", você vai perder relevância nestas pesquisas. Aqui, o melhor a fazer é criar 2 ad groups: 1 ad group para as keywords "teclado", onde você coloca um anúncio genérico, e outro ad group para as keywords "teclado wireless", onde você coloca anúncios que dizem "teclado wireless". Desta forma você consegue garantir que só é apresentado anúncio "teclado wireless" quando alguém pesquisa por ele. Se quiser ser ainda mais perfeccionista, você deveria negativar a palavra "wireless" no ad group genérico de "teclado", para garantir que todas as pesquisas por "teclado wireless" caem no ad group que você pretende.

No segundo caso, como você vai sempre apresentar um anúncio "teclado wireless", não é tão importante fazer a divisão entre ad groups.


Ainda uma nota final: quando a sua keyword tem apenas uma palavra (por exemplo "teclado"), é redundante ter as variações de "Phrase Match" e "Broad Match Modifier". Olhando para as keywords "teclado" e +teclado, a regra que você está a colocar é a mesma: a palavra "teclado" tem de estar na pesquisa do utilizador. Elas funcionam exactamente da mesma forma, e não tem de ter as duas.


Abraço
José

Re: Palavras-chave

[ Editado ]
Principal Colaborador

Viva

Aproveite as excelente dicas do colega @José Ferreira.

Acrescentaria para tomar cuidado com palavras genéricas no Adwords. EX: teclado, esta palavra além de consumir mais rápido o seu orçamento limite diário, (evitando outras palavras chave mais relevantes na mesma campanha de aparecer, aqui caso o seu orçamento seja limitado ) por certo vai gerar muitas variações que podem ser não relevantes. Exemplos de pesquisa irrelevantes :teclado musical, teclado virtual, teclado para piano, etc... O segredo é formar grupos bem especificos.

Acompanhe o report de termos de pesquisa para ter a certeza disso, forme 1 grupo de palavras negativas consistente e aposte por principio em termos long tail.

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Palavras-chave

Estudante ✭

Bom dia @Luis Cesar de L,

 

Tudo bem ?

 

Apenas complementando já todas as excelentes dicas que você recebeu, vou colocar alguns pontos de vista que podem ser importantes.

 

1 - Dependendo do seu limite de orçamento diário, eu primeiro focaria no grupo de anúncio para palavras compostas que contenham o termo teclado wireless nas correspondências: exata, frase e ampla e não trabalharia com correspondência ampla, dessa forma você vai poder aproveitar melhor o seu orçamento, focando somente os acessos que estão procurando exatamente esse modelo de teclado, tendo uma melhor chance de conversão:

"teclado wireless"

"comprar teclado wireless"

[teclado wireless]

[comprar teclado wireless]

+teclado +wireless

+comprar +teclado +wireless

 

2- Direcione o grupo de anúncio acima para uma página de destino que contenha todos os teclados wireless de sua loja

 

3- Negative as palavras chaves que contenham os modelos de teclado que você não possui, para que a taxa de conversão seja melhor e consequentemente o seu ROI.

 

4-Caso você ainda tenha orçamento disponível crie uma segunda campanha com palavras chaves mais abertas como:
teclado

+teclado
[teclado]
"teclado"

 

5 - É muito importante que você tenha orçamento suficiente para rodar a primeira campanha citada anteriormente o dia inteiro, como ela é mais específica, o ROI tende a ser melhor e somente depois direcionar o restante de seu orçamento para essa segunda campanha mais ampla

 

6 - Nessa campanha mais ampla direcionar o usuário para uma página de destino que contenha todos os tipos de teclado e negativar a palavra "wireless", para que caso a busca possua essa palavra, a primeira campanha seja acionada, melhorando assim o seu CTR e consequentemente o seu Índice de qualidade

 

Qualquer dúvida fico a disposição


Abs
Cristiano Morozino
Agência DDWB - Facebook

Re: Palavras-chave

Principal Colaborador
Luis,

A minha dica é testar, afinal independente da palavra-chava ou da correspondência você só vai avaliar o resultado dela para saber se ela vai te prejudicar ou gerar melhor retorno testando, somente com o teste você vai saber se a palavra atende as suas necessidade.

Obvio que você deve seguir uma estrategia e em alguns casos a correspondência da palavra-chave vai fazer diferença principalmente se você tiver palavras com significados duplos ou que remetem a produtos que na verdade você não esta vendendo.

Só para corrigir um comentário não vai ser a correpondÊncia que ira definir se vc vai ter um IQ alto ou baixo e sim o conjunto entre palavra-chave (independente da correspondência), anuncio e seu site, se a palavra-chave não estiver relacionada a ambas não adianta nem você colocar a palavra-chave em correspondência exata

Re: Palavras-chave

Mestre ✭
Essas dicas são sensacionais!

Lembre-se também que cada grupo de anúncios deve levar para a url específica sobre o produto que esta sendo procurado pelo cliente!

Abrs e ótimo trabalho!
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes