AdWords
984 Usuários online agora
984 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Qual o Impacto do servidor de hospedagem no desempenho das campanhas do Adwords?

Graduado ✭ ✭ ✭

Olá pessoal.

 

Quero apenas compartilhar com vocês a melhora significativa no desempenho de um cliente que atendo após a mudança de Servidor de Hospedagem, e qual é a percepção de vocês sobre esse assunto.

Recentemente tive todas as contas de anúncios de um cliente bloqueada pelo Adwords, após mais de uma semana de luta e buscando possíveis informações sobre as causas tanto com o suporte do Google quanto com o suporte da hospedagem, resolvi orientar o cliente para mudar de hospedagem.

 

O resultado disso foi fantástico algumas campanhas na qual eu lutava para identificar as causas da baixa taxa CTR e consequentemente taxa de conversão tiveram aumento em alguns casos de 800%.

 

Ao cruzar informações com o Google Search console identifiquei também uma melhoria significativa nas posições orgânicas de todas as palavras chave.

 

Agora lhes pergunto eu gostaria muito de saber, vocês olham com extrema atenção o desempenho do servidor de hospedagem nos quais os sites dos seus clientes estão hospedados?

Pois isso pode estar sacrificando os resultados dele e consequentemente diminuindo a confiança do seu cliente no seu trabalho.

 

Att. Charleston Rafael

Especialistas responderamverified_user

Qual o Impacto do servidor de hospedagem no desempenho das campanhas do Adwords?

Principal Colaborador

Olá Charleston, como vai?

 

Assunto bem legal e interessante, vamos lá!

 

A simples troca de hospedagem por si só não é um fator que causa impacto, mas sim, a performance que a nova hospedagem oferece.

 

Sabemos que a velocidade de carregamento e outras coisas relacionadas a performance da hospedagem são fatores que impactam no ranqueamento orgânico por exemplo, e também que influenciam diretamente as taxas de conversão e visitas aos sites.

 

Basicamente, quanto maior o tempo de carregamento, pior para você e maiores as chances do usuário desistir da sua página ou de realizar uma ação nela. O Google tem diversos estudos sobre isso, onde a recomendação até o momento desse post é ter uma página que carregue em 3 segundos ou menos.

 

Se não houve nenhuma outra alteração de layout, conteúdo e demais coisas da hospedagem, provavelmente a performance trouxe sim um ganho para vocês. Agora, é difícil afirmar com certeza, já que muitas vezes configurações velhas/antigas/erradas poderiam estar barrando vocês de alguma forma, seja coisas no .htaccess do servidor, robots desatualizados e qualquer coisa do tipo.

 

Na parte de AdWords e anúncios no geral, vale notar que a troca de hospedagem nada influencia em métricas como o CTR%, já que essa métrica é algo totalmente ligado a campanha e ao Google, e não ao seu site, então se houve melhora aqui, não foi por conta da hospedagem.

 

Respondendo a sua última pergunta: Sim, eu sempre olho com cuidado para o desempenho da hospedagem dos sites dos clientes, pois como citei, a performance influencia diretamente no desempenho e resultado do seu negócio.


Espero que ajude.

Abraços,
_

 

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Qual o Impacto do servidor de hospedagem no desempenho das campanhas do Adwords?

Graduado ✭ ✭ ✭

Olá @leandrofm boa tarde.

Achei muito válido a sua resposta e condiz com uma das hipóteses que eu achava.

 

Quando você cita:

"Na parte de AdWords e anúncios no geral, vale notar que a troca de hospedagem nada influencia em métricas como o CTR%, já que essa métrica é algo totalmente ligado a campanha e ao Google, e não ao seu site, então se houve melhora aqui, não foi por conta da hospedagem."

 

Um dos fatores que compõem o leilão do Adwords é o índice de qualidade certo, e a experiencia do usuário na página de destino é uma das variáveis que que compõe o índice de qualidade, correto, e uma vez que eu consiga através do tempo de carregamento da página ocasionado pela troca de servidor melhorar essa experiencia do usuário, consequentemente tende a melhorar o índice de qualidade, que através disso pode melhorar a posição na qual o anuncios aparecem no leilão e isso proporciona de forma indireta uma CTR melhor e uma redução no custo da palavra.

 

Esse meu raciocínio tem lógica?

 

 

Qual o Impacto do servidor de hospedagem no desempenho das campanhas do Adwords?

Principal Colaborador

Tem bastante lógica sim Charleston, poucos entendem e visualizam dessa forma, achei um bom raciocínio.

 

Agora, o grande ponto nessa linha que você descreveu é que o Índice de Qualidade não considera posicionamento de anúncio como um fator de influência, exatamente para não dar vantagem para quem está em cima ou penalizar quem está abaixo de você.

 

Tudo é feito e analisado na posição que você está em comparação a outras pessoas que concorrem pela mesma posição, assim, o ganho indireto da velocidade na página não afeta a sua conta, pois se você subir de posição por conta de aumento no IQ, vai ser analisado com outros concorrentes que disputam o mesmo espaço e tem as mesmas chances que você.

 

É um fato que melhorando sua página de várias formas, inclusive o tempo de carregamento, você melhora o Índice de Qualidade e isso te traz os vários benefícios na campanha, mas é importante lembrar que o IQ é calculado literalmente por centenas de fatores, e o tempo de carregamento de página é apenas um fator entre esses vários. O primeiro e mais importante até onde sabemos, é O CTR% do anúncio, então se quiser melhorar o seu IQ, o primeiro passo a se testar é melhorar o seu anúncio de alguma forma.


Espero que ajude.

Abraços,
_

 

 

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.