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ROI Como Medir

Top Contributor Alumni

Pessoal por favor

 

Como eu calculo o ROI de uma campanha Adwords?

Vcs poderiam me colocar aqui um exemplo na prática por favor.

 

Obrigada

 

Jane

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
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3 SOLUÇÕES ACEITAS

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Renan Baret (Principal Colaborador)
Setembro 2015

Existe a Fórmula mais simples que é assim: ROI = L / AW...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Existe a Fórmula mais simples que é assim:

 

ROI = L / AW

 

onde

L = Lucro

AW = Custo AdWords

 

Mas como engenheiro adora fórmulas, eu desenvolvi uma, que acredito ser a mais correta para o AdWords - própria para clientes com operações transacionais, por exemplo um site de comércio eletrônico:

 

ROI = C.(1+F).(1+T).V.MC / AW

 

Onde:

C = Número de conversões (1 por clique) no período

F = Taxa de conversões offline - Quantas transações são realizadas por telefone (offline), para cada conversão online de acord com o Histórico..

T = Taxa de retorno do usuário - Número de transações médias, que o usuário faz após a primeira compra nos próximos 2 anos, com base no histórico (não inclui a primeira compra)

V = Taxa de venda efetiva: Divisão do número de Vendas efetivas pelo número de Transações  em média (pois ocorrem, compras estornadas, boletos não pago, etc)

MC = Margem de Contribuição por transação 

AW = Custo AdWords total no período, incluindo fee da Agência

 

Onde MC é Calculado assim:

 

MC = TM - ( CV + DV )

 

MC = Margem de contribuição;
TM = Ticket Médio
CV = Custo variável por transação
DV = Despesa variável por transação

 

- Observe que você não leva em conta custos fixos no cálculo.

 - Você não pode levar em conta conversões de campanha instituicional no AdWords, ou seja quando o usuário pesquisa pelo nome da loja ou marca própria.

 - Você faz os cálculos por transação e não por produto vendido.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Exibir solução no post original

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Gravity (Principal Colaborador)
Setembro 2015

Nossa, tá completíssima essa fórmula Gravity, é bom ter u...

Principal Colaborador

Nossa, tá completíssima essa fórmula Gravity, é bom ter uma cabeça engenheira por aqui haha. Fazemos um modelo parecido aqui, mas mais fragmentado.

 

Jane, o conceito de ROI é este mesmo, o total de lucro que tem com as vendas vindas pelos links patrocinados dividido pelo que você investe no Adwords. O valor vai ser o índice de retorno sobre o investimento.

 

Fazendo o exemplo mais simples: digamos que você teve um lucro no mês de R$1200 com vendas pelo Adwords e investiu R$1000 na ferramenta no mesmo período. Logo divide o Lucro pelo Investimento (1200/1000) e tem um ROI de 1,2. Isso quer dizer que todo o investimento que fez resultou em 20% mais.

 

Com o tempo você vai vedo a necessidade de valores mais precisos, aí passa a considerar a fórmula completa do Gravity acima.

 

Qualquer dúvida avise.

Abraços

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Exibir solução no post original

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Jane-Audrei
Setembro 2015

Pessoal    Muito obrigada pelas postagens eu vou estudar...

Top Contributor Alumni

Pessoal 

 

Muito obrigada pelas postagens eu vou estudar isso, pois ainda é novo para mim.

 

Valeu!!

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
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Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Renan Baret (Principal Colaborador)
Setembro 2015

Existe a Fórmula mais simples que é assim: ROI = L / AW...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Existe a Fórmula mais simples que é assim:

 

ROI = L / AW

 

onde

L = Lucro

AW = Custo AdWords

 

Mas como engenheiro adora fórmulas, eu desenvolvi uma, que acredito ser a mais correta para o AdWords - própria para clientes com operações transacionais, por exemplo um site de comércio eletrônico:

 

ROI = C.(1+F).(1+T).V.MC / AW

 

Onde:

C = Número de conversões (1 por clique) no período

F = Taxa de conversões offline - Quantas transações são realizadas por telefone (offline), para cada conversão online de acord com o Histórico..

T = Taxa de retorno do usuário - Número de transações médias, que o usuário faz após a primeira compra nos próximos 2 anos, com base no histórico (não inclui a primeira compra)

V = Taxa de venda efetiva: Divisão do número de Vendas efetivas pelo número de Transações  em média (pois ocorrem, compras estornadas, boletos não pago, etc)

MC = Margem de Contribuição por transação 

AW = Custo AdWords total no período, incluindo fee da Agência

 

Onde MC é Calculado assim:

 

MC = TM - ( CV + DV )

 

MC = Margem de contribuição;
TM = Ticket Médio
CV = Custo variável por transação
DV = Despesa variável por transação

 

- Observe que você não leva em conta custos fixos no cálculo.

 - Você não pode levar em conta conversões de campanha instituicional no AdWords, ou seja quando o usuário pesquisa pelo nome da loja ou marca própria.

 - Você faz os cálculos por transação e não por produto vendido.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por Gravity (Principal Colaborador)
Setembro 2015

Nossa, tá completíssima essa fórmula Gravity, é bom ter u...

Principal Colaborador

Nossa, tá completíssima essa fórmula Gravity, é bom ter uma cabeça engenheira por aqui haha. Fazemos um modelo parecido aqui, mas mais fragmentado.

 

Jane, o conceito de ROI é este mesmo, o total de lucro que tem com as vendas vindas pelos links patrocinados dividido pelo que você investe no Adwords. O valor vai ser o índice de retorno sobre o investimento.

