AdWords
130 Usuários online agora
130 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Problemas comuns em PMEs (Pequenas e médias empresas)

Calouro ✭

Boas pessoal!

 

Sou aluno de mestrado em marketing e estou a fazer uma dissertação sobre o uso de Adwords em Pequenas e Médias Empresas em Portugal. Estou numa fase em que gostava de reunir ideias sobre os erros gerais mais comuns cometidos por este tipo de empresas, como por exemplo:

1) falta de compreensão nos tipos de correspondência de palavras-chave;

2) uso da display network sem compreender o que é;

3) falta de medir resultados e de aplicar melhorias...

 

etc...etc...

 

O objectivo era saber o que não fazem estas empresas que depois leve a maus resultados (para depois eu poder analisar algumas empresas e procurar por essas falhas).

 

Agradecido por qualquer ideia que possam dar Smiley feliz .

Especialistas responderamverified_user

Re: Problemas comuns em PMEs (Pequenas e médias empresas)

Principal Colaborador
Olá Vasco, como vai?

O Adwords é uma ferramenta que se mexe com dinheiro. Assim como investir na bolsa ou então comprar o imóvel próprio, na minha visão, as empresas falham em se PLANEJAR para investir no Adwords.

Muitas empresas hoje começam a mexer e fazer campanhas sem ao menos estudar a ferramenta e saber como ela funciona, seguindo tutoriais e dicas genéricas da internet, onde vão colocar o seu dinheiro sem saber exatamente o que está acontecendo.

Acho que ai acontece o primeiro problema: Falta Planejamento antes de investir e começar.

O planejamento é o que vai fazer você saber onde você está e onde você quer chegar, com metas claras e precisas, e não aquelas metas genéricas do tipo "eu quero vender mais". Vender mais todo mundo quer, mas QUANTO você quer vender mais? Em quanto tempo você quer vender essa quantidade? Faltam metas claras, com prazo e números reais.

Pra você ter resultados bons no Adwords, algo que vá durar e dar resultado, é preciso Tempo e Otimização, pois o Adwords trabalha com histórico, então demanda tempo. Quando as empresas não se planejam, elas não sabem onde querem chegar, e fica mexendo desesperadamente em suas campanhas, semanalmente, as vezes diariamente, em coisas que elas simplesmente deveriam ter um pouco de paciência e deixar o Adwords se entender.

Pra mim esse é um dos principais pontos.

Depois disso entra a parte técnica. O Adwords é uma ferramenta, e como toda ferramenta, precisamos entender como ela funciona. Gosto de comprar o Adwords com um carro. Você vai dar um carro na mão de alguém que não sabe dirigir? Com o Adwords vai ser a mesma coisa, mas diferente do carro, não tem uma pessoas pra te barrar, e por isso muitas empresas/pessoas perdem seus primeiros investimentos no Adwords, pois escutaram que ela "pode me ajudar a vender mais e que é fácil de mexer". Por isso ESTUDAR a ferramenta é outra coisa que vejo que o pessoal erra bastante.

Essas são algumas das várias coisas que gostaria de comentar Smiley feliz

Espero que ajude.

Re: Problemas comuns em PMEs (Pequenas e médias empresas)

Calouro ✭
Muito obrigado! Já me deu duas ideias que encaixam perfeitamente no esquema que eu tinhas Smiley feliz .

Re: Problemas comuns em PMEs (Pequenas e médias empresas)

[ Editado ]
Graduado ✭ ✭

Empresas que não fazem grande investimento geralmente não entendem a importância de se ter conhecimento na ferramenta e acabam subestimando nosso trabalho.
Já tive cliente que estranhou o habito que tenho de fazer briefing antes de começar trabalho.
Muitos imaginam que tem uma formula mágica e uma tabelinha que vale pra todo mundo.
Problemas básicos que serão solucionados com a cultura atual de planejamento.
Os profissionais de AdWords estão melhores e o mercado tende a evoluir.