AdWords
110 Usuários online agora
110 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Parcela de impressões perdidas por classificação

Graduado ✭ ✭

Pessoal,

 

veja se alguém pode me ajudar neste caso abaixo:

 

tenho uma campanha que utiliza orçamento compartilhado e cujos lances estão baseados em estratégia de CPA. Minhas keywords estão todas com índice de qualidade entre 7 e 10 (maioria 10 ou 9).

 

Ao analisar a campanha, num trabalho de otimização, eis que me deparo com uma parcela de impressões perdidas (rede de pesquisa) por classificação, de quase 75%.

 

Meu orçamento diário compartilhado é alto e nunca chega a ser atingido. Não tenho como dar lances específicos por keyword, pois trabalho com CPA (que está dentro do valor de CPA recomendado).

 

Gostaria de saber se alguém tem alguma dica do que posso fazer para melhorar essa minha parcela de impressões (exceto aumentar o CPA, que já está dentro tanto do "recomendado", quanto do teto estabelecido com o cliente).

 

Agradeço antecipadamente.

Especialistas responderamverified_user

Re: Parcela de impressões perdidas por classificação

Principal Colaborador
Oi Felipe, como vai?

É importante destacar que essa parcela de impressões, por classificação, é a porcentagem de tempo em que seus anúncios não foram exibidos na Rede de Pesquisa devido à classificação insatisfatória do anúncio no leilão.

Como o Índice de Qualidade é calculado toda vez que seu anúncio está classificado para participar de um leilão, como você faz estratégias via CPA, provavelmente para muitas buscas o seu anúncio não se classifica, ou classifica com um IQ baixo.

O problema aqui é você conseguir conciliar aumento dessas parcelas, mantendo o seu resultado CPA. A minha sugestão seria de tirar o orçamento compartilhado, e trabalhar com eles individualmente. Acho difícil você conseguir aumentar essa abrangência com o orçamento compartilhado, pois você está tendo tanto o balanço do dinheiro, quanto a meta do CPA.

Você pode também testar outros anúncios e ver se há aumento dessas parcelas.

Um ponto que me chamou a atenção é: Se você tem em média, IQs que vão de 7 à 10, provavelmente as buscas que estão acionando seus anúncios que possuem classificação baixa, não tenham a ver com a sua campanha. Aqui, seria importante consultar o Relatório de Termos de Pesquisa para negativar o maior número de palavras possível. Se você não conhece, veja mais sobre ele aqui:
https://support.google.com/adwords/answer/2472708

Espero que ajude.

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Parcela de impressões perdidas por classificação

Graduado ✭ ✭
Leandro,

obrigado pelo retorno.

Quanto aos termos de pesquisa, eles estão bem controlados. Inclusive essa é uma campanha que possui somente keywords de correspondência exata! Mas valeu pelas dicas. Talvez realmente tenha que tirar essa campanha do orçamento compartilhado!

Re: Parcela de impressões perdidas por classificação

Principal Colaborador
Não tem muito o que você fazer rapidamente - você pode tentar otimizar a campanha, melhorando os anúncios para tentar diminiur a perda com o tempo.

Algo que melhoraria rapidamente o parâmetro, seria você elevar o CPA, que elevaria o cpc e melhoraria a classificação - mas é algo que não vale a pena pelo cenário que descreve.

Se não pode melhorar o CPA, sobra tentar otimizar e melhorar a classificação do anúncio - assim sua única saída é tentar criar texto de anúncios e extensão de anúncios mais atraentes.

Converse com seu cliente sobre a possibilidade de criar uma promoção, como um brinde grátis e coloque isto no anúncio - mas não espere grande mudanças - se conseguir cair de 75% para uns 65%, já será uma grande vitória.

Este número de 75% não significa que tenha algo errado na sua campanha.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page