 

Fazendo o exemplo mais simples: digamos que você teve um lucro no mês de R$1200 com vendas pelo Adwords e investiu R$1000 na ferramenta no mesmo período. Logo divide o Lucro pelo Investimento (1200/1000) e tem um ROI de 1,2. Isso quer dizer que todo o investimento que fez resultou em 20% mais.

 

Com o tempo você vai vedo a necessidade de valores mais precisos, aí passa a considerar a fórmula completa do Gravity acima.

 

Qualquer dúvida avise.

Abraços

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Isso que é fórmula, hein Gravity?

Antigo Principal Colaborador

Isso que é fórmula, hein Gravity?


Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

é Bruno, rs Ela assusta, por ser grande, mas é fácil de c...

Principal Colaborador
é Bruno, rs

Ela assusta, por ser grande, mas é fácil de calcular.

Lembrando um ponto importante: O ROI que eu apresentei é o ROI isolado, que leva em conta o Lucro e não o faturamento.

Existem outros métodos de se calcular o ROI, usando o faturamento (ignorando lucro e margens), porém creio que o ROI isolado que levra o lucro em consideração é um pouco mais difícil de calcular, porém o resultado é bem mais útil.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Olá Gravity,   Simplesmente genial.   O meu problema com...

Principal Colaborador

Olá Gravity,

 

Simplesmente genial.

 

O meu problema com essa formúla, é actualmente aqui ser dificil obter os dados offline, logo não iria ser 100% correcta, mas é sem dúvida muito completa. Parabéns e obrigado por compartilhar.

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Gravity, Henrique e os outros, eu acho fácil vender quand...

Graduado ✭ ✭ ✭
Gravity, Henrique e os outros, eu acho fácil vender quando eu digo ao cliente quanto ele ganhou por cada 1,00 investido. Usando o exemplo do Henrique. o cliente ganhou 0,20 para cada 1,00 investido. Geralmente pra clientes mais...conservadores, saber que o dinheiro dele rendeu 20% é o mesmo que entregar a chave de uma loja de brinquedos a uma criança na véspera de natal.

ROI (retorno do investimento)

Calouro ✭ ✭
ROI (retorno do investimento)

Lucro obtido com seus anúncios em relação ao quanto você gastou com eles. O retorno do investimento (conhecido como ROI) mede a relação entre seu lucro e seus custos de publicidade.

  • O ROI geralmente é a métrica mais importante para os anunciantes, pois ela mostra o efeito real do uso do Google AdWords para sua empresa. Embora seja útil saber o número de cliques e impressões que você obtém, é ainda melhor saber como seus anúncios contribuem para o sucesso da empresa.
  • Para ajudar a medir seu ROI do Google AdWords, será necessário acompanhar asconversões, ou seja, as ações que você deseja que os clientes realizem em seu website após clicar no anúncio, como uma compra, uma inscrição ou um download. Experimente usar o acompanhamento de conversões ou o Google Analytics, ferramentas gratuitas para ajudar você a acompanhar as conversões em sua conta.
  • Veja como calcular o ROI estimado de sua campanha: subtraia seus custos de publicidade do valor da receita resultante de seus anúncios, em seguia, divida o valor pelos custos de publicidade totais.
    (Receita - Custo) / Custo = ROI

    fonte: http://goo.gl/NH1Tb

ROI - Caso real. Já passei por isso.

Calouro ✭ ✭

(...) No bolso do cliente foi ótimo.

Resultado de 9 dias. Sucesso.

 

Campanha: CTR 5,61% | CPC médio: R$0,22 | custo total R$150,75
Vendas: 5 máquinas de solda portátil
899,00 x 5 = 4.495
150,75 ÷ 4495,00 = 3.3%

 

29,6 reais gasto para vender cada máquina de solda.

2 vendas diretas pelo site e mais 3 os clientes vieram buscar na loja depois de pesquisar no google.

Abraço,
Dito Passos

 

(...)

Você dividiu 150,75 / 4495,00 imagino que pensando em chegar no ROI. Mas na verdade a conta de ROI
é o contrário. É a sua receita dividida pelo seu investimento, o que te dá um ROI Bruto de R$29,81.
Ou seja, pra cada R$1 que o cliente investiu, você fez R$29,81! O que é um ROI bem bacana e um
número muito mais legal de por numa apresentação do que aquele 3,3% que você colocou ali Smiley feliz


Uma outra forma de calcular o ROI é fazendo: RECEITA - INVESTIMENTO / INVESTIMENTO
Assim você chega no ROI líquido, que eu considero até mais real e bonito de mostrar no cliente,
porque assim você não considera como lucro o que ele investiu.


É essa forma que o Google informa no help deles, inclusive:
http://goo.gl/NH1Tb


Usando esse cálculo, você teve um ROI de 2.881%!
Foi show de bola, e vai aí minha dica pra ser ainda mais legal: Instalar o código de conversão no
carrinho de compras. Assim os próximos testes vão ser ainda mais bacanas avaliando custos e taxas
de conversões Piscadela do Smiley


Mais uma vez, parabéns.

Abs,
Filipe Reis

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Jane-Audrei
Setembro 2015

Pessoal    Muito obrigada pelas postagens eu vou estudar...

Top Contributor Alumni

Pessoal 

 

Muito obrigada pelas postagens eu vou estudar isso, pois ainda é novo para mim.

 

Valeu!!

Um abraço,
